Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA: UMA PROPOSIÇÃO ARTICULADA AO "COMPROMISSO NACIONAL CRIANÇA ALFABETIZADA"

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

De modo geral, a garantia de qualidade e equidade da educação, sobretudo, no contexto da Educação Básica da rede pública brasileira, ainda despontam nas demandas das políticas educacionais. Com base nisso, salienta-se a consolidação da alfabetização de crianças no 2º ano, cuja referência tem-se a política “Compromisso Nacional Criança Alfabetizada”, criada pelo Governo Federal, em 2023, e materializada mediante adesão de entes federados, municípios e Distrito Federal. A partir dessa proposta, visa-se apresentar as contribuições da Psicopedagogia Institucional na escola pública, pois, reconhece-se a relevância do psicopedagogo na identificação e intervenção precoce das dificuldades e dos problemas de aprendizagem, como também, das potencialidades das aprendizagens consolidadas pelos estudantes. À luz das concepções e das potencialidades da Psicopedagogia Institucional e da importância do psicopedagogo na escola pública, expõe-se uma proposição que converge nas diretrizes e perspectivas dessa política pública, com ênfase nessa fase de escolarização. Para tanto, o percurso teórico-metodológico tem como pilares as pesquisas documental e bibliográfica, de abordagem qualitativa para a produção e análise dos dados. O estudo indica a necessidade de fortalecimento das ações da escola pública em prol da consolidação da alfabetização de crianças do 2º ano, de maneira equitativa e qualificada, sendo imprescindível a Psicopedagogia Institucional.

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