Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O GRAFISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CAMINHOS PARA PENSAR A SI E AO MUNDO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho, que tem como inspiração teórico-prática Viktor Lowenfeld, Ana Mae Barbosa, Fayga Ostrower além de perspectivas da abordagem Reggio Emilia, busca discutir acerca do potencial do grafismo de construir-se enquanto caminho de entendimento do eu e do mundo e elucidar possibilidades de seu aproveitamentos como modo de trabalhar a curiosidade, imaginação e criatividade, no educando e no educador. Tal interesse surgiu a partir dos questionamentos “De que forma o grafismo se transforma ao longo da educação infantil? Como podemos construir propostas que abarquem essas renovações de sentidos? De que maneira podemos fomentar convites que amparem a linguagem gráfica como ferramenta, caminho ou resposta?” Para tanto, discutiremos o desenho como possibilidade da criança, ao passo que exploram seu alfabeto e gramática, estar consciente das imagens do mundo como produção humana e perceber nele trajetos para pensar a si e expressar-se. O faremos através do entrelaçamento de experiências vivenciadas com crianças entre 1 e 6 anos em um CEI da rede privada do Recife a reflexão de pontos como: as fases de desenvolvimento do desenho; a oferta de materiais; a educação a partir da imagem; potencial criativo das crianças; rumos para construção de propostas que explorem a linguagem gráfica e permitam a aventura. Isso porque entendemos o grafismo como primeira linguagem da criança, enxergamos a necessidade de pensar-se sobre o impulso e cultivo da arte como necessidade para o desenvolvimento e percebemos a primordialidade de quebrar um modelo educacional de reprodução a fim de possibilitar um de criação. Por fim, abordaremos a perspectiva de construção de propostas de grafismo que favoreçam sua interpretação como: linguagem em constante transformação, ocupando diversas funções, tais como marca, representação e registro; forma de exercício da criatividade, sensibilidade estética, senso crítico e narrativa. Ou seja, forma de exercício de nossa humanidade.

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