Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MITO OU VERDADE? UM MERGULHO LÚDICO NA CONSERVAÇÃO DOS TUBARÕES

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A representação dos tubarões na mídia, majoritariamente negativa, tem contribuído para a perpetuação de estigmas e a construção de uma imagem temerosa e distorcida desses animais. Nesse contexto, a educação ambiental configura-se como uma estratégia pedagógica fundamental para fomentar a conscientização crítica e a conservação da biodiversidade. O trabalho teve como objetivo realizar atividade educativa utilizando jogo como ferramenta didático-pedagógica voltada à desconstrução da imagem negativa dos tubarões entre estudantes da 6ª série do ensino fundamental em escolas da rede pública de Mossoró/RN. A metodologia foi baseada na aplicação do Game based learning (GBL). Inicialmente, foi realizada sondagem diagnóstica da percepção dos alunos, cujas respostas evidenciaram visão amplamente negativa, com termos como "ameaçador", "perigoso", "mordida" e "desespero". A atividade desenvolveu-se em duas etapas: a primeira consistiu em aula expositiva com abordagem acessível sobre aspectos ecológicos, morfológicos e fisiológicos dos tubarões, ancorada na cartilha ilustrada “Conhecendo o rei dos mares”. A segunda etapa envolveu a aplicação do jogo “Mito ou Verdade”, no qual os estudantes, em duplas, classificavam afirmações sobre os tubarões como verdadeiras ou falsas. Para avaliar a efetividade da metodologia, utilizou-se a escala de Likert, que avalia três habilidades em duplas: H1–Retenção da atenção, H2-Domínio das regras e H3-Interesse no assunto. Todas as duplas obtiveram pontuação máxima em H1 e H2, além de 80% de pontuação máxima em H3, revelando elevado engajamento, compreensão das dinâmicas do jogo e alto grau de interesse pelo conteúdo. Posteriormente, a sondagem diagnóstica foi reaplicada e observou-se mudança significativa nas percepções dos estudantes, que passaram a utilizar termos positivos para descrever os tubarões, sinalizando uma efetiva ressignificação do tema abordado. Conclui-se, portanto, que os jogos educativos, aliados a materiais didáticos ilustrativos, configuram-se instrumentos potentes na promoção da educação ambiental, favorecendo o pensamento crítico e a sensibilização para a conservação marinha.

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