Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

VIRANDO CARTAS, DESPERTANDO SABERES: JOGO DA MEMÓRIA COMO ESTRATÉGIA DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL SOBRE TUBARÕES

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A educação ambiental é uma ferramenta essencial para fomentar a consciência crítica e o engajamento na conservação da biodiversidade, especialmente de organismos como os tubarões, frequentemente retratados de forma negativa pela mídia. O trabalho teve como objetivo realizar atividade educativa utilizando jogo da memória como ferramenta didático-pedagógica voltada à desmistificação sobre os tubarões entre estudantes da 6ª série do ensino fundamental em escolas da rede pública de Mossoró/RN. A metodologia foi baseada na aplicação do Game based learning (GBL). A atividade teve início com uma aula expositiva com abordagem acessível sobre aspectos ecológicos, morfológicos e fisiológicos dos tubarões, ancorada na cartilha ilustrada “Conhecendo o rei dos mares”. Posteriormente, foi aplicado um jogo da memória, composto por pares de cartas contendo ilustração e uma descrição correspondente, exigindo que os alunos associassem corretamente imagem e conceito. Os trios de alunos foram incentivados a trabalhar em colaboração, estimulando a atenção, o raciocínio lógico e a fixação dos conteúdos de maneira lúdica. A avaliação da atividade foi baseada na escala de Likert que considerou quatro habilidades: H1: Colaboração, H2: Retenção da atenção, H3: Domínio das regras e H4: Interesse no assunto. Os resultados indicaram desempenho elevado nas distintas habilidades, com nota máxima em 100% dos trios em H3, 90% em H2 e 70% em H4. Em colaboração (H1), 40% dos trios atingiram nota máxima e 60% notas altas, revelando boa interação entre os participantes. Os dados demonstram que a combinação entre exposição teórica e atividade lúdica favoreceu um ambiente de aprendizagem dinâmico e participativo, contribuindo para a construção do conhecimento científico assim como o desenvolvimento de competências socioemocionais. Conclui-se que o jogo da memória, aliado à mediação docente, é uma estratégia eficaz no ensino de Ciências, no fortalecimento da educação ambiental no ensino fundamental e na conscientização sobre os tubarões.

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