Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CAMINHOS E OBSTÁCULOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS CURSOS DE LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA E ESPANHOLA NO CAMPUS DA UFPA DE ABAETETUBA-PA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar os desafios que afetam a formação dos discentes do curso de Licenciatura em Língua Portuguesa e Espanhola da Universidade Federal do Pará (UFPA), campus Abaetetuba. O trabalho recorta como questão o déficit observado na relação professor-turmas e nos impactos da carência docente para a organização acadêmica estudantil. Motiva a nossa questão de investigação a observação inicial de falta de professores, da sobrecarga daqueles que estão em exercício e na consequente irregularidade de oferta curricular que ocasiona atrasos na conclusão do curso. A pesquisa caracteriza-se como de abordagem quali-quantitativa, integrando a análise estatística de dados como o número de professores por curso, a quantidade de turmas e a oferta anual de disciplinas com a interpretação de aspectos qualitativos que contextualizam a organização e dinâmica dos cursos analisados. O aporte teórico concentra-se no campo da educação, fundamentando-se em especialistas em formação docente no ensino superior, na especificidade a) da influência das condições institucionais no trabalho do professor; b) da precarização da formação em contextos marcados por desigualdades; c) da formação pedagógica para além do domínio de conteúdo; e d) dos saberes construídos na prática docente (Libâneo, 2011; Candau, 2014; Tardif, 2002; Pimenta 1999). Os resultados obtidos demonstram disparidades na distribuição do corpo docente entre os cursos, o que influencia diretamente a quantidade de turmas formadas e a oferta anual de disciplinas. Esses levantamentos também evidenciam o comprometimento dos professores em manter a qualidade da formação acadêmica, mesmo diante de desafios estruturais e organizacionais. Conclui-se, pois, a urgente necessidae de investimento em recursos humanos e políticas públicas que garantam a valorização dos professores e a consolidação da formação docente nas instituições públicas.

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