PRÁTICA MULTIDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES SOBRE O DIA DA ÁRVORE A PARTIR DA MATEMÁTICA, BIOLOGIA E LÍNGUA PORTUGUESA NO IFPE - CAMPUS CARUARU
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127731 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6521 "inscrito_id" => 15089 "titulo" => "PRÁTICA MULTIDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES SOBRE O DIA DA ÁRVORE A PARTIR DA MATEMÁTICA, BIOLOGIA E LÍNGUA PORTUGUESA NO IFPE - CAMPUS CARUARU" "resumo" => "O Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro no Brasil, foi utilizado como tema para uma prática pedagógica multidisciplinar no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Campus Caruaru, envolvendo as disciplinas de Matemática, Biologia e Língua Portuguesa. O objetivo foi explorar as percepções dos estudantes do ensino médio sobre a temática ambiental, com foco nos conceitos de fractais e sua relação com grupos vegetais, como monocotiledôneas e eudicotiledôneas. A metodologia incluiu a colaboração entre os professores, registros fotográficos, uso do Padlet para coltar os registros dos estudantes para tealizar discussões, anotações em diário de bordo e o uso da ferramenta digital Mentimeter para gerar uma nuvem de palavras, destacando os aspectos mais marcantes da intervenção, como "árvore", "preservação" e "fractal". A culminância foi o plantio coletivo de uma muda de ipê no campus, o que gerou grande engajamento dos alunos. A prática demonstrou ser uma estratégia eficaz para integrar diferentes áreas do conhecimento e promover a conscientização ambiental, alinhando conteúdos de Matemática, como os fractais (Santos & Coutinho, 2021; Ramos, 2024), à Biologia (Luís et al., 2021; Da Silva Junior & Rocha Brito, 2021) e à Língua Portuguesa, com foco na análise sintática (Bechara, 2005; Cegalla, 2005; Coch, 2005). A atividade evidenciou a importância da interdisciplinaridade, podendo ser expandida para outras disciplinas do currículo do ensino médio (Miranda & Fnizzi, 2024; Setti & Vertuan, 2021)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15089_TB6521_30102025171132.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RONALD DE SANTANA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RONALD SANTANA" "autor_email" => "ronald.silva@caruaru.ifpe.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127731 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6521 "inscrito_id" => 15089 "titulo" => "PRÁTICA MULTIDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES SOBRE O DIA DA ÁRVORE A PARTIR DA MATEMÁTICA, BIOLOGIA E LÍNGUA PORTUGUESA NO IFPE - CAMPUS CARUARU" "resumo" => "O Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro no Brasil, foi utilizado como tema para uma prática pedagógica multidisciplinar no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Campus Caruaru, envolvendo as disciplinas de Matemática, Biologia e Língua Portuguesa. O objetivo foi explorar as percepções dos estudantes do ensino médio sobre a temática ambiental, com foco nos conceitos de fractais e sua relação com grupos vegetais, como monocotiledôneas e eudicotiledôneas. A metodologia incluiu a colaboração entre os professores, registros fotográficos, uso do Padlet para coltar os registros dos estudantes para tealizar discussões, anotações em diário de bordo e o uso da ferramenta digital Mentimeter para gerar uma nuvem de palavras, destacando os aspectos mais marcantes da intervenção, como "árvore", "preservação" e "fractal". A culminância foi o plantio coletivo de uma muda de ipê no campus, o que gerou grande engajamento dos alunos. A prática demonstrou ser uma estratégia eficaz para integrar diferentes áreas do conhecimento e promover a conscientização ambiental, alinhando conteúdos de Matemática, como os fractais (Santos & Coutinho, 2021; Ramos, 2024), à Biologia (Luís et al., 2021; Da Silva Junior & Rocha Brito, 2021) e à Língua Portuguesa, com foco na análise sintática (Bechara, 2005; Cegalla, 2005; Coch, 2005). A atividade evidenciou a importância da interdisciplinaridade, podendo ser expandida para outras disciplinas do currículo do ensino médio (Miranda & Fnizzi, 2024; Setti & Vertuan, 2021)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15089_TB6521_30102025171132.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RONALD DE SANTANA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RONALD SANTANA" "autor_email" => "ronald.silva@caruaru.ifpe.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }