EXPERIÊNCIAS SILENCIADAS E ENSINO DE HISTÓRIA: UMA ANÁLISE DE ANÚNCIOS DE VENDA DE ESCRAVIZADOS NO DIÁRIO DE PERNAMBUCO (1830–1850)
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Para tanto, foram selecionados e analisados qualitativamente X jornais disponíveis na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, com ênfase nos anúncios referentes à comercialização de indivíduos escravizados. A metodologia adotada é de caráter documental, qualitativo e analítico, fundamentada nas contribuições teóricas de E. P. Thompson, especialmente na valorização da experiência dos sujeitos comuns e na noção de “costume em comum”, e de Tânia Regina de Lucca, no que se refere à leitura crítica de periódicos como fontes históricas. Os achados da pesquisa demonstram que os anúncios, embora produzidos a partir de uma lógica mercantil e senhorial, revelam indícios sobre a vida, os saberes e as subjetividades dos sujeitos escravizados, ainda que sob a lente da coisificação. Essas fontes permitem identificar pistas sobre idades, habilidades, procedências e condições físicas, bem como as estratégias de classificação e valoração impostas pelo regime escravista. 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