Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FORMAÇÃO CONTINUADA COMO CAMINHO PARA A (RE)CONSTRUÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

RESUMO Este estudo tem como foco a relevância da formação continuada na desconstrução e reconstrução das práticas pedagógicas de professores da educação básica. Diante das constantes transformações nas políticas educacionais, é necessário compreender como os processos formativos contribuem para a ressignificação da prática docente e para a valorização profissional. A pesquisa tem como objetivo geral analisar de que forma a formação continuada colabora para o aprimoramento das ações pedagógicas. Especificamente, busca identificar concepções de formação presentes nas políticas públicas; compreender as experiências vividas pelos docentes; investigar os efeitos da formação nas práticas escolares; e refletir sobre seus limites e possibilidades. A metodologia adotada é qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, com base em revisão bibliográfica e entrevistas com professores da rede pública. A análise dos dados será orientada pela técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2016). O referencial teórico fundamenta-se em autores como Libâneo (2016), ao discutir o desfiguramento da escola diante de políticas gerencialistas; Lino e Arruda (2023), que abordam os processos de (de)formação docente; Cury (2023), ao destacar a educação como direito garantido pela Constituição de 1988; Saviani (2015), que ressalta a especificidade da educação e sua articulação com a formação humana. Os resultados da pesquisa evidenciam que a formação continuada, quando significativa e contextualizada, tem potencial para transformar práticas pedagógicas, favorecendo a adoção de metodologias mais críticas, reflexivas e alinhadas à realidade escolar. Os relatos dos professores participantes demonstram mudanças concretas em suas concepções de ensino, maior autonomia na tomada de decisões pedagógicas e fortalecimento do compromisso com uma educação de qualidade. Verificou-se, ainda, que propostas formativas que consideram as especificidades locais e valorizam a escuta dos docentes contribuem diretamente para a valorização da docência e para a construção de práticas mais coerentes com as demandas da escola pública.

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