Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: COMPARAÇÃO DO ENSINO NAS ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES E AS CONSEQUÊNCIAS DO NOVO ENSINO MÉDIO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A realização do estágio supervisionado permitiu observar uma escola particular e como é sua metodologia, e constatou-se que, além das metodologias ativas utilizadas de maneira eficiente é possível observar de forma crítica as diferenças estruturais e metodológicas entre escolas públicas e particulares, especialmente após a implementação do Novo Ensino Médio. As escolas particulares têm se destacado por seu desempenho em exames como o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e vestibulares tanto em universidades estaduais como federais, reflexo de práticas pedagógicas mais planejadas, metodologias ativas e maior investimento em infraestrutura e formação docente. Já nas escolas públicas, notou-se uma redução significativa na carga horária de disciplinas como Ciências da Natureza e Ciências Humanas, o que impacta diretamente a aprendizagem dos estudantes e o desempenho em avaliações externas. Além disso, os professores da rede pública enfrentam o desafio de cumprir conteúdos extensos em menos tempo, o que compromete a qualidade da explicação e a participação dos alunos. Enquanto isso, instituições privadas continuam adotando planejamentos eficazes, garantindo não só a manutenção da carga horária, mas também a diversidade de estratégias de ensino. Essa desigualdade reflete os efeitos de uma política educacional que não considera as particularidades da rede pública, ampliando a lacuna entre os dois modelos. A partir dessa vivência, torna-se evidente a necessidade de revisão da implementação do Novo Ensino Médio, garantindo equidade e qualidade no ensino para todos os estudantes.

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