SALA DE AULA INVERTIDA NO ENSINO DE ESTATÍSTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127776 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6609 "inscrito_id" => 15180 "titulo" => "SALA DE AULA INVERTIDA NO ENSINO DE ESTATÍSTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O presente estudo consiste em um relato de experiência a respeito da aplicação de uma sequência didática sobre os conceitos de Estatística em uma turma de 3º ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal Catarinense – Campus Sombrio, utilizando a abordagem de sala de aula invertida. Definiu-se como objetivo geral investigar o engajamento e a aprendizagem de estudantes por meio desta abordagem. Os materiais com os conteúdos de Estatística foram elaborados utilizando diferentes recursos multimídia, tais como: textos, ilustrações, vídeos e podcasts, disponibilizados por meio da ferramenta de sala de aula virtual do GeoGebra. Os alunos foram orientados a acessar os materiais previamente aos encontros presenciais, que por sua vez foram dedicados ao debate e à aplicação prática dos conteúdos estudados. Os percentuais de acessos com antecedência aos materiais online e de realização das atividades foram considerados satisfatórios. Nos momentos presenciais, notou-se um aumento gradativo do engajamento dos estudantes com as atividades propostas, com o professor e com os demais colegas. Desta forma, considera-se que a sala de aula invertida apresenta grande potencial de contribuição para o engajamento e para a aprendizagem ativa dos estudantes, quando integra de maneira significativa as tecnologias digitais no processo educativo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15180_TB6609_29102025193555.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO HENRIQUE DA TRINDADE BITENCOURT" "autor_nome_curto" => "PEDRO" "autor_email" => "pht.bitencourt@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127776 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6609 "inscrito_id" => 15180 "titulo" => "SALA DE AULA INVERTIDA NO ENSINO DE ESTATÍSTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O presente estudo consiste em um relato de experiência a respeito da aplicação de uma sequência didática sobre os conceitos de Estatística em uma turma de 3º ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal Catarinense – Campus Sombrio, utilizando a abordagem de sala de aula invertida. Definiu-se como objetivo geral investigar o engajamento e a aprendizagem de estudantes por meio desta abordagem. Os materiais com os conteúdos de Estatística foram elaborados utilizando diferentes recursos multimídia, tais como: textos, ilustrações, vídeos e podcasts, disponibilizados por meio da ferramenta de sala de aula virtual do GeoGebra. Os alunos foram orientados a acessar os materiais previamente aos encontros presenciais, que por sua vez foram dedicados ao debate e à aplicação prática dos conteúdos estudados. Os percentuais de acessos com antecedência aos materiais online e de realização das atividades foram considerados satisfatórios. Nos momentos presenciais, notou-se um aumento gradativo do engajamento dos estudantes com as atividades propostas, com o professor e com os demais colegas. Desta forma, considera-se que a sala de aula invertida apresenta grande potencial de contribuição para o engajamento e para a aprendizagem ativa dos estudantes, quando integra de maneira significativa as tecnologias digitais no processo educativo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15180_TB6609_29102025193555.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO HENRIQUE DA TRINDADE BITENCOURT" "autor_nome_curto" => "PEDRO" "autor_email" => "pht.bitencourt@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }