RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO FACILITADORES DO HÁBITO DE LEITURA NA EDUCAÇÃO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127779 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6620 "inscrito_id" => 10919 "titulo" => "RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO FACILITADORES DO HÁBITO DE LEITURA NA EDUCAÇÃO" "resumo" => "A integração da tecnologia ao ambiente educacional tem se revelado uma estratégia eficaz para estimular o hábito da leitura entre estudantes (SILVA, 2023). Este estudo tem como objetivo analisar de que forma ferramentas tecnológicas podem contribuir para o desenvolvimento do interesse pela leitura, especialmente entre crianças e jovens. Para isso, foram investigadas três plataformas educacionais amplamente utilizadas no Brasil — Árvore Livros, Letrus e Kobo by Rakuten — que utilizam recursos digitais com o propósito de fomentar a leitura. A pesquisa adota uma abordagem mista, combinando revisão bibliográfica, voltada à compreensão dos fundamentos teóricos sobre o uso da tecnologia na promoção da leitura e no desenvolvimento de habilidades linguísticas, com uma análise quantitativa baseada em relatórios de desempenho fornecidos pelas plataformas. Esses relatórios incluíram dados como tempo de leitura, progresso individual e preferências literárias dos estudantes, permitindo uma avaliação mais precisa do impacto dessas ferramentas no engajamento e no desenvolvimento da leitura. Os resultados indicam que o uso de recursos digitais no contexto educacional potencializa o engajamento dos alunos, sobretudo por meio de estratégias interativas, como gamificação, trilhas de aprendizagem e sugestões personalizadas de leitura. As plataformas analisadas demonstraram impacto positivo na ampliação do repertório literário e na melhora da compreensão textual, especialmente ao adaptarem os conteúdos ao nível de proficiência e aos interesses dos estudantes. Conclui-se que a tecnologia possui grande potencial para tornar o hábito da leitura mais acessível e atrativo, sobretudo ao oferecer recursos personalizados e interativos. No entanto, destaca-se a importância da formação de educadores para a implementação pedagógica eficaz dessas ferramentas. Sugere-se, ainda, que futuras investigações explorem os impactos sociais e emocionais dessa abordagem, especialmente no que diz respeito à formação de leitores críticos e autônomos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10919_TB6620_10112025235421.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TALITA SAMARA CARVALHO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "TALITA" "autor_email" => "talitasamaraadm@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127779 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6620 "inscrito_id" => 10919 "titulo" => "RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO FACILITADORES DO HÁBITO DE LEITURA NA EDUCAÇÃO" "resumo" => "A integração da tecnologia ao ambiente educacional tem se revelado uma estratégia eficaz para estimular o hábito da leitura entre estudantes (SILVA, 2023). Este estudo tem como objetivo analisar de que forma ferramentas tecnológicas podem contribuir para o desenvolvimento do interesse pela leitura, especialmente entre crianças e jovens. Para isso, foram investigadas três plataformas educacionais amplamente utilizadas no Brasil — Árvore Livros, Letrus e Kobo by Rakuten — que utilizam recursos digitais com o propósito de fomentar a leitura. A pesquisa adota uma abordagem mista, combinando revisão bibliográfica, voltada à compreensão dos fundamentos teóricos sobre o uso da tecnologia na promoção da leitura e no desenvolvimento de habilidades linguísticas, com uma análise quantitativa baseada em relatórios de desempenho fornecidos pelas plataformas. Esses relatórios incluíram dados como tempo de leitura, progresso individual e preferências literárias dos estudantes, permitindo uma avaliação mais precisa do impacto dessas ferramentas no engajamento e no desenvolvimento da leitura. Os resultados indicam que o uso de recursos digitais no contexto educacional potencializa o engajamento dos alunos, sobretudo por meio de estratégias interativas, como gamificação, trilhas de aprendizagem e sugestões personalizadas de leitura. As plataformas analisadas demonstraram impacto positivo na ampliação do repertório literário e na melhora da compreensão textual, especialmente ao adaptarem os conteúdos ao nível de proficiência e aos interesses dos estudantes. Conclui-se que a tecnologia possui grande potencial para tornar o hábito da leitura mais acessível e atrativo, sobretudo ao oferecer recursos personalizados e interativos. No entanto, destaca-se a importância da formação de educadores para a implementação pedagógica eficaz dessas ferramentas. Sugere-se, ainda, que futuras investigações explorem os impactos sociais e emocionais dessa abordagem, especialmente no que diz respeito à formação de leitores críticos e autônomos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10919_TB6620_10112025235421.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TALITA SAMARA CARVALHO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "TALITA" "autor_email" => "talitasamaraadm@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }