Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CULTURA, EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE NA AMAZÔNIA: EXPERIÊNCIAS AUDIOVISUAIS COMO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo analisar a contribuição dos recursos audiovisuais na formação inicial e continuada de professores, a partir das observações realizadas no Laboratório de Ensino, Pesquisa e Experiências Transdisciplinares em Educação (LEPETE), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), durante a disciplina de Prática de Ensino I, no curso de especialização em Educação Museal. A pesquisa fundamentou-se em uma abordagem qualitativa, apresentando narrativas de estudantes de cursos de licenciatura e de professores da educação básica, ancoradas nos pensamentos de autores como Morin (2014) e Nóvoa (2007), que enfatizam a prática docente, bem como de Carvalho (2001) e Chauí (2020), cujas abordagens ressaltam a importância das políticas culturais. As atividades extensionistas observadas — como a TV LEPETE e o Laboratório de Criação, Imagens e Sons (LACRI) — evidenciaram o potencial dos recursos audiovisuais como mediadores do conhecimento, fortalecendo a articulação entre cultura e educação. A primeira, em especial, destacou-se por produzir desenhos animados baseados em lendas amazônicas e questões regionais para utilização como recurso pedagógico. As experiências promovidas pelo LEPETE demonstraram como metodologias ativas e transdisciplinares contribuíram para a implementação de práticas pedagógicas mais engajadoras, acessíveis e contextualizadas com a realidade social e cultural dos educandos. Ademais, foram identificados desafios pedagógicos e estruturais, tais como a carência de formação específica para o uso de novos recursos didáticos, a limitação da infraestrutura nas escolas e a necessidade de uma maior integração entre espaços educativos formais e não formais. As reflexões realizadas apontaram para a importância de investimentos na formação docente, no fortalecimento de parcerias institucionais e na ampliação do uso de recursos tecnológicos e culturais no ambiente escolar, com vistas à democratização do conhecimento, ao fortalecimento da identidade cultural e à construção de uma educação mais crítica e transformadora.

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