Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ONDE ESTÁ A EDUCAÇÃO EM SAÚDE? UMA ANÁLISE DOS CURRÍCULOS DO CURSO DE PEDAGOGIA NO BRASIL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127762
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6578
    "inscrito_id" => 15137
    "titulo" => "ONDE ESTÁ A EDUCAÇÃO EM SAÚDE? UMA ANÁLISE DOS CURRÍCULOS DO CURSO DE PEDAGOGIA NO BRASIL"
    "resumo" => "A Educação tem um sentido amplo e abrange diferentes áreas, uma delas é a saúde, visto que a relação entre saúde e educação busca promover consciência crítica e a formação dos sujeitos, contribuindo de diversas formas na prevenção e melhoria da qualidade de vida em seus diferentes aspectos, envolvendo a saúde física, mental e social. Sendo assim, essa pesquisa preocupou-se em analisar o curso de Pedagogia de instituições de ensino superior pública do Brasil, compondo a amostra as universidades públicas e Institutos Federais e como critério de inclusão as três maiores cidades de cada estado, em termos de população. Teve como objetivo compreender de que forma a temática Educação em saúde aparece nos cursos de Pedagogia, além de quais conteúdos são apresentados nas ementas dessas disciplinas, tendo em vista a importância da construção do conhecimento crítico do profissional pedagogo e as práticas de educação. Para este estudo foi realizada uma abordagem qualitativa a partir da análise documental e exploratória dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs), especificamente do curso de Pedagogia nos diferentes estados do país, e como objeto foi definida as disciplinas relacionadas à saúde, observando de que forma aparece nos currículos e quais os conteúdos são abordados, analisando e compreendendo a temática para a formação do profissional. Assim, a pesquisa obteve como principais resultados que há poucas disciplinas diretamente relacionadas à saúde nos curso de Pedagogia, porém quando se considera outras disciplinas, com perspetivas mais amplas, é possível perceber a temática indiretamente relacionadas a gênero, diversidade, educação sexual, meio ambiente e educação ambiental. Desde modo observamos que a temática Educação em saúde, quando aparece, é de forma transversal no curso de Pedagogia ou em disciplinas optativas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15137_TB6578_30102025214145.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUANA SILVA DE MENEZES"
    "autor_nome_curto" => "LUANA"
    "autor_email" => "luanasilva41082@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127762
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6578
    "inscrito_id" => 15137
    "titulo" => "ONDE ESTÁ A EDUCAÇÃO EM SAÚDE? UMA ANÁLISE DOS CURRÍCULOS DO CURSO DE PEDAGOGIA NO BRASIL"
    "resumo" => "A Educação tem um sentido amplo e abrange diferentes áreas, uma delas é a saúde, visto que a relação entre saúde e educação busca promover consciência crítica e a formação dos sujeitos, contribuindo de diversas formas na prevenção e melhoria da qualidade de vida em seus diferentes aspectos, envolvendo a saúde física, mental e social. Sendo assim, essa pesquisa preocupou-se em analisar o curso de Pedagogia de instituições de ensino superior pública do Brasil, compondo a amostra as universidades públicas e Institutos Federais e como critério de inclusão as três maiores cidades de cada estado, em termos de população. Teve como objetivo compreender de que forma a temática Educação em saúde aparece nos cursos de Pedagogia, além de quais conteúdos são apresentados nas ementas dessas disciplinas, tendo em vista a importância da construção do conhecimento crítico do profissional pedagogo e as práticas de educação. Para este estudo foi realizada uma abordagem qualitativa a partir da análise documental e exploratória dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs), especificamente do curso de Pedagogia nos diferentes estados do país, e como objeto foi definida as disciplinas relacionadas à saúde, observando de que forma aparece nos currículos e quais os conteúdos são abordados, analisando e compreendendo a temática para a formação do profissional. Assim, a pesquisa obteve como principais resultados que há poucas disciplinas diretamente relacionadas à saúde nos curso de Pedagogia, porém quando se considera outras disciplinas, com perspetivas mais amplas, é possível perceber a temática indiretamente relacionadas a gênero, diversidade, educação sexual, meio ambiente e educação ambiental. Desde modo observamos que a temática Educação em saúde, quando aparece, é de forma transversal no curso de Pedagogia ou em disciplinas optativas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15137_TB6578_30102025214145.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUANA SILVA DE MENEZES"
    "autor_nome_curto" => "LUANA"
    "autor_email" => "luanasilva41082@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A Educação tem um sentido amplo e abrange diferentes áreas, uma delas é a saúde, visto que a relação entre saúde e educação busca promover consciência crítica e a formação dos sujeitos, contribuindo de diversas formas na prevenção e melhoria da qualidade de vida em seus diferentes aspectos, envolvendo a saúde física, mental e social. Sendo assim, essa pesquisa preocupou-se em analisar o curso de Pedagogia de instituições de ensino superior pública do Brasil, compondo a amostra as universidades públicas e Institutos Federais e como critério de inclusão as três maiores cidades de cada estado, em termos de população. Teve como objetivo compreender de que forma a temática Educação em saúde aparece nos cursos de Pedagogia, além de quais conteúdos são apresentados nas ementas dessas disciplinas, tendo em vista a importância da construção do conhecimento crítico do profissional pedagogo e as práticas de educação. Para este estudo foi realizada uma abordagem qualitativa a partir da análise documental e exploratória dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs), especificamente do curso de Pedagogia nos diferentes estados do país, e como objeto foi definida as disciplinas relacionadas à saúde, observando de que forma aparece nos currículos e quais os conteúdos são abordados, analisando e compreendendo a temática para a formação do profissional. Assim, a pesquisa obteve como principais resultados que há poucas disciplinas diretamente relacionadas à saúde nos curso de Pedagogia, porém quando se considera outras disciplinas, com perspetivas mais amplas, é possível perceber a temática indiretamente relacionadas a gênero, diversidade, educação sexual, meio ambiente e educação ambiental. Desde modo observamos que a temática Educação em saúde, quando aparece, é de forma transversal no curso de Pedagogia ou em disciplinas optativas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.