Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

VIVERES QUE ENSINAM, INFÂNCIAS QUE TRANSFORMAM: UM ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO INFANTIL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas durante o estágio supervisionado na Educação Infantil, realizado em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) localizado na zona rural de Caruaru-PE. Através da observação e participação ativa nas rotinas escolares, foi possível aprofundar a compreensão sobre as práticas pedagógicas e o desenvolvimento infantil. O estágio proporcionou não apenas a aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos ao longo da formação, mas também a oportunidade de refletir sobre a própria atuação docente e sobre os desafios e encantos que permeiam o cotidiano escolar. Fundamentado em autores como Anete Abramowicz (2003), que critica a escolarização precoce e a perda da essência da infância, e Ostetto (2012), que destaca o estágio como uma jornada de autoconhecimento, o relato apresenta reflexões sobre o papel do educador na Educação Infantil. Também são consideradas as contribuições de Larrosa (2003), que discute como a infância é frequentemente moldada e capturada pelas práticas e instituições adultas, sendo enquadrada em padrões que limitam sua expressão autêntica. O contato direto com as crianças e com o contexto escolar revelou-se essencial para a construção de uma identidade docente sensível, crítica e comprometida com a infância em sua integralidade. A experiência do estágio, portanto, não se limitou à formação profissional, mas também provocou transformações pessoais, permitindo a ressignificação de práticas e crenças pedagógicas. Assim, ensinar na Educação Infantil mostra-se como um exercício constante de escuta, afeto e responsabilidade, reafirmando o compromisso com uma educação que respeite e valorize a infância.

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