Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IMPACTOS DA INTRODUÇÃO DE ESPÉCIES EXÓTICAS EM BIOMAS NATIVOS: UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA NO ENSINO DE ECOLOGIA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O trabalho foi desenvolvido na disciplina Biologia em Sala de Aula, do programa PROFBIO – UFPB. A proposta foi aplicada com estudantes da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Irmã Zuleide Cavalcanti Porto, localizada em Campina Grande - PB. Ele explorou o tema dos impactos ambientais decorrentes da introdução de espécies exóticas sob a perspectiva da Educação Ambiental Crítica (EAC) em uma abordagem investigativa. O objetivo geral do trabalho foi compreender como a introdução de espécies exóticas modificam a composição dos biomas. O referencial teórico foi fundamentado nas ideias de Morán (2015). A sequência didática foi elaborada em três encontros, nos quais os estudantes, organizados em grupos, discutiram e levantaram hipóteses sobre os impactos provocados por espécies exóticas, analisaram um estudo de caso sobre o cultivo do algodão, participaram de um jogo didático sobre o consumo de recursos naturais, revisitaram e reformularam as hipóteses iniciais e socializaram os conhecimentos construídos. Os estudantes conseguiram elaborar respostas cientificamente embasadas e protagonizaram momentos de problematização sobre o uso do solo e a invisibilização dos trabalhadores do campo, o que é desejável em uma proposta pautada na EAC. Conclui-se que a atividade se mostrou eficaz na promoção da sensibilização socioambiental, ao articular os saberes escolares com a realidade local, reforçando o papel da escola na formação de sujeitos críticos e comprometidos com a sustentabilidade.

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