Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS CURRÍCULOS DE CURSOS DE PEDAGOGIA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICAS DO BRASIL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127777
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6611
    "inscrito_id" => 13348
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS CURRÍCULOS DE CURSOS DE PEDAGOGIA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICAS DO BRASIL"
    "resumo" => "A Educação Ambiental é uma temática ampla, mas que busca conscientizar os sujeitos sobre a importância da conservação do meio ambiente. Em meio à crise ecológica que ocorre no Brasil e no mundo, a temática se apresenta como um instrumento para refletir e mudar esses paradigmas ambientais. Em documentos normativos da educação, como Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a temática é apresentada como transversal, o que significa que essa abordagem deve estar presente em diferentes áreas do conhecimento. Dessa forma, a Educação Ambiental se mostra como um elemento importante na formação docente. Tal pesquisa teve como objetivo analisar como esse componente curricular está proposto nos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) de Pedagogia no Brasil, visando a modalidade estabelecida e a contextualidade com a realidade dos estudantes. Para o estudo foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativa, com análise documental e exploratória a partir dos currículos do curso das principais instituições de ensino superior pública do país. Além disso, para compor essa investigação, foi definido como objeto de estudo as disciplinas relacionadas à Educação Ambiental e Meio Ambiente. Com isso, obteve-se como principais resultados disciplinas que em sua grande maioria são optativas, na região norte do país têm ênfase e está relacionada a modalidade de educação indígena, as ementas apresentam uma proposta de cuidado com o meio ambiente e a busca de um ensino contextualizado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13348_TB6611_30102025152500.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIA VASCONCELOS BARROS"
    "autor_nome_curto" => "JÚLIA"
    "autor_email" => "julia.vasconcelosbarros@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127777
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6611
    "inscrito_id" => 13348
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS CURRÍCULOS DE CURSOS DE PEDAGOGIA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICAS DO BRASIL"
    "resumo" => "A Educação Ambiental é uma temática ampla, mas que busca conscientizar os sujeitos sobre a importância da conservação do meio ambiente. Em meio à crise ecológica que ocorre no Brasil e no mundo, a temática se apresenta como um instrumento para refletir e mudar esses paradigmas ambientais. Em documentos normativos da educação, como Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a temática é apresentada como transversal, o que significa que essa abordagem deve estar presente em diferentes áreas do conhecimento. Dessa forma, a Educação Ambiental se mostra como um elemento importante na formação docente. Tal pesquisa teve como objetivo analisar como esse componente curricular está proposto nos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) de Pedagogia no Brasil, visando a modalidade estabelecida e a contextualidade com a realidade dos estudantes. Para o estudo foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativa, com análise documental e exploratória a partir dos currículos do curso das principais instituições de ensino superior pública do país. Além disso, para compor essa investigação, foi definido como objeto de estudo as disciplinas relacionadas à Educação Ambiental e Meio Ambiente. Com isso, obteve-se como principais resultados disciplinas que em sua grande maioria são optativas, na região norte do país têm ênfase e está relacionada a modalidade de educação indígena, as ementas apresentam uma proposta de cuidado com o meio ambiente e a busca de um ensino contextualizado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13348_TB6611_30102025152500.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIA VASCONCELOS BARROS"
    "autor_nome_curto" => "JÚLIA"
    "autor_email" => "julia.vasconcelosbarros@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A Educação Ambiental é uma temática ampla, mas que busca conscientizar os sujeitos sobre a importância da conservação do meio ambiente. Em meio à crise ecológica que ocorre no Brasil e no mundo, a temática se apresenta como um instrumento para refletir e mudar esses paradigmas ambientais. Em documentos normativos da educação, como Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a temática é apresentada como transversal, o que significa que essa abordagem deve estar presente em diferentes áreas do conhecimento. Dessa forma, a Educação Ambiental se mostra como um elemento importante na formação docente. Tal pesquisa teve como objetivo analisar como esse componente curricular está proposto nos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) de Pedagogia no Brasil, visando a modalidade estabelecida e a contextualidade com a realidade dos estudantes. Para o estudo foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativa, com análise documental e exploratória a partir dos currículos do curso das principais instituições de ensino superior pública do país. Além disso, para compor essa investigação, foi definido como objeto de estudo as disciplinas relacionadas à Educação Ambiental e Meio Ambiente. Com isso, obteve-se como principais resultados disciplinas que em sua grande maioria são optativas, na região norte do país têm ênfase e está relacionada a modalidade de educação indígena, as ementas apresentam uma proposta de cuidado com o meio ambiente e a busca de um ensino contextualizado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.