TRILHA ALFABETIZADORA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE BOA VISTA, RORAIMA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127716 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6491 "inscrito_id" => 333 "titulo" => "TRILHA ALFABETIZADORA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE BOA VISTA, RORAIMA" "resumo" => "Este relato de experiência refere-se a um projeto de intervenção realizado em uma escola municipal de Boa Vista, Roraima. O objetivo geral foi promover a leitura e a escrita, de forma lúdica, sendo desenvolvido entre 06 e 17 de junho de 2024, nos turnos matutino e vespertino, junto a alunos/as de duas turmas de primeiro ano do ensino fundamental. Ambas as turmas são bem participativas, com alunos que, em geral, conseguem fazer a leitura de palavras e, até mesmo, escrever algumas. Porém, em ambas, a grande maioria apresentava dificuldades na leitura e, consequentemente, também na escrita. O projeto teve 6 etapas: 1ª) definição do tema; 2ª) elaboração do projeto; 3ª) identificação das dificuldades dos alunos; 4ª) produção da trilha alfabetizadora; 5ª) aplicação da trilha; e 6ª) sistematização dos resultados. Destacamos que, em diálogo com a professora das turmas acerca das dinâmicas da execução do projeto, decidimos produzir a trilha, denominando-a de “trilha alfabetizadora”. A chegada no final da trilha representaria que o aluno conseguiu, percorrendo-a, fazer a leitura das palavras que encontrou por ela. Ele (aluno) utilizaria de um dado para saber, a cada rodada, quantas casas deveria andar, sendo estas (amarelas) indicadas de 1 a 22 – os ímpares na cor preta e os pares na cor marrom, apenas para efeito de estética. Cada número representava uma palavra, que o aluno só saberia ao chegar a algumas das casas da trilha e ter aberto os cartões (os cartões estavam numerados com o mesmo número de casas da trilha) que estavam colados no quadro branco. Chegando ao final da trilha, o aluno era considerado um super alfabetizado – fazendo referência a um super herói, inclusive com a perspectiva de, para além de proporcionar uma atividade lúdica, dá uma percepção de conquista para os alunos por terem alcançado o objetivo traçado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID333_TB6491_10112025220052.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HUDSON DO VALE DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Hudson do Vale" "autor_email" => "hudson.oliveira@ifrr.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA (IFRR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127716 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6491 "inscrito_id" => 333 "titulo" => "TRILHA ALFABETIZADORA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE BOA VISTA, RORAIMA" "resumo" => "Este relato de experiência refere-se a um projeto de intervenção realizado em uma escola municipal de Boa Vista, Roraima. O objetivo geral foi promover a leitura e a escrita, de forma lúdica, sendo desenvolvido entre 06 e 17 de junho de 2024, nos turnos matutino e vespertino, junto a alunos/as de duas turmas de primeiro ano do ensino fundamental. Ambas as turmas são bem participativas, com alunos que, em geral, conseguem fazer a leitura de palavras e, até mesmo, escrever algumas. Porém, em ambas, a grande maioria apresentava dificuldades na leitura e, consequentemente, também na escrita. O projeto teve 6 etapas: 1ª) definição do tema; 2ª) elaboração do projeto; 3ª) identificação das dificuldades dos alunos; 4ª) produção da trilha alfabetizadora; 5ª) aplicação da trilha; e 6ª) sistematização dos resultados. Destacamos que, em diálogo com a professora das turmas acerca das dinâmicas da execução do projeto, decidimos produzir a trilha, denominando-a de “trilha alfabetizadora”. A chegada no final da trilha representaria que o aluno conseguiu, percorrendo-a, fazer a leitura das palavras que encontrou por ela. Ele (aluno) utilizaria de um dado para saber, a cada rodada, quantas casas deveria andar, sendo estas (amarelas) indicadas de 1 a 22 – os ímpares na cor preta e os pares na cor marrom, apenas para efeito de estética. Cada número representava uma palavra, que o aluno só saberia ao chegar a algumas das casas da trilha e ter aberto os cartões (os cartões estavam numerados com o mesmo número de casas da trilha) que estavam colados no quadro branco. Chegando ao final da trilha, o aluno era considerado um super alfabetizado – fazendo referência a um super herói, inclusive com a perspectiva de, para além de proporcionar uma atividade lúdica, dá uma percepção de conquista para os alunos por terem alcançado o objetivo traçado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID333_TB6491_10112025220052.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HUDSON DO VALE DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Hudson do Vale" "autor_email" => "hudson.oliveira@ifrr.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA (IFRR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }