PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA: UMA PROPOSIÇÃO ARTICULADA AO "COMPROMISSO NACIONAL CRIANÇA ALFABETIZADA"
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127800 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6665 "inscrito_id" => 12395 "titulo" => "PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA: UMA PROPOSIÇÃO ARTICULADA AO "COMPROMISSO NACIONAL CRIANÇA ALFABETIZADA"" "resumo" => "De modo geral, a garantia de qualidade e equidade da educação, sobretudo, no contexto da Educação Básica da rede pública brasileira, ainda despontam nas demandas das políticas educacionais. Com base nisso, salienta-se a consolidação da alfabetização de crianças no 2º ano, cuja referência tem-se a política “Compromisso Nacional Criança Alfabetizada”, criada pelo Governo Federal, em 2023, e materializada mediante adesão de entes federados, municípios e Distrito Federal. A partir dessa proposta, visa-se apresentar as contribuições da Psicopedagogia Institucional na escola pública, pois, reconhece-se a relevância do psicopedagogo na identificação e intervenção precoce das dificuldades e dos problemas de aprendizagem, como também, das potencialidades das aprendizagens consolidadas pelos estudantes. À luz das concepções e das potencialidades da Psicopedagogia Institucional e da importância do psicopedagogo na escola pública, expõe-se uma proposição que converge nas diretrizes e perspectivas dessa política pública, com ênfase nessa fase de escolarização. Para tanto, o percurso teórico-metodológico tem como pilares as pesquisas documental e bibliográfica, de abordagem qualitativa para a produção e análise dos dados. O estudo indica a necessidade de fortalecimento das ações da escola pública em prol da consolidação da alfabetização de crianças do 2º ano, de maneira equitativa e qualificada, sendo imprescindível a Psicopedagogia Institucional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12395_TB6665_03112025094458.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARLIZE DRESSLER" "autor_nome_curto" => "MARLIZE" "autor_email" => "marlizedressler2602@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127800 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6665 "inscrito_id" => 12395 "titulo" => "PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA: UMA PROPOSIÇÃO ARTICULADA AO "COMPROMISSO NACIONAL CRIANÇA ALFABETIZADA"" "resumo" => "De modo geral, a garantia de qualidade e equidade da educação, sobretudo, no contexto da Educação Básica da rede pública brasileira, ainda despontam nas demandas das políticas educacionais. Com base nisso, salienta-se a consolidação da alfabetização de crianças no 2º ano, cuja referência tem-se a política “Compromisso Nacional Criança Alfabetizada”, criada pelo Governo Federal, em 2023, e materializada mediante adesão de entes federados, municípios e Distrito Federal. A partir dessa proposta, visa-se apresentar as contribuições da Psicopedagogia Institucional na escola pública, pois, reconhece-se a relevância do psicopedagogo na identificação e intervenção precoce das dificuldades e dos problemas de aprendizagem, como também, das potencialidades das aprendizagens consolidadas pelos estudantes. À luz das concepções e das potencialidades da Psicopedagogia Institucional e da importância do psicopedagogo na escola pública, expõe-se uma proposição que converge nas diretrizes e perspectivas dessa política pública, com ênfase nessa fase de escolarização. Para tanto, o percurso teórico-metodológico tem como pilares as pesquisas documental e bibliográfica, de abordagem qualitativa para a produção e análise dos dados. O estudo indica a necessidade de fortalecimento das ações da escola pública em prol da consolidação da alfabetização de crianças do 2º ano, de maneira equitativa e qualificada, sendo imprescindível a Psicopedagogia Institucional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12395_TB6665_03112025094458.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARLIZE DRESSLER" "autor_nome_curto" => "MARLIZE" "autor_email" => "marlizedressler2602@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }