Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIMENSÕES DO ENSINO HÍBRIDO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO COM EDUCADORES DA FIRJAN SESI

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127770
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6590
    "inscrito_id" => 14976
    "titulo" => "DIMENSÕES DO ENSINO HÍBRIDO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO COM EDUCADORES DA FIRJAN SESI"
    "resumo" => "A educação contemporânea, marcada pelas transformações da cibercultura, desafia a atuação docente ao exigir novas competências comunicacionais e a articulação entre múltiplos letramentos. Nesse cenário, o ensino híbrido desponta como estratégia em expansão, especialmente após a pandemia, ao propor a integração entre práticas presenciais e online, com o estudante como protagonista do processo de aprendizagem. No entanto, uma revisão de literatura revelou que as políticas públicas voltadas a essa modalidade são, em grande parte, ineficazes para responder às demandas concretas dos professores em sala de aula. Com base nos estudos de Pierre Lévy, Lilian Bacich e José Moran, o presente trabalho investigou como o ensino híbrido vem sendo abordado na formação continuada dos Programas da Firjan SESI para educadores, a partir da análise de cinco dimensões: (i) o conhecimento da definição de ensino híbrido pelos professores; (ii) a contribuição da formação para o desenho de experiências de aprendizagem que explorem o potencial de cada modalidade; (iii) o equilíbrio entre aprendizagem pessoal e grupal, respeitando os ritmos individuais em articulação com metodologias ativas como projetos, desafios e jogos significativos; (iv) a centralidade do estudante no processo com a tecnologia como suporte para o protagonismo; e (v) o desenvolvimento da cultura digital como elemento estruturante. O estudo, de abordagem qualitativa, consistiu na análise de entrevistas estruturadas com docentes participantes, buscando identificar percepções, práticas e desafios enfrentados. Os resultados evidenciam dificuldades na compreensão do ensino híbrido como complementaridade entre espaços físico e digital, indicando lacunas na formação inicial diante das exigências da cultura digital. A pesquisa indica que a formação, quando orientada por princípios que valorizem a personalização e o desenho intencional de experiências de aprendizagem, contribui de forma significativa para o desenvolvimento de competências que favoreçam o uso pedagógico crítico ao contexto da cibercultura."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14976_TB6590_10112025224624.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANA GANDARELA CHAMARELLI"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANA"
    "autor_email" => "luciana.chamarelli@gmail.com"
    "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO (PUCRIO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127770
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6590
    "inscrito_id" => 14976
    "titulo" => "DIMENSÕES DO ENSINO HÍBRIDO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO COM EDUCADORES DA FIRJAN SESI"
    "resumo" => "A educação contemporânea, marcada pelas transformações da cibercultura, desafia a atuação docente ao exigir novas competências comunicacionais e a articulação entre múltiplos letramentos. Nesse cenário, o ensino híbrido desponta como estratégia em expansão, especialmente após a pandemia, ao propor a integração entre práticas presenciais e online, com o estudante como protagonista do processo de aprendizagem. No entanto, uma revisão de literatura revelou que as políticas públicas voltadas a essa modalidade são, em grande parte, ineficazes para responder às demandas concretas dos professores em sala de aula. Com base nos estudos de Pierre Lévy, Lilian Bacich e José Moran, o presente trabalho investigou como o ensino híbrido vem sendo abordado na formação continuada dos Programas da Firjan SESI para educadores, a partir da análise de cinco dimensões: (i) o conhecimento da definição de ensino híbrido pelos professores; (ii) a contribuição da formação para o desenho de experiências de aprendizagem que explorem o potencial de cada modalidade; (iii) o equilíbrio entre aprendizagem pessoal e grupal, respeitando os ritmos individuais em articulação com metodologias ativas como projetos, desafios e jogos significativos; (iv) a centralidade do estudante no processo com a tecnologia como suporte para o protagonismo; e (v) o desenvolvimento da cultura digital como elemento estruturante. O estudo, de abordagem qualitativa, consistiu na análise de entrevistas estruturadas com docentes participantes, buscando identificar percepções, práticas e desafios enfrentados. Os resultados evidenciam dificuldades na compreensão do ensino híbrido como complementaridade entre espaços físico e digital, indicando lacunas na formação inicial diante das exigências da cultura digital. A pesquisa indica que a formação, quando orientada por princípios que valorizem a personalização e o desenho intencional de experiências de aprendizagem, contribui de forma significativa para o desenvolvimento de competências que favoreçam o uso pedagógico crítico ao contexto da cibercultura."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14976_TB6590_10112025224624.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANA GANDARELA CHAMARELLI"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANA"
    "autor_email" => "luciana.chamarelli@gmail.com"
    "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO (PUCRIO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A educação contemporânea, marcada pelas transformações da cibercultura, desafia a atuação docente ao exigir novas competências comunicacionais e a articulação entre múltiplos letramentos. Nesse cenário, o ensino híbrido desponta como estratégia em expansão, especialmente após a pandemia, ao propor a integração entre práticas presenciais e online, com o estudante como protagonista do processo de aprendizagem. No entanto, uma revisão de literatura revelou que as políticas públicas voltadas a essa modalidade são, em grande parte, ineficazes para responder às demandas concretas dos professores em sala de aula. Com base nos estudos de Pierre Lévy, Lilian Bacich e José Moran, o presente trabalho investigou como o ensino híbrido vem sendo abordado na formação continuada dos Programas da Firjan SESI para educadores, a partir da análise de cinco dimensões: (i) o conhecimento da definição de ensino híbrido pelos professores; (ii) a contribuição da formação para o desenho de experiências de aprendizagem que explorem o potencial de cada modalidade; (iii) o equilíbrio entre aprendizagem pessoal e grupal, respeitando os ritmos individuais em articulação com metodologias ativas como projetos, desafios e jogos significativos; (iv) a centralidade do estudante no processo com a tecnologia como suporte para o protagonismo; e (v) o desenvolvimento da cultura digital como elemento estruturante. O estudo, de abordagem qualitativa, consistiu na análise de entrevistas estruturadas com docentes participantes, buscando identificar percepções, práticas e desafios enfrentados. Os resultados evidenciam dificuldades na compreensão do ensino híbrido como complementaridade entre espaços físico e digital, indicando lacunas na formação inicial diante das exigências da cultura digital. A pesquisa indica que a formação, quando orientada por princípios que valorizem a personalização e o desenho intencional de experiências de aprendizagem, contribui de forma significativa para o desenvolvimento de competências que favoreçam o uso pedagógico crítico ao contexto da cibercultura.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.