Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DEMOCRÁTICA EM TEMPOS DE NOVA GESTÃO PÚBLICA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DE REFERÊNCIA DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O processo de redemocratização no Brasil, na década de 1980, possibilitou a redefinição dos princípios educacionais, bem como do papel social, econômico e político da escola na formação dos educandos. Dessa maneira, redefine-se a gestão escolar de modo a democratizar os mecanismos de participação que ampliam experiências voltadas para o bem comum, pois a democracia deve se constituir como cultura na gestão das escolas e dos sistemas educacionais, efetivando-se por meio dos diferentes espaços participativos (MARQUES, 2014). Porém, com o advento da globalização neoliberal, emergiu uma nova forma de entender e coordenar as instituições do Estado em distintos âmbitos, com o objetivo de obter maior eficiência, eficácia e economia na prestação de serviços públicos aos cidadãos (DARDOT; LAVAL, 2016). Tal perspectiva, no contexto educacional, pode vir a minar as possibilidades formativas democráticas, uma vez que compreende a escola como uma empresa, descaracterizando-a por meio da combinação de artifícios com vistas à alteração dos processos formativos. Desse modo, o presente trabalho traz resultados de uma investigação de dissertação de mestrado que objetivou identificar e analisar práticas formativas democráticas a partir do conselho escolar, nesse cenário de implementação da Nova Gestão Pública em uma Escola de Referência da Rede Estadual de Educação de Pernambuco, a partir da visão dos conselheiros. O estudo caracteriza-se por uma abordagem qualitativa, pois lida com o universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes (MINAYO, 2016). Como metodologia, adotou-se o estudo de caso, que busca fornecer conhecimento aprofundado de uma realidade delimitada, cujos resultados podem permitir a formulação de hipóteses para o encaminhamento de outras pesquisas (TRIVIÑOS, 1987). Nesse contexto, destaca-se a relevância de mecanismos participativos nos espaços escolares, que possibilitem reflexões e processos formativos democráticos, fortalecendo a defesa do bem comum.

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