Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

VALORIZAÇÃO DO MANGUEZAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA DE CAMPO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O ecossistema manguezal é frequentemente alvo de estigmas e percepções ambíguas, sendo, por vezes, subestimado, apesar de sua reconhecida importância ecológica, social e cultural. Esse ambiente desempenha um papel essencial na manutenção da biodiversidade, na proteção costeira e no sustento de diversas comunidades tradicionais. No estado de Pernambuco, o manguezal se destaca tanto na paisagem quanto na cultura, reforçando a necessidade de abordagens educacionais contextualizadas que promovam seu reconhecimento. Diante disso, este trabalho tem como objetivo descrever a experiência vivenciada por licenciandas do curso de Ciências Biológicas de uma universidade federal de Pernambuco durante a disciplina optativa Ecossistema Manguezal. Além de refletir a relevância das aulas de campo para o ensino de Ciências e Biologia no intuito de discutir como essa vivência pode contribuir para futuras práticas docentes na Educação Básica, incentivando a valorização desse ecossistema. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa descritiva, caracterizando-se como um relato de experiência. As atividades experienciadas durante a disciplina, proporcionaram uma imersão direta no manguezal, permitindo uma compreensão mais ampla de sua complexidade ecológica e sociocultural. Nesse contexto, a vivência possibilitou reflexões sobre estratégias pedagógicas que aproximam o ensino da realidade ambiental dos estudantes e ampliam os debates sobre educação ambiental. Ao articular os achados com a literatura acadêmica, busca-se fomentar novas discussões e contribuir para o desenvolvimento de metodologias mais significativas e engajadoras no ensino de ecossistemas costeiros, promovendo a sensibilização sobre a importância dos manguezais e sua conservação.

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