VIRANDO CARTAS, DESPERTANDO SABERES: JOGO DA MEMÓRIA COMO ESTRATÉGIA DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL SOBRE TUBARÕES
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O trabalho teve como objetivo realizar atividade educativa utilizando jogo da memória como ferramenta didático-pedagógica voltada à desmistificação sobre os tubarões entre estudantes da 6ª série do ensino fundamental em escolas da rede pública de Mossoró/RN. A metodologia foi baseada na aplicação do Game based learning (GBL). A atividade teve início com uma aula expositiva com abordagem acessível sobre aspectos ecológicos, morfológicos e fisiológicos dos tubarões, ancorada na cartilha ilustrada “Conhecendo o rei dos mares”. Posteriormente, foi aplicado um jogo da memória, composto por pares de cartas contendo ilustração e uma descrição correspondente, exigindo que os alunos associassem corretamente imagem e conceito. Os trios de alunos foram incentivados a trabalhar em colaboração, estimulando a atenção, o raciocínio lógico e a fixação dos conteúdos de maneira lúdica. 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