Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IMPLEMENTAÇÃO DA SALA DE LEITURA EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE MACEIÓ/AL: TECENDO CAMINHOS PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho tem como objetivo descrever as ações de implementação da sala de leitura na Escola Municipal Gastone Lúcia de Carvalho Beltrão, localizada na parte alta de Maceió/AL, enquanto extensão dos processos de alfabetização desenvolvidos na sala de aula regular. Desde sua inauguração e uso diário, o espaço tem apresentado resultados significativos, promovendo um vínculo mais estreito entre professores e estudantes. Esse ambiente tem favorecido o desenvolvimento de múltiplas linguagens, com ênfase na oralidade e na escrita, incentivando a criatividade, a empatia e o aprimoramento das competências cognitivas e sociais. Além disso, tem contribuído para avanços mais eficazes no processo de alfabetização e letramento. A fundamentação teórica baseia-se nos estudos de Piaget (1975), Vygotsky (1920), Freire (1980), entre outros autores que refletem sobre o desenvolvimento infantil, a linguagem e os processos de alfabetização. Piaget compreende a leitura como parte de um processo ativo de construção do conhecimento, no qual a criança interpreta e assimila informações com base em seu estágio cognitivo. Vygotsky, por sua vez, destaca a leitura como uma prática social e cultural, mediada pela linguagem e pelo outro, sendo potencializada por meio da interação e da mediação pedagógica, especialmente dentro da Zona de Desenvolvimento Proximal. Já Freire enxerga a leitura como um ato político e libertador, afirmando que “ler o mundo precede a leitura da palavra”. Para ele, o processo de alfabetização deve ser dialógico e contextualizado, promovendo a consciência crítica e a participação ativa do sujeito.Os resultados obtidos com a implementação da sala de leitura evidenciam um maior engajamento dos estudantes nos processos de aquisição da leitura e da escrita, refletindo-se em um desempenho escolar mais expressivo. A experiência aponta para a importância de ambientes pedagógicos ricos e intencionalmente organizados, capazes de ampliar as possibilidades de aprendizagem e de formação leitora

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