DIMENSÕES DO ENSINO HÍBRIDO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO COM EDUCADORES DA FIRJAN SESI
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127770 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6590 "inscrito_id" => 14976 "titulo" => "DIMENSÕES DO ENSINO HÍBRIDO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO COM EDUCADORES DA FIRJAN SESI" "resumo" => "A educação contemporânea, marcada pelas transformações da cibercultura, desafia a atuação docente ao exigir novas competências comunicacionais e a articulação entre múltiplos letramentos. Nesse cenário, o ensino híbrido desponta como estratégia em expansão, especialmente após a pandemia, ao propor a integração entre práticas presenciais e online, com o estudante como protagonista do processo de aprendizagem. No entanto, uma revisão de literatura revelou que as políticas públicas voltadas a essa modalidade são, em grande parte, ineficazes para responder às demandas concretas dos professores em sala de aula. Com base nos estudos de Pierre Lévy, Lilian Bacich e José Moran, o presente trabalho investigou como o ensino híbrido vem sendo abordado na formação continuada dos Programas da Firjan SESI para educadores, a partir da análise de cinco dimensões: (i) o conhecimento da definição de ensino híbrido pelos professores; (ii) a contribuição da formação para o desenho de experiências de aprendizagem que explorem o potencial de cada modalidade; (iii) o equilíbrio entre aprendizagem pessoal e grupal, respeitando os ritmos individuais em articulação com metodologias ativas como projetos, desafios e jogos significativos; (iv) a centralidade do estudante no processo com a tecnologia como suporte para o protagonismo; e (v) o desenvolvimento da cultura digital como elemento estruturante. O estudo, de abordagem qualitativa, consistiu na análise de entrevistas estruturadas com docentes participantes, buscando identificar percepções, práticas e desafios enfrentados. Os resultados evidenciam dificuldades na compreensão do ensino híbrido como complementaridade entre espaços físico e digital, indicando lacunas na formação inicial diante das exigências da cultura digital. A pesquisa indica que a formação, quando orientada por princípios que valorizem a personalização e o desenho intencional de experiências de aprendizagem, contribui de forma significativa para o desenvolvimento de competências que favoreçam o uso pedagógico crítico ao contexto da cibercultura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14976_TB6590_10112025224624.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA GANDARELA CHAMARELLI" "autor_nome_curto" => "LUCIANA" "autor_email" => "luciana.chamarelli@gmail.com" "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO (PUCRIO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127770 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6590 "inscrito_id" => 14976 "titulo" => "DIMENSÕES DO ENSINO HÍBRIDO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO COM EDUCADORES DA FIRJAN SESI" "resumo" => "A educação contemporânea, marcada pelas transformações da cibercultura, desafia a atuação docente ao exigir novas competências comunicacionais e a articulação entre múltiplos letramentos. Nesse cenário, o ensino híbrido desponta como estratégia em expansão, especialmente após a pandemia, ao propor a integração entre práticas presenciais e online, com o estudante como protagonista do processo de aprendizagem. No entanto, uma revisão de literatura revelou que as políticas públicas voltadas a essa modalidade são, em grande parte, ineficazes para responder às demandas concretas dos professores em sala de aula. Com base nos estudos de Pierre Lévy, Lilian Bacich e José Moran, o presente trabalho investigou como o ensino híbrido vem sendo abordado na formação continuada dos Programas da Firjan SESI para educadores, a partir da análise de cinco dimensões: (i) o conhecimento da definição de ensino híbrido pelos professores; (ii) a contribuição da formação para o desenho de experiências de aprendizagem que explorem o potencial de cada modalidade; (iii) o equilíbrio entre aprendizagem pessoal e grupal, respeitando os ritmos individuais em articulação com metodologias ativas como projetos, desafios e jogos significativos; (iv) a centralidade do estudante no processo com a tecnologia como suporte para o protagonismo; e (v) o desenvolvimento da cultura digital como elemento estruturante. O estudo, de abordagem qualitativa, consistiu na análise de entrevistas estruturadas com docentes participantes, buscando identificar percepções, práticas e desafios enfrentados. Os resultados evidenciam dificuldades na compreensão do ensino híbrido como complementaridade entre espaços físico e digital, indicando lacunas na formação inicial diante das exigências da cultura digital. A pesquisa indica que a formação, quando orientada por princípios que valorizem a personalização e o desenho intencional de experiências de aprendizagem, contribui de forma significativa para o desenvolvimento de competências que favoreçam o uso pedagógico crítico ao contexto da cibercultura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14976_TB6590_10112025224624.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA GANDARELA CHAMARELLI" "autor_nome_curto" => "LUCIANA" "autor_email" => "luciana.chamarelli@gmail.com" "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO (PUCRIO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }