MERGULHANDO FUNDO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E DA CULTURA OCEÂNICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127720 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6499 "inscrito_id" => 12665 "titulo" => "MERGULHANDO FUNDO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E DA CULTURA OCEÂNICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "A Alfabetização Científica é fundamental para formar cidadãos críticos e participativos, capazes de tomar decisões sobre temas relacionados à Ciência, Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente (Mori; Marques, 2020). Isso se conecta com a Cultura Oceânica, que busca desenvolver cidadãos conscientes e informados para a conservação do Oceano (Pazoto, Duarte e Silva, 2021). A escola, ao integrar a Cultura Oceânica ao currículo, pode, por meio de atividades práticas e transdisciplinares, aproximar os estudantes das questões socioambientais ligadas ao Oceano. O estudo propõe analisar os indicadores de Alfabetização Científica (Sasseron, 2008) em uma Sequência Didática baseada na Cultura Oceânica, aplicada a alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental. A pesquisa configura-se como um estudo de caso de abordagem qualitativa, realizado na Escola Estadual Padre Cabral, localizada no bairro Fernão Velho, em Maceió-AL, com estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados a partir dos diálogos dos estudantes gravados em sala de aula, como também em atividades produzidas ao longo da sequência didática, como charges e desenhos com perguntas. Os resultados evidenciaram a predominância do indicador “organização de informações”, embora também tenham sido identificados outros, como “raciocínio lógico” e “proporcional”, “seriação” e “classificação de informações”, “levantamento de hipóteses”, “justificativas”, “previsão” e “explicação”. Em relação aos princípios da Cultura Oceânica, os mais conhecidos foram os princípios 5 e 6, como previsto, mas também houve manifestações relacionadas aos princípios 3, 4 e 7. Esse estudo demonstra que a aplicação de uma Sequência Didática pode ser uma ferramenta importante para incentivar o processo de alfabetização científica, assim como mostrou-se capaz de sensibilizar os estudantes por meio da promoção da Cultura Oceânica, tornando-os mais empoderados e capazes de entender, valorizar e se importar com o Oceano de forma a querer protegê-lo, restaurá-lo e garantir uma relação saudável com o Oceano." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12665_TB6499_30102025224901.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KALYNNE MAIRA GUEDES LIMA" "autor_nome_curto" => "KALYNNE GUEDES" "autor_email" => "guedeskalynne@gmail.com" "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL (PUCRS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127720 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6499 "inscrito_id" => 12665 "titulo" => "MERGULHANDO FUNDO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E DA CULTURA OCEÂNICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "A Alfabetização Científica é fundamental para formar cidadãos críticos e participativos, capazes de tomar decisões sobre temas relacionados à Ciência, Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente (Mori; Marques, 2020). Isso se conecta com a Cultura Oceânica, que busca desenvolver cidadãos conscientes e informados para a conservação do Oceano (Pazoto, Duarte e Silva, 2021). A escola, ao integrar a Cultura Oceânica ao currículo, pode, por meio de atividades práticas e transdisciplinares, aproximar os estudantes das questões socioambientais ligadas ao Oceano. O estudo propõe analisar os indicadores de Alfabetização Científica (Sasseron, 2008) em uma Sequência Didática baseada na Cultura Oceânica, aplicada a alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental. A pesquisa configura-se como um estudo de caso de abordagem qualitativa, realizado na Escola Estadual Padre Cabral, localizada no bairro Fernão Velho, em Maceió-AL, com estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados a partir dos diálogos dos estudantes gravados em sala de aula, como também em atividades produzidas ao longo da sequência didática, como charges e desenhos com perguntas. Os resultados evidenciaram a predominância do indicador “organização de informações”, embora também tenham sido identificados outros, como “raciocínio lógico” e “proporcional”, “seriação” e “classificação de informações”, “levantamento de hipóteses”, “justificativas”, “previsão” e “explicação”. Em relação aos princípios da Cultura Oceânica, os mais conhecidos foram os princípios 5 e 6, como previsto, mas também houve manifestações relacionadas aos princípios 3, 4 e 7. Esse estudo demonstra que a aplicação de uma Sequência Didática pode ser uma ferramenta importante para incentivar o processo de alfabetização científica, assim como mostrou-se capaz de sensibilizar os estudantes por meio da promoção da Cultura Oceânica, tornando-os mais empoderados e capazes de entender, valorizar e se importar com o Oceano de forma a querer protegê-lo, restaurá-lo e garantir uma relação saudável com o Oceano." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12665_TB6499_30102025224901.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KALYNNE MAIRA GUEDES LIMA" "autor_nome_curto" => "KALYNNE GUEDES" "autor_email" => "guedeskalynne@gmail.com" "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL (PUCRS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }