RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A IMPORTÂNCIA DA ROTINA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127798 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6663 "inscrito_id" => 5530 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A IMPORTÂNCIA DA ROTINA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS" "resumo" => "Este artigo apresenta um relato de experiência realizado durante o estágio supervisionado na Educação Infantil, com foco na importância da organização da rotina pedagógica para o desenvolvimento cognitivo e socioafetivo das crianças. Neste contexto, indagamos: De que forma a organização da rotina pedagógica na Educação Infantil contribui para o desenvolvimento cognitivo e socioafetivo das crianças? A investigação adota uma abordagem qualitativa e natureza exploratória. Teve como principais objetivos: analisar a importância da rotina pedagógica no contexto da Educação Infantil e seu impacto no desenvolvimento infantil; investigar como as rotinas estruturadas influenciam a aprendizagem e a socialização das crianças; identificar práticas pedagógicas eficazes na organização da rotina que favorecem o desenvolvimento integral; e relatar experiências vivenciadas durante o estágio, destacando os desafios e estratégias na implementação da rotina. As reflexões teóricas fundamentam-se nos estudos de Barbosa (2006), Rapoport et al. (2017), Horn (2004), Moyles (2010) e Bardin (2011), que contribuíram para compreender como a rotina influencia o cotidiano escolar e o processo de aprendizagem na infância. Foram utilizados como instrumentos metodológicos a observação participante e o diário de campo. Os resultados apontam que rotinas planejadas e flexíveis proporcionam segurança, previsibilidade e favorecem a autonomia e o protagonismo infantil, além de fortalecer os vínculos afetivos e promover aprendizagens significativas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5530_TB6663_10112025175844.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROMILDA MÁRCIA TAVARES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Romilda Márcia" "autor_email" => "rmarciatdoss@aluno.uespi.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127798 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6663 "inscrito_id" => 5530 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A IMPORTÂNCIA DA ROTINA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS" "resumo" => "Este artigo apresenta um relato de experiência realizado durante o estágio supervisionado na Educação Infantil, com foco na importância da organização da rotina pedagógica para o desenvolvimento cognitivo e socioafetivo das crianças. Neste contexto, indagamos: De que forma a organização da rotina pedagógica na Educação Infantil contribui para o desenvolvimento cognitivo e socioafetivo das crianças? A investigação adota uma abordagem qualitativa e natureza exploratória. Teve como principais objetivos: analisar a importância da rotina pedagógica no contexto da Educação Infantil e seu impacto no desenvolvimento infantil; investigar como as rotinas estruturadas influenciam a aprendizagem e a socialização das crianças; identificar práticas pedagógicas eficazes na organização da rotina que favorecem o desenvolvimento integral; e relatar experiências vivenciadas durante o estágio, destacando os desafios e estratégias na implementação da rotina. As reflexões teóricas fundamentam-se nos estudos de Barbosa (2006), Rapoport et al. (2017), Horn (2004), Moyles (2010) e Bardin (2011), que contribuíram para compreender como a rotina influencia o cotidiano escolar e o processo de aprendizagem na infância. Foram utilizados como instrumentos metodológicos a observação participante e o diário de campo. Os resultados apontam que rotinas planejadas e flexíveis proporcionam segurança, previsibilidade e favorecem a autonomia e o protagonismo infantil, além de fortalecer os vínculos afetivos e promover aprendizagens significativas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5530_TB6663_10112025175844.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROMILDA MÁRCIA TAVARES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Romilda Márcia" "autor_email" => "rmarciatdoss@aluno.uespi.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }