PSICOLOGIA ESCOLAR: PROJETO DE PREVENÇÃO E COMBATE AO BULLYING DENTRO DA ESCOLA LITERATO EM SERRA TALHADA – PE.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127727 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6511 "inscrito_id" => 14681 "titulo" => "PSICOLOGIA ESCOLAR: PROJETO DE PREVENÇÃO E COMBATE AO BULLYING DENTRO DA ESCOLA LITERATO EM SERRA TALHADA – PE." "resumo" => "O presente projeto tem o objetivo promover um ambiente escolar com educação positiva e inclusiva, proporcionando um espaço de aprendizado e de amadurecimento. Os alunos precisam, desde cedo, aprender os grandes impactos que alguns comportamentos causam na vida do outro, os efeitos sobre isso na aprendizagem e as formas de combater o problema. A prática do projeto ocorreu dentro da psicologia escolar através do setor multidisciplinar da Escola Literato no ano de 2024, em virtude de promover uma educação antirracista, empática e inclusiva, buscando criar um ambiente de desenvolvimento e bem-estar para todos os estudantes e colaboradores da instituição de ensino. Apresentou-se o projeto em março trabalhando a psicoeducação sobre o tema, utilização de questionários, recursos visuais como: cartazes, folders, mídia digital para orientação a família. Para equipe de professores houve orientação temática, estudos de casos, construção de estratégias didáticas que contemplou a desconstrução de crenças, comportamentos e falas que pudessem promover nos discentes algum tipo de sofrimento, favorecendo assim o fortalecer de um ambiente saudável e evolutivo. Toda a vivência se deu até junho do ano em curso, retornando as ações após período de férias, com ações de oficinas em grupo, reuniões com familiares, acolhimentos individuais de alunos e pais. O tema foi concluído com devolutiva de análise dos resultados onde observou-se uma evolução significativa da redução dos comportamentos inadequados dentro da escola, a melhoria dos vínculos afetivos, respeito mútuo e avanço na aprendizagem discente. Destaca-se também a nova postura docente, onde que os mesmos em comportamento empático enxergaram o seu papel para além do pedagógico, com evolução pessoal e profissional. A OMS define saúde como bem estar biopsicosocial, ampliando o nosso olhar sobre ver o sujeito em todos os seus aspectos. O projeto continua em curso no ano 2025." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14681_TB6511_27102025230625.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RANIELLY DE LIMA PEREIRA LACERDA" "autor_nome_curto" => "RANIELLY" "autor_email" => "rany8740@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE SERRA TALHADA (FACISST)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127727 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6511 "inscrito_id" => 14681 "titulo" => "PSICOLOGIA ESCOLAR: PROJETO DE PREVENÇÃO E COMBATE AO BULLYING DENTRO DA ESCOLA LITERATO EM SERRA TALHADA – PE." "resumo" => "O presente projeto tem o objetivo promover um ambiente escolar com educação positiva e inclusiva, proporcionando um espaço de aprendizado e de amadurecimento. Os alunos precisam, desde cedo, aprender os grandes impactos que alguns comportamentos causam na vida do outro, os efeitos sobre isso na aprendizagem e as formas de combater o problema. A prática do projeto ocorreu dentro da psicologia escolar através do setor multidisciplinar da Escola Literato no ano de 2024, em virtude de promover uma educação antirracista, empática e inclusiva, buscando criar um ambiente de desenvolvimento e bem-estar para todos os estudantes e colaboradores da instituição de ensino. Apresentou-se o projeto em março trabalhando a psicoeducação sobre o tema, utilização de questionários, recursos visuais como: cartazes, folders, mídia digital para orientação a família. Para equipe de professores houve orientação temática, estudos de casos, construção de estratégias didáticas que contemplou a desconstrução de crenças, comportamentos e falas que pudessem promover nos discentes algum tipo de sofrimento, favorecendo assim o fortalecer de um ambiente saudável e evolutivo. Toda a vivência se deu até junho do ano em curso, retornando as ações após período de férias, com ações de oficinas em grupo, reuniões com familiares, acolhimentos individuais de alunos e pais. O tema foi concluído com devolutiva de análise dos resultados onde observou-se uma evolução significativa da redução dos comportamentos inadequados dentro da escola, a melhoria dos vínculos afetivos, respeito mútuo e avanço na aprendizagem discente. Destaca-se também a nova postura docente, onde que os mesmos em comportamento empático enxergaram o seu papel para além do pedagógico, com evolução pessoal e profissional. A OMS define saúde como bem estar biopsicosocial, ampliando o nosso olhar sobre ver o sujeito em todos os seus aspectos. O projeto continua em curso no ano 2025." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14681_TB6511_27102025230625.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RANIELLY DE LIMA PEREIRA LACERDA" "autor_nome_curto" => "RANIELLY" "autor_email" => "rany8740@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE SERRA TALHADA (FACISST)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }