ONDE ESTÁ A EDUCAÇÃO EM SAÚDE? UMA ANÁLISE DOS CURRÍCULOS DO CURSO DE PEDAGOGIA NO BRASIL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127762 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6578 "inscrito_id" => 15137 "titulo" => "ONDE ESTÁ A EDUCAÇÃO EM SAÚDE? UMA ANÁLISE DOS CURRÍCULOS DO CURSO DE PEDAGOGIA NO BRASIL" "resumo" => "A Educação tem um sentido amplo e abrange diferentes áreas, uma delas é a saúde, visto que a relação entre saúde e educação busca promover consciência crítica e a formação dos sujeitos, contribuindo de diversas formas na prevenção e melhoria da qualidade de vida em seus diferentes aspectos, envolvendo a saúde física, mental e social. Sendo assim, essa pesquisa preocupou-se em analisar o curso de Pedagogia de instituições de ensino superior pública do Brasil, compondo a amostra as universidades públicas e Institutos Federais e como critério de inclusão as três maiores cidades de cada estado, em termos de população. Teve como objetivo compreender de que forma a temática Educação em saúde aparece nos cursos de Pedagogia, além de quais conteúdos são apresentados nas ementas dessas disciplinas, tendo em vista a importância da construção do conhecimento crítico do profissional pedagogo e as práticas de educação. Para este estudo foi realizada uma abordagem qualitativa a partir da análise documental e exploratória dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs), especificamente do curso de Pedagogia nos diferentes estados do país, e como objeto foi definida as disciplinas relacionadas à saúde, observando de que forma aparece nos currículos e quais os conteúdos são abordados, analisando e compreendendo a temática para a formação do profissional. Assim, a pesquisa obteve como principais resultados que há poucas disciplinas diretamente relacionadas à saúde nos curso de Pedagogia, porém quando se considera outras disciplinas, com perspetivas mais amplas, é possível perceber a temática indiretamente relacionadas a gênero, diversidade, educação sexual, meio ambiente e educação ambiental. Desde modo observamos que a temática Educação em saúde, quando aparece, é de forma transversal no curso de Pedagogia ou em disciplinas optativas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15137_TB6578_30102025214145.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA SILVA DE MENEZES" "autor_nome_curto" => "LUANA" "autor_email" => "luanasilva41082@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127762 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6578 "inscrito_id" => 15137 "titulo" => "ONDE ESTÁ A EDUCAÇÃO EM SAÚDE? UMA ANÁLISE DOS CURRÍCULOS DO CURSO DE PEDAGOGIA NO BRASIL" "resumo" => "A Educação tem um sentido amplo e abrange diferentes áreas, uma delas é a saúde, visto que a relação entre saúde e educação busca promover consciência crítica e a formação dos sujeitos, contribuindo de diversas formas na prevenção e melhoria da qualidade de vida em seus diferentes aspectos, envolvendo a saúde física, mental e social. Sendo assim, essa pesquisa preocupou-se em analisar o curso de Pedagogia de instituições de ensino superior pública do Brasil, compondo a amostra as universidades públicas e Institutos Federais e como critério de inclusão as três maiores cidades de cada estado, em termos de população. Teve como objetivo compreender de que forma a temática Educação em saúde aparece nos cursos de Pedagogia, além de quais conteúdos são apresentados nas ementas dessas disciplinas, tendo em vista a importância da construção do conhecimento crítico do profissional pedagogo e as práticas de educação. Para este estudo foi realizada uma abordagem qualitativa a partir da análise documental e exploratória dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs), especificamente do curso de Pedagogia nos diferentes estados do país, e como objeto foi definida as disciplinas relacionadas à saúde, observando de que forma aparece nos currículos e quais os conteúdos são abordados, analisando e compreendendo a temática para a formação do profissional. Assim, a pesquisa obteve como principais resultados que há poucas disciplinas diretamente relacionadas à saúde nos curso de Pedagogia, porém quando se considera outras disciplinas, com perspetivas mais amplas, é possível perceber a temática indiretamente relacionadas a gênero, diversidade, educação sexual, meio ambiente e educação ambiental. Desde modo observamos que a temática Educação em saúde, quando aparece, é de forma transversal no curso de Pedagogia ou em disciplinas optativas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15137_TB6578_30102025214145.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA SILVA DE MENEZES" "autor_nome_curto" => "LUANA" "autor_email" => "luanasilva41082@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }