COMO TORNAR VISÍVEL OS PERCURSOS DAS CRIANÇAS ATRAVÉS DA DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA: A EXPERIÊNCIA DE UM GRUPO 4 CONSTRUINDO UM HERBÁRIO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127792 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6650 "inscrito_id" => 13430 "titulo" => "COMO TORNAR VISÍVEL OS PERCURSOS DAS CRIANÇAS ATRAVÉS DA DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA: A EXPERIÊNCIA DE UM GRUPO 4 CONSTRUINDO UM HERBÁRIO" "resumo" => "O presente artigo busca elucidar o processo de construção de uma documentação pedagógica que evidencie os interesses, buscas e produções de um grupo de crianças de 4 e 5 anos de um CEI da rede privada de Recife, o qual tem como inspiração teórico-prática a abordagem Reggio Emilia. Para tanto, compartilhará a experiência do projeto “Investigações botânicas”, motivado pelo interesse das crianças em pesquisar a respeito das raízes e posteriormente as demais partes das plantas presentes em seu cotidiano, e acompanhado da observação atenta aos seus diálogos, hipóteses e questionamentos. A inquietação provocada pelo questionar “Como observar e registrar de modo a tornar visível o protagonismo das crianças?” impulsionou a produção de um documento entrelaçado ao vivenciar do grupo, sendo ele um herbário. Em primeiro momento, serão expostos recortes do projeto investigativo explicitando ao leitor algumas sessões oportunizadas que transpassaram rodas de conversa, produção de listas e gráficos, vivências de grafismo, envio de pesquisas e coleta de materiais. Por seguinte, nos dedicaremos a comunicar o percurso de construção dos documentos, que abrange o processo de seleção de narrativas, organização de registros e estruturação dos dados coletados em um projeto gráfico. Por fim, apresentaremos a documentação produzida de modo a explicitar seu conteúdo e pôr em evidência os processos criativos das crianças enquanto produtoras de conhecimento. Com isso, exaltamos o herbário enquanto um material que evidencia as singularidades de cada criança e narra um processo significativo com respeito e fidelidade às experiências vivenciadas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13430_TB6650_30102025235717.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNA LUNA WANDERLEY" "autor_nome_curto" => "BRUNA WANDERLEY" "autor_email" => "brunalunaprof@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127792 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6650 "inscrito_id" => 13430 "titulo" => "COMO TORNAR VISÍVEL OS PERCURSOS DAS CRIANÇAS ATRAVÉS DA DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA: A EXPERIÊNCIA DE UM GRUPO 4 CONSTRUINDO UM HERBÁRIO" "resumo" => "O presente artigo busca elucidar o processo de construção de uma documentação pedagógica que evidencie os interesses, buscas e produções de um grupo de crianças de 4 e 5 anos de um CEI da rede privada de Recife, o qual tem como inspiração teórico-prática a abordagem Reggio Emilia. Para tanto, compartilhará a experiência do projeto “Investigações botânicas”, motivado pelo interesse das crianças em pesquisar a respeito das raízes e posteriormente as demais partes das plantas presentes em seu cotidiano, e acompanhado da observação atenta aos seus diálogos, hipóteses e questionamentos. A inquietação provocada pelo questionar “Como observar e registrar de modo a tornar visível o protagonismo das crianças?” impulsionou a produção de um documento entrelaçado ao vivenciar do grupo, sendo ele um herbário. Em primeiro momento, serão expostos recortes do projeto investigativo explicitando ao leitor algumas sessões oportunizadas que transpassaram rodas de conversa, produção de listas e gráficos, vivências de grafismo, envio de pesquisas e coleta de materiais. Por seguinte, nos dedicaremos a comunicar o percurso de construção dos documentos, que abrange o processo de seleção de narrativas, organização de registros e estruturação dos dados coletados em um projeto gráfico. Por fim, apresentaremos a documentação produzida de modo a explicitar seu conteúdo e pôr em evidência os processos criativos das crianças enquanto produtoras de conhecimento. Com isso, exaltamos o herbário enquanto um material que evidencia as singularidades de cada criança e narra um processo significativo com respeito e fidelidade às experiências vivenciadas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13430_TB6650_30102025235717.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNA LUNA WANDERLEY" "autor_nome_curto" => "BRUNA WANDERLEY" "autor_email" => "brunalunaprof@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }