Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MERGULHANDO FUNDO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E DA CULTURA OCEÂNICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 14 - Educação Ambiental
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127720
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6499
    "inscrito_id" => 12665
    "titulo" => "MERGULHANDO FUNDO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E DA CULTURA OCEÂNICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "A Alfabetização Científica é fundamental para formar cidadãos críticos e participativos, capazes de tomar decisões sobre temas relacionados à Ciência, Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente (Mori; Marques, 2020). Isso se conecta com a Cultura Oceânica, que busca desenvolver cidadãos conscientes e informados para a conservação do Oceano (Pazoto, Duarte e Silva, 2021). A escola, ao integrar a Cultura Oceânica ao currículo, pode, por meio de atividades práticas e transdisciplinares, aproximar os estudantes das questões socioambientais ligadas ao Oceano. O estudo propõe analisar os indicadores de Alfabetização Científica (Sasseron, 2008) em uma Sequência Didática baseada na Cultura Oceânica, aplicada a alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental. A pesquisa configura-se como um estudo de caso de abordagem qualitativa, realizado na Escola Estadual Padre Cabral, localizada no bairro Fernão Velho, em Maceió-AL, com estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados a partir dos diálogos dos estudantes gravados em sala de aula, como também em atividades produzidas ao longo da sequência didática, como charges e desenhos com perguntas. Os resultados evidenciaram a predominância do indicador “organização de informações”, embora também tenham sido identificados outros, como “raciocínio lógico” e “proporcional”, “seriação” e “classificação de informações”, “levantamento de hipóteses”, “justificativas”, “previsão” e “explicação”. Em relação aos princípios da Cultura Oceânica, os mais conhecidos foram os princípios 5 e 6, como previsto, mas também houve manifestações relacionadas aos princípios 3, 4 e 7. Esse estudo demonstra que a aplicação de uma Sequência Didática pode ser uma ferramenta importante para incentivar o processo de alfabetização científica, assim como mostrou-se capaz de sensibilizar os estudantes por meio da promoção da Cultura Oceânica, tornando-os mais empoderados e capazes de entender, valorizar e se importar com o Oceano de forma a querer protegê-lo, restaurá-lo e garantir uma relação saudável com o Oceano."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12665_TB6499_30102025224901.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KALYNNE MAIRA GUEDES LIMA"
    "autor_nome_curto" => "KALYNNE GUEDES"
    "autor_email" => "guedeskalynne@gmail.com"
    "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL (PUCRS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127720
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6499
    "inscrito_id" => 12665
    "titulo" => "MERGULHANDO FUNDO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E DA CULTURA OCEÂNICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "A Alfabetização Científica é fundamental para formar cidadãos críticos e participativos, capazes de tomar decisões sobre temas relacionados à Ciência, Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente (Mori; Marques, 2020). Isso se conecta com a Cultura Oceânica, que busca desenvolver cidadãos conscientes e informados para a conservação do Oceano (Pazoto, Duarte e Silva, 2021). A escola, ao integrar a Cultura Oceânica ao currículo, pode, por meio de atividades práticas e transdisciplinares, aproximar os estudantes das questões socioambientais ligadas ao Oceano. O estudo propõe analisar os indicadores de Alfabetização Científica (Sasseron, 2008) em uma Sequência Didática baseada na Cultura Oceânica, aplicada a alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental. A pesquisa configura-se como um estudo de caso de abordagem qualitativa, realizado na Escola Estadual Padre Cabral, localizada no bairro Fernão Velho, em Maceió-AL, com estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados a partir dos diálogos dos estudantes gravados em sala de aula, como também em atividades produzidas ao longo da sequência didática, como charges e desenhos com perguntas. Os resultados evidenciaram a predominância do indicador “organização de informações”, embora também tenham sido identificados outros, como “raciocínio lógico” e “proporcional”, “seriação” e “classificação de informações”, “levantamento de hipóteses”, “justificativas”, “previsão” e “explicação”. Em relação aos princípios da Cultura Oceânica, os mais conhecidos foram os princípios 5 e 6, como previsto, mas também houve manifestações relacionadas aos princípios 3, 4 e 7. Esse estudo demonstra que a aplicação de uma Sequência Didática pode ser uma ferramenta importante para incentivar o processo de alfabetização científica, assim como mostrou-se capaz de sensibilizar os estudantes por meio da promoção da Cultura Oceânica, tornando-os mais empoderados e capazes de entender, valorizar e se importar com o Oceano de forma a querer protegê-lo, restaurá-lo e garantir uma relação saudável com o Oceano."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12665_TB6499_30102025224901.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KALYNNE MAIRA GUEDES LIMA"
    "autor_nome_curto" => "KALYNNE GUEDES"
    "autor_email" => "guedeskalynne@gmail.com"
    "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL (PUCRS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A Alfabetização Científica é fundamental para formar cidadãos críticos e participativos, capazes de tomar decisões sobre temas relacionados à Ciência, Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente (Mori; Marques, 2020). Isso se conecta com a Cultura Oceânica, que busca desenvolver cidadãos conscientes e informados para a conservação do Oceano (Pazoto, Duarte e Silva, 2021). A escola, ao integrar a Cultura Oceânica ao currículo, pode, por meio de atividades práticas e transdisciplinares, aproximar os estudantes das questões socioambientais ligadas ao Oceano. O estudo propõe analisar os indicadores de Alfabetização Científica (Sasseron, 2008) em uma Sequência Didática baseada na Cultura Oceânica, aplicada a alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental. A pesquisa configura-se como um estudo de caso de abordagem qualitativa, realizado na Escola Estadual Padre Cabral, localizada no bairro Fernão Velho, em Maceió-AL, com estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados a partir dos diálogos dos estudantes gravados em sala de aula, como também em atividades produzidas ao longo da sequência didática, como charges e desenhos com perguntas. Os resultados evidenciaram a predominância do indicador “organização de informações”, embora também tenham sido identificados outros, como “raciocínio lógico” e “proporcional”, “seriação” e “classificação de informações”, “levantamento de hipóteses”, “justificativas”, “previsão” e “explicação”. Em relação aos princípios da Cultura Oceânica, os mais conhecidos foram os princípios 5 e 6, como previsto, mas também houve manifestações relacionadas aos princípios 3, 4 e 7. Esse estudo demonstra que a aplicação de uma Sequência Didática pode ser uma ferramenta importante para incentivar o processo de alfabetização científica, assim como mostrou-se capaz de sensibilizar os estudantes por meio da promoção da Cultura Oceânica, tornando-os mais empoderados e capazes de entender, valorizar e se importar com o Oceano de forma a querer protegê-lo, restaurá-lo e garantir uma relação saudável com o Oceano.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.