CONECTANDO SABERES: JOGOS DIDÁTICOS INTERDISCIPLINARES PARA O ENSINO DA FOTOSSÍNTESE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127753 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6562 "inscrito_id" => 13896 "titulo" => "CONECTANDO SABERES: JOGOS DIDÁTICOS INTERDISCIPLINARES PARA O ENSINO DA FOTOSSÍNTESE" "resumo" => "Os jogos didáticos interdisciplinares surgiram como ferramentas transformadoras no ensino, capazes de unir áreas do conhecimento e tornar o aprendizado mais dinâmico e significativo. A fotossíntese, por ser um processo complexo que integra diversos conceitos desafia os estudantes, dificultando a assimilação do tema. Sendo assim, nosso objetivo é elaborar e avaliar um jogo interdisciplinar que auxilie no ensino do processo de fotossíntese para estudantes do ensino médio integrado. O jogo será uma dinâmica interativa, onde os estudantes representarão a luz e moléculas de gás carbônico e água, em uma trilha que simula uma planta, percorrendo as etapas do processo de fotossíntese e enfrentando desafios. A primeira etapa será focada na Biologia, explicando os processos essenciais da fotossíntese, como a produção de glicose e oxigênio. Na segunda etapa, abordaremos a Química, explicando as reações envolvidas, como a fotofosforilação e a reação de redução do NADP+. Na etapa final, a Física entrará em cena, explicando como a luz é absorvida pelas clorofilas e transformada em energia, abordando conceitos como a lei da reflexão e da refração. O jogo será desenvolvido de forma que cada desafio a ser enfrentado pelos estudantes envolva a aplicação dos conhecimentos adquiridos nas três disciplinas. A avaliação de desempenho dos estudantes será feita com base em questionários semiestruturados e análise durante as atividades, permitindo medir o impacto do jogo no entendimento dos conceitos e na capacidade de integrar das diferentes áreas. Espera-se que o jogo facilite o aprendizado e promova a integração entre as disciplinas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13896_TB6562_30102025232340.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVER GABRIEL DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "EVER" "autor_email" => "egs26@aluno.ifal.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127753 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6562 "inscrito_id" => 13896 "titulo" => "CONECTANDO SABERES: JOGOS DIDÁTICOS INTERDISCIPLINARES PARA O ENSINO DA FOTOSSÍNTESE" "resumo" => "Os jogos didáticos interdisciplinares surgiram como ferramentas transformadoras no ensino, capazes de unir áreas do conhecimento e tornar o aprendizado mais dinâmico e significativo. A fotossíntese, por ser um processo complexo que integra diversos conceitos desafia os estudantes, dificultando a assimilação do tema. Sendo assim, nosso objetivo é elaborar e avaliar um jogo interdisciplinar que auxilie no ensino do processo de fotossíntese para estudantes do ensino médio integrado. O jogo será uma dinâmica interativa, onde os estudantes representarão a luz e moléculas de gás carbônico e água, em uma trilha que simula uma planta, percorrendo as etapas do processo de fotossíntese e enfrentando desafios. A primeira etapa será focada na Biologia, explicando os processos essenciais da fotossíntese, como a produção de glicose e oxigênio. Na segunda etapa, abordaremos a Química, explicando as reações envolvidas, como a fotofosforilação e a reação de redução do NADP+. Na etapa final, a Física entrará em cena, explicando como a luz é absorvida pelas clorofilas e transformada em energia, abordando conceitos como a lei da reflexão e da refração. O jogo será desenvolvido de forma que cada desafio a ser enfrentado pelos estudantes envolva a aplicação dos conhecimentos adquiridos nas três disciplinas. A avaliação de desempenho dos estudantes será feita com base em questionários semiestruturados e análise durante as atividades, permitindo medir o impacto do jogo no entendimento dos conceitos e na capacidade de integrar das diferentes áreas. Espera-se que o jogo facilite o aprendizado e promova a integração entre as disciplinas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13896_TB6562_30102025232340.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVER GABRIEL DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "EVER" "autor_email" => "egs26@aluno.ifal.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }