Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TRILHA ALFABETIZADORA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE BOA VISTA, RORAIMA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este relato de experiência refere-se a um projeto de intervenção realizado em uma escola municipal de Boa Vista, Roraima. O objetivo geral foi promover a leitura e a escrita, de forma lúdica, sendo desenvolvido entre 06 e 17 de junho de 2024, nos turnos matutino e vespertino, junto a alunos/as de duas turmas de primeiro ano do ensino fundamental. Ambas as turmas são bem participativas, com alunos que, em geral, conseguem fazer a leitura de palavras e, até mesmo, escrever algumas. Porém, em ambas, a grande maioria apresentava dificuldades na leitura e, consequentemente, também na escrita. O projeto teve 6 etapas: 1ª) definição do tema; 2ª) elaboração do projeto; 3ª) identificação das dificuldades dos alunos; 4ª) produção da trilha alfabetizadora; 5ª) aplicação da trilha; e 6ª) sistematização dos resultados. Destacamos que, em diálogo com a professora das turmas acerca das dinâmicas da execução do projeto, decidimos produzir a trilha, denominando-a de “trilha alfabetizadora”. A chegada no final da trilha representaria que o aluno conseguiu, percorrendo-a, fazer a leitura das palavras que encontrou por ela. Ele (aluno) utilizaria de um dado para saber, a cada rodada, quantas casas deveria andar, sendo estas (amarelas) indicadas de 1 a 22 – os ímpares na cor preta e os pares na cor marrom, apenas para efeito de estética. Cada número representava uma palavra, que o aluno só saberia ao chegar a algumas das casas da trilha e ter aberto os cartões (os cartões estavam numerados com o mesmo número de casas da trilha) que estavam colados no quadro branco. Chegando ao final da trilha, o aluno era considerado um super alfabetizado – fazendo referência a um super herói, inclusive com a perspectiva de, para além de proporcionar uma atividade lúdica, dá uma percepção de conquista para os alunos por terem alcançado o objetivo traçado.

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