Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PSICOLOGIA ESCOLAR: PROJETO DE PREVENÇÃO E COMBATE AO BULLYING DENTRO DA ESCOLA LITERATO EM SERRA TALHADA – PE.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente projeto tem o objetivo promover um ambiente escolar com educação positiva e inclusiva, proporcionando um espaço de aprendizado e de amadurecimento. Os alunos precisam, desde cedo, aprender os grandes impactos que alguns comportamentos causam na vida do outro, os efeitos sobre isso na aprendizagem e as formas de combater o problema. A prática do projeto ocorreu dentro da psicologia escolar através do setor multidisciplinar da Escola Literato no ano de 2024, em virtude de promover uma educação antirracista, empática e inclusiva, buscando criar um ambiente de desenvolvimento e bem-estar para todos os estudantes e colaboradores da instituição de ensino. Apresentou-se o projeto em março trabalhando a psicoeducação sobre o tema, utilização de questionários, recursos visuais como: cartazes, folders, mídia digital para orientação a família. Para equipe de professores houve orientação temática, estudos de casos, construção de estratégias didáticas que contemplou a desconstrução de crenças, comportamentos e falas que pudessem promover nos discentes algum tipo de sofrimento, favorecendo assim o fortalecer de um ambiente saudável e evolutivo. Toda a vivência se deu até junho do ano em curso, retornando as ações após período de férias, com ações de oficinas em grupo, reuniões com familiares, acolhimentos individuais de alunos e pais. O tema foi concluído com devolutiva de análise dos resultados onde observou-se uma evolução significativa da redução dos comportamentos inadequados dentro da escola, a melhoria dos vínculos afetivos, respeito mútuo e avanço na aprendizagem discente. Destaca-se também a nova postura docente, onde que os mesmos em comportamento empático enxergaram o seu papel para além do pedagógico, com evolução pessoal e profissional. A OMS define saúde como bem estar biopsicosocial, ampliando o nosso olhar sobre ver o sujeito em todos os seus aspectos. O projeto continua em curso no ano 2025.

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