FORMAÇÃO DOCENTE E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA: UM ESTUDO DE CASO NA VISÃO DOS DOCENTES DAS ESCOLAS QUE OFERTAM EPT EM TEMPO INTEGRAL NA 6ª DIREC
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127730 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6516 "inscrito_id" => 10997 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA: UM ESTUDO DE CASO NA VISÃO DOS DOCENTES DAS ESCOLAS QUE OFERTAM EPT EM TEMPO INTEGRAL NA 6ª DIREC" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a prática pedagógica dos professores de Língua Portuguesa na Educação Profissional Tecnológica (EPT), com foco nas escolas de tempo integral vinculadas à 6ª DIREC, em Macau-RN. A pesquisa parte da seguinte questão norteadora: de que forma a formação continuada impacta o ensino de Língua Portuguesa na EPT? A investigação analisa como os docentes incorporam as diretrizes da EPT, os desafios enfrentados e as estratégias utilizadas para oferecer um ensino de qualidade. Nesse contexto, busca-se identificar lacunas na formação docente e propor caminhos para seu aprimoramento, considerando as exigências do mundo do trabalho e suas implicações na estrutura curricular da EPT. A pesquisa foi realizada em duas escolas da 6ª DIREC e adotou uma abordagem qualitativa e quantitativa. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário online, direcionado aos professores de Língua Portuguesa, visando compreender suas percepções sobre a prática pedagógica e o papel da formação continuada. Os resultados evidenciam a importância de investir em processos formativos que fortaleçam a atuação dos professores de LP na EPT, promovendo maior segurança, inovação e dinamismo em sala de aula. Em busca de alternativas para fundamentar a discussão, optamos pelas bases teóricas advindas dos estudos de: Bakhtin (1975), Ciavatta (2005), Da Silva (2024), Dos Santos (2016), Dos Santos e Marchesan (2017), De Oliveira Mendonça e Ferrete (2022), Delors (2003), Freire (1996), Frigotto (2005), Libâneo (2013), Nóvoa (1995, 2000, 2009), Oliveira (2011), Saúl e Rodrigues (2029), Tardif (2012), Gil (2008), Kuenzer (2000), Lakatos (2017), Mattar (2021), Moura (2014), Veiga (2008), que discutem a prática docente, a formação de professores e os fundamentos da educação profissional. Conclui-se que é fundamental um olhar mais atento às demandas da formação continuada, como elemento essencial para a qualificação do ensino de Língua Portuguesa na EPT ofertada na 6ª DIREC/Macau-RN." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10997_TB6516_30102025235729.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEBER LUIZ DE SOUSA LIMA" "autor_nome_curto" => "CLEBER" "autor_email" => "cleber.1275127@educar.rn.gov.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127730 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6516 "inscrito_id" => 10997 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA: UM ESTUDO DE CASO NA VISÃO DOS DOCENTES DAS ESCOLAS QUE OFERTAM EPT EM TEMPO INTEGRAL NA 6ª DIREC" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a prática pedagógica dos professores de Língua Portuguesa na Educação Profissional Tecnológica (EPT), com foco nas escolas de tempo integral vinculadas à 6ª DIREC, em Macau-RN. A pesquisa parte da seguinte questão norteadora: de que forma a formação continuada impacta o ensino de Língua Portuguesa na EPT? A investigação analisa como os docentes incorporam as diretrizes da EPT, os desafios enfrentados e as estratégias utilizadas para oferecer um ensino de qualidade. Nesse contexto, busca-se identificar lacunas na formação docente e propor caminhos para seu aprimoramento, considerando as exigências do mundo do trabalho e suas implicações na estrutura curricular da EPT. A pesquisa foi realizada em duas escolas da 6ª DIREC e adotou uma abordagem qualitativa e quantitativa. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário online, direcionado aos professores de Língua Portuguesa, visando compreender suas percepções sobre a prática pedagógica e o papel da formação continuada. Os resultados evidenciam a importância de investir em processos formativos que fortaleçam a atuação dos professores de LP na EPT, promovendo maior segurança, inovação e dinamismo em sala de aula. Em busca de alternativas para fundamentar a discussão, optamos pelas bases teóricas advindas dos estudos de: Bakhtin (1975), Ciavatta (2005), Da Silva (2024), Dos Santos (2016), Dos Santos e Marchesan (2017), De Oliveira Mendonça e Ferrete (2022), Delors (2003), Freire (1996), Frigotto (2005), Libâneo (2013), Nóvoa (1995, 2000, 2009), Oliveira (2011), Saúl e Rodrigues (2029), Tardif (2012), Gil (2008), Kuenzer (2000), Lakatos (2017), Mattar (2021), Moura (2014), Veiga (2008), que discutem a prática docente, a formação de professores e os fundamentos da educação profissional. Conclui-se que é fundamental um olhar mais atento às demandas da formação continuada, como elemento essencial para a qualificação do ensino de Língua Portuguesa na EPT ofertada na 6ª DIREC/Macau-RN." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10997_TB6516_30102025235729.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEBER LUIZ DE SOUSA LIMA" "autor_nome_curto" => "CLEBER" "autor_email" => "cleber.1275127@educar.rn.gov.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }