IMPACTOS DA BNCC E DA CONTRARREFORMA DO ENSINO MÉDIO NO CURRÍCULO ESCOLAR: SENTIDOS EM DISPUTA NO ENSINO DE BIOLOGIA (2017-2023)
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Adotando uma perspectiva teórico-metodológica ancorada nos estudos de currículo como prática discursiva (Lopes; Macedo, 2011), e na teoria social do discurso (Laclau; Mouffe, 2015), a investigação articula conceitos como recontextualização, hegemonia e disputa de sentidos no campo educacional. Metodologicamente, optou-se pela realização de uma revisão bibliográfica do tipo estado da arte (Ferreira, 2002; Morosini, 2021), com foco na produção acadêmica entre 2017 e 2023. Os resultados parciais apontam para um processo de esvaziamento do ensino de Biologia enquanto disciplina escolar, progressivamente subsumida à área de Ciências da Natureza, o que acarreta a fragmentação do conhecimento, a descontinuidade de saberes historicamente consolidados e a descaracterização do ensino de Biologia como campo de saber autônomo. 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