CULTURA, EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE NA AMAZÔNIA: EXPERIÊNCIAS AUDIOVISUAIS COMO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127812 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6690 "inscrito_id" => 13618 "titulo" => "CULTURA, EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE NA AMAZÔNIA: EXPERIÊNCIAS AUDIOVISUAIS COMO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "resumo" => "O presente trabalho teve como objetivo analisar a contribuição dos recursos audiovisuais na formação inicial e continuada de professores, a partir das observações realizadas no Laboratório de Ensino, Pesquisa e Experiências Transdisciplinares em Educação (LEPETE), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), durante a disciplina de Prática de Ensino I, no curso de especialização em Educação Museal. A pesquisa fundamentou-se em uma abordagem qualitativa, apresentando narrativas de estudantes de cursos de licenciatura e de professores da educação básica, ancoradas nos pensamentos de autores como Morin (2014) e Nóvoa (2007), que enfatizam a prática docente, bem como de Carvalho (2001) e Chauí (2020), cujas abordagens ressaltam a importância das políticas culturais. As atividades extensionistas observadas — como a TV LEPETE e o Laboratório de Criação, Imagens e Sons (LACRI) — evidenciaram o potencial dos recursos audiovisuais como mediadores do conhecimento, fortalecendo a articulação entre cultura e educação. A primeira, em especial, destacou-se por produzir desenhos animados baseados em lendas amazônicas e questões regionais para utilização como recurso pedagógico. As experiências promovidas pelo LEPETE demonstraram como metodologias ativas e transdisciplinares contribuíram para a implementação de práticas pedagógicas mais engajadoras, acessíveis e contextualizadas com a realidade social e cultural dos educandos. Ademais, foram identificados desafios pedagógicos e estruturais, tais como a carência de formação específica para o uso de novos recursos didáticos, a limitação da infraestrutura nas escolas e a necessidade de uma maior integração entre espaços educativos formais e não formais. As reflexões realizadas apontaram para a importância de investimentos na formação docente, no fortalecimento de parcerias institucionais e na ampliação do uso de recursos tecnológicos e culturais no ambiente escolar, com vistas à democratização do conhecimento, ao fortalecimento da identidade cultural e à construção de uma educação mais crítica e transformadora." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13618_TB6690_30102025201804.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELIPE COSTA PASSOS ANVERES" "autor_nome_curto" => "FELIPE ANVERES" "autor_email" => "fanveres@uea.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127812 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6690 "inscrito_id" => 13618 "titulo" => "CULTURA, EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE NA AMAZÔNIA: EXPERIÊNCIAS AUDIOVISUAIS COMO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "resumo" => "O presente trabalho teve como objetivo analisar a contribuição dos recursos audiovisuais na formação inicial e continuada de professores, a partir das observações realizadas no Laboratório de Ensino, Pesquisa e Experiências Transdisciplinares em Educação (LEPETE), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), durante a disciplina de Prática de Ensino I, no curso de especialização em Educação Museal. A pesquisa fundamentou-se em uma abordagem qualitativa, apresentando narrativas de estudantes de cursos de licenciatura e de professores da educação básica, ancoradas nos pensamentos de autores como Morin (2014) e Nóvoa (2007), que enfatizam a prática docente, bem como de Carvalho (2001) e Chauí (2020), cujas abordagens ressaltam a importância das políticas culturais. As atividades extensionistas observadas — como a TV LEPETE e o Laboratório de Criação, Imagens e Sons (LACRI) — evidenciaram o potencial dos recursos audiovisuais como mediadores do conhecimento, fortalecendo a articulação entre cultura e educação. A primeira, em especial, destacou-se por produzir desenhos animados baseados em lendas amazônicas e questões regionais para utilização como recurso pedagógico. As experiências promovidas pelo LEPETE demonstraram como metodologias ativas e transdisciplinares contribuíram para a implementação de práticas pedagógicas mais engajadoras, acessíveis e contextualizadas com a realidade social e cultural dos educandos. Ademais, foram identificados desafios pedagógicos e estruturais, tais como a carência de formação específica para o uso de novos recursos didáticos, a limitação da infraestrutura nas escolas e a necessidade de uma maior integração entre espaços educativos formais e não formais. As reflexões realizadas apontaram para a importância de investimentos na formação docente, no fortalecimento de parcerias institucionais e na ampliação do uso de recursos tecnológicos e culturais no ambiente escolar, com vistas à democratização do conhecimento, ao fortalecimento da identidade cultural e à construção de uma educação mais crítica e transformadora." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13618_TB6690_30102025201804.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELIPE COSTA PASSOS ANVERES" "autor_nome_curto" => "FELIPE ANVERES" "autor_email" => "fanveres@uea.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }