Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONECTANDO SABERES: JOGOS DIDÁTICOS INTERDISCIPLINARES PARA O ENSINO DA FOTOSSÍNTESE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127753
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6562
    "inscrito_id" => 13896
    "titulo" => "CONECTANDO SABERES: JOGOS DIDÁTICOS INTERDISCIPLINARES PARA O ENSINO DA FOTOSSÍNTESE"
    "resumo" => "Os jogos didáticos interdisciplinares surgiram como ferramentas transformadoras no ensino, capazes de unir áreas do conhecimento e tornar o aprendizado mais dinâmico e significativo. A fotossíntese, por ser um processo complexo que integra diversos conceitos desafia os estudantes, dificultando a assimilação do tema. Sendo assim, nosso objetivo é elaborar e avaliar um jogo interdisciplinar que auxilie no ensino do processo de fotossíntese para estudantes do ensino médio integrado. O jogo será uma dinâmica interativa, onde os estudantes representarão a luz e moléculas de gás carbônico e água, em uma trilha que simula uma planta, percorrendo as etapas do processo de fotossíntese e enfrentando desafios. A primeira etapa será focada na Biologia, explicando os processos essenciais da fotossíntese, como a produção de glicose e oxigênio. Na segunda etapa, abordaremos a Química, explicando as reações envolvidas, como a fotofosforilação e a reação de redução do NADP+. Na etapa final, a Física entrará em cena, explicando como a luz é absorvida pelas clorofilas e transformada em energia, abordando conceitos como a lei da reflexão e da refração. O jogo será desenvolvido de forma que cada desafio a ser enfrentado pelos estudantes envolva a aplicação dos conhecimentos adquiridos nas três disciplinas. A avaliação de desempenho dos estudantes será feita com base em questionários semiestruturados e análise durante as atividades, permitindo medir o impacto do jogo no entendimento dos conceitos e na capacidade de integrar das diferentes áreas. Espera-se que o jogo facilite o aprendizado e promova a integração entre as disciplinas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13896_TB6562_30102025232340.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EVER GABRIEL DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "EVER"
    "autor_email" => "egs26@aluno.ifal.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127753
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6562
    "inscrito_id" => 13896
    "titulo" => "CONECTANDO SABERES: JOGOS DIDÁTICOS INTERDISCIPLINARES PARA O ENSINO DA FOTOSSÍNTESE"
    "resumo" => "Os jogos didáticos interdisciplinares surgiram como ferramentas transformadoras no ensino, capazes de unir áreas do conhecimento e tornar o aprendizado mais dinâmico e significativo. A fotossíntese, por ser um processo complexo que integra diversos conceitos desafia os estudantes, dificultando a assimilação do tema. Sendo assim, nosso objetivo é elaborar e avaliar um jogo interdisciplinar que auxilie no ensino do processo de fotossíntese para estudantes do ensino médio integrado. O jogo será uma dinâmica interativa, onde os estudantes representarão a luz e moléculas de gás carbônico e água, em uma trilha que simula uma planta, percorrendo as etapas do processo de fotossíntese e enfrentando desafios. A primeira etapa será focada na Biologia, explicando os processos essenciais da fotossíntese, como a produção de glicose e oxigênio. Na segunda etapa, abordaremos a Química, explicando as reações envolvidas, como a fotofosforilação e a reação de redução do NADP+. Na etapa final, a Física entrará em cena, explicando como a luz é absorvida pelas clorofilas e transformada em energia, abordando conceitos como a lei da reflexão e da refração. O jogo será desenvolvido de forma que cada desafio a ser enfrentado pelos estudantes envolva a aplicação dos conhecimentos adquiridos nas três disciplinas. A avaliação de desempenho dos estudantes será feita com base em questionários semiestruturados e análise durante as atividades, permitindo medir o impacto do jogo no entendimento dos conceitos e na capacidade de integrar das diferentes áreas. Espera-se que o jogo facilite o aprendizado e promova a integração entre as disciplinas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13896_TB6562_30102025232340.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EVER GABRIEL DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "EVER"
    "autor_email" => "egs26@aluno.ifal.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Os jogos didáticos interdisciplinares surgiram como ferramentas transformadoras no ensino, capazes de unir áreas do conhecimento e tornar o aprendizado mais dinâmico e significativo. A fotossíntese, por ser um processo complexo que integra diversos conceitos desafia os estudantes, dificultando a assimilação do tema. Sendo assim, nosso objetivo é elaborar e avaliar um jogo interdisciplinar que auxilie no ensino do processo de fotossíntese para estudantes do ensino médio integrado. O jogo será uma dinâmica interativa, onde os estudantes representarão a luz e moléculas de gás carbônico e água, em uma trilha que simula uma planta, percorrendo as etapas do processo de fotossíntese e enfrentando desafios. A primeira etapa será focada na Biologia, explicando os processos essenciais da fotossíntese, como a produção de glicose e oxigênio. Na segunda etapa, abordaremos a Química, explicando as reações envolvidas, como a fotofosforilação e a reação de redução do NADP+. Na etapa final, a Física entrará em cena, explicando como a luz é absorvida pelas clorofilas e transformada em energia, abordando conceitos como a lei da reflexão e da refração. O jogo será desenvolvido de forma que cada desafio a ser enfrentado pelos estudantes envolva a aplicação dos conhecimentos adquiridos nas três disciplinas. A avaliação de desempenho dos estudantes será feita com base em questionários semiestruturados e análise durante as atividades, permitindo medir o impacto do jogo no entendimento dos conceitos e na capacidade de integrar das diferentes áreas. Espera-se que o jogo facilite o aprendizado e promova a integração entre as disciplinas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.