CAMINHOS E OBSTÁCULOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS CURSOS DE LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA E ESPANHOLA NO CAMPUS DA UFPA DE ABAETETUBA-PA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127739 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6537 "inscrito_id" => 12989 "titulo" => "CAMINHOS E OBSTÁCULOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS CURSOS DE LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA E ESPANHOLA NO CAMPUS DA UFPA DE ABAETETUBA-PA" "resumo" => "Este estudo tem como objetivo analisar os desafios que afetam a formação dos discentes do curso de Licenciatura em Língua Portuguesa e Espanhola da Universidade Federal do Pará (UFPA), campus Abaetetuba. O trabalho recorta como questão o déficit observado na relação professor-turmas e nos impactos da carência docente para a organização acadêmica estudantil. Motiva a nossa questão de investigação a observação inicial de falta de professores, da sobrecarga daqueles que estão em exercício e na consequente irregularidade de oferta curricular que ocasiona atrasos na conclusão do curso. A pesquisa caracteriza-se como de abordagem quali-quantitativa, integrando a análise estatística de dados como o número de professores por curso, a quantidade de turmas e a oferta anual de disciplinas com a interpretação de aspectos qualitativos que contextualizam a organização e dinâmica dos cursos analisados. O aporte teórico concentra-se no campo da educação, fundamentando-se em especialistas em formação docente no ensino superior, na especificidade a) da influência das condições institucionais no trabalho do professor; b) da precarização da formação em contextos marcados por desigualdades; c) da formação pedagógica para além do domínio de conteúdo; e d) dos saberes construídos na prática docente (Libâneo, 2011; Candau, 2014; Tardif, 2002; Pimenta 1999). Os resultados obtidos demonstram disparidades na distribuição do corpo docente entre os cursos, o que influencia diretamente a quantidade de turmas formadas e a oferta anual de disciplinas. Esses levantamentos também evidenciam o comprometimento dos professores em manter a qualidade da formação acadêmica, mesmo diante de desafios estruturais e organizacionais. Conclui-se, pois, a urgente necessidae de investimento em recursos humanos e políticas públicas que garantam a valorização dos professores e a consolidação da formação docente nas instituições públicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12989_TB6537_30102025213312.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WEVELLYN KETHELYN PINHEIRO LOBATO" "autor_nome_curto" => "WEVELLYN" "autor_email" => "wevellynkethellyn1@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127739 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6537 "inscrito_id" => 12989 "titulo" => "CAMINHOS E OBSTÁCULOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS CURSOS DE LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA E ESPANHOLA NO CAMPUS DA UFPA DE ABAETETUBA-PA" "resumo" => "Este estudo tem como objetivo analisar os desafios que afetam a formação dos discentes do curso de Licenciatura em Língua Portuguesa e Espanhola da Universidade Federal do Pará (UFPA), campus Abaetetuba. O trabalho recorta como questão o déficit observado na relação professor-turmas e nos impactos da carência docente para a organização acadêmica estudantil. Motiva a nossa questão de investigação a observação inicial de falta de professores, da sobrecarga daqueles que estão em exercício e na consequente irregularidade de oferta curricular que ocasiona atrasos na conclusão do curso. A pesquisa caracteriza-se como de abordagem quali-quantitativa, integrando a análise estatística de dados como o número de professores por curso, a quantidade de turmas e a oferta anual de disciplinas com a interpretação de aspectos qualitativos que contextualizam a organização e dinâmica dos cursos analisados. O aporte teórico concentra-se no campo da educação, fundamentando-se em especialistas em formação docente no ensino superior, na especificidade a) da influência das condições institucionais no trabalho do professor; b) da precarização da formação em contextos marcados por desigualdades; c) da formação pedagógica para além do domínio de conteúdo; e d) dos saberes construídos na prática docente (Libâneo, 2011; Candau, 2014; Tardif, 2002; Pimenta 1999). Os resultados obtidos demonstram disparidades na distribuição do corpo docente entre os cursos, o que influencia diretamente a quantidade de turmas formadas e a oferta anual de disciplinas. Esses levantamentos também evidenciam o comprometimento dos professores em manter a qualidade da formação acadêmica, mesmo diante de desafios estruturais e organizacionais. Conclui-se, pois, a urgente necessidae de investimento em recursos humanos e políticas públicas que garantam a valorização dos professores e a consolidação da formação docente nas instituições públicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12989_TB6537_30102025213312.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WEVELLYN KETHELYN PINHEIRO LOBATO" "autor_nome_curto" => "WEVELLYN" "autor_email" => "wevellynkethellyn1@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }