Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA: A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NAS PRÁTICAS DE ENSINO DE CIÊNCIAS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A Educação das Relações Étnico-Raciais é fundamental para a promoção de uma escola comprometida com a valorização da diversidade e o enfrentamento ao racismo estrutural. Na área das Ciências da Natureza, essa reflexão requer a problematização das práticas e discursos que historicamente silenciaram e marginalizaram os saberes de povos negros, indígenas e quilombolas, bem como o combate às heranças do racismo científico que perpassam os dias atuais. Neste contexto, esta pesquisa do tipo qualitativa (Yin, 2006), foi desenvolvida com licenciandos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), na disciplina de Práticas Pedagógicas durante o semestre de 2024.2. A proposta consistiu no planejamento e execução de intervenções pedagógicas dos licenciandos nas turmas do Ensino Fundamental e Médio, voltadas à integração da Educação das Relações Étnico-Raciais aos conteúdos das Ciências da Natureza. As ações foram fundamentadas em documentos legais e políticos, como a Lei 10.639/2003 e o Protocolo Antirracista do Estado de Alagoas, além das discussões teóricas sobre racismo científico e estrutural realizadas ao longo da disciplina. As intervenções valorizaram os saberes cotidianos das comunidades quilombolas e indígenas, promovendo o diálogo entre ciência e saberes historicamente produzidos. As estratégias metodológicas incluíram rodas de conversa, oficinas, metodologias ativas como gamificação, análise crítica de filmes, materiais didáticos e produção de atividades que estimulassem a criticidade dos estudantes envolvidos. Os resultados evidenciaram que as ações contribuíram significativamente para a reflexão dos licenciandos sobre práticas pedagógicas antirracistas e para a construção de um ensino mais igualitário, contextualizado e respeitoso das identidades étnico-raciais dos estudantes da educação básica. A experiência demonstrou a importância de inserir a temática étnico-racial na formação inicial de professores de Ciências, fortalecendo o compromisso social da docência e promovendo uma educação que reconhece e valoriza a diversidade dos saberes presentes nos territórios e comunidades.

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