Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DOCENTE E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA: UM ESTUDO DE CASO NA VISÃO DOS DOCENTES DAS ESCOLAS QUE OFERTAM EPT EM TEMPO INTEGRAL NA 6ª DIREC

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a prática pedagógica dos professores de Língua Portuguesa na Educação Profissional Tecnológica (EPT), com foco nas escolas de tempo integral vinculadas à 6ª DIREC, em Macau-RN. A pesquisa parte da seguinte questão norteadora: de que forma a formação continuada impacta o ensino de Língua Portuguesa na EPT? A investigação analisa como os docentes incorporam as diretrizes da EPT, os desafios enfrentados e as estratégias utilizadas para oferecer um ensino de qualidade. Nesse contexto, busca-se identificar lacunas na formação docente e propor caminhos para seu aprimoramento, considerando as exigências do mundo do trabalho e suas implicações na estrutura curricular da EPT. A pesquisa foi realizada em duas escolas da 6ª DIREC e adotou uma abordagem qualitativa e quantitativa. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário online, direcionado aos professores de Língua Portuguesa, visando compreender suas percepções sobre a prática pedagógica e o papel da formação continuada. Os resultados evidenciam a importância de investir em processos formativos que fortaleçam a atuação dos professores de LP na EPT, promovendo maior segurança, inovação e dinamismo em sala de aula. Em busca de alternativas para fundamentar a discussão, optamos pelas bases teóricas advindas dos estudos de: Bakhtin (1975), Ciavatta (2005), Da Silva (2024), Dos Santos (2016), Dos Santos e Marchesan (2017), De Oliveira Mendonça e Ferrete (2022), Delors (2003), Freire (1996), Frigotto (2005), Libâneo (2013), Nóvoa (1995, 2000, 2009), Oliveira (2011), Saúl e Rodrigues (2029), Tardif (2012), Gil (2008), Kuenzer (2000), Lakatos (2017), Mattar (2021), Moura (2014), Veiga (2008), que discutem a prática docente, a formação de professores e os fundamentos da educação profissional. Conclui-se que é fundamental um olhar mais atento às demandas da formação continuada, como elemento essencial para a qualificação do ensino de Língua Portuguesa na EPT ofertada na 6ª DIREC/Macau-RN.

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