A FORMAÇÃO CONTINUADA COMO CAMINHO PARA A (RE)CONSTRUÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127821 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6711 "inscrito_id" => 14997 "titulo" => "A FORMAÇÃO CONTINUADA COMO CAMINHO PARA A (RE)CONSTRUÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "RESUMO Este estudo tem como foco a relevância da formação continuada na desconstrução e reconstrução das práticas pedagógicas de professores da educação básica. Diante das constantes transformações nas políticas educacionais, é necessário compreender como os processos formativos contribuem para a ressignificação da prática docente e para a valorização profissional. A pesquisa tem como objetivo geral analisar de que forma a formação continuada colabora para o aprimoramento das ações pedagógicas. Especificamente, busca identificar concepções de formação presentes nas políticas públicas; compreender as experiências vividas pelos docentes; investigar os efeitos da formação nas práticas escolares; e refletir sobre seus limites e possibilidades. A metodologia adotada é qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, com base em revisão bibliográfica e entrevistas com professores da rede pública. A análise dos dados será orientada pela técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2016). O referencial teórico fundamenta-se em autores como Libâneo (2016), ao discutir o desfiguramento da escola diante de políticas gerencialistas; Lino e Arruda (2023), que abordam os processos de (de)formação docente; Cury (2023), ao destacar a educação como direito garantido pela Constituição de 1988; Saviani (2015), que ressalta a especificidade da educação e sua articulação com a formação humana. Os resultados da pesquisa evidenciam que a formação continuada, quando significativa e contextualizada, tem potencial para transformar práticas pedagógicas, favorecendo a adoção de metodologias mais críticas, reflexivas e alinhadas à realidade escolar. Os relatos dos professores participantes demonstram mudanças concretas em suas concepções de ensino, maior autonomia na tomada de decisões pedagógicas e fortalecimento do compromisso com uma educação de qualidade. Verificou-se, ainda, que propostas formativas que consideram as especificidades locais e valorizam a escuta dos docentes contribuem diretamente para a valorização da docência e para a construção de práticas mais coerentes com as demandas da escola pública." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14997_TB6711_30102025105032.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSIVÂNIA RIBEIRO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ROSIVÂNIA" "autor_email" => "rosivaniaribeiro.educadora@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127821 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6711 "inscrito_id" => 14997 "titulo" => "A FORMAÇÃO CONTINUADA COMO CAMINHO PARA A (RE)CONSTRUÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "RESUMO Este estudo tem como foco a relevância da formação continuada na desconstrução e reconstrução das práticas pedagógicas de professores da educação básica. Diante das constantes transformações nas políticas educacionais, é necessário compreender como os processos formativos contribuem para a ressignificação da prática docente e para a valorização profissional. A pesquisa tem como objetivo geral analisar de que forma a formação continuada colabora para o aprimoramento das ações pedagógicas. Especificamente, busca identificar concepções de formação presentes nas políticas públicas; compreender as experiências vividas pelos docentes; investigar os efeitos da formação nas práticas escolares; e refletir sobre seus limites e possibilidades. A metodologia adotada é qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, com base em revisão bibliográfica e entrevistas com professores da rede pública. A análise dos dados será orientada pela técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2016). O referencial teórico fundamenta-se em autores como Libâneo (2016), ao discutir o desfiguramento da escola diante de políticas gerencialistas; Lino e Arruda (2023), que abordam os processos de (de)formação docente; Cury (2023), ao destacar a educação como direito garantido pela Constituição de 1988; Saviani (2015), que ressalta a especificidade da educação e sua articulação com a formação humana. Os resultados da pesquisa evidenciam que a formação continuada, quando significativa e contextualizada, tem potencial para transformar práticas pedagógicas, favorecendo a adoção de metodologias mais críticas, reflexivas e alinhadas à realidade escolar. Os relatos dos professores participantes demonstram mudanças concretas em suas concepções de ensino, maior autonomia na tomada de decisões pedagógicas e fortalecimento do compromisso com uma educação de qualidade. Verificou-se, ainda, que propostas formativas que consideram as especificidades locais e valorizam a escuta dos docentes contribuem diretamente para a valorização da docência e para a construção de práticas mais coerentes com as demandas da escola pública." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14997_TB6711_30102025105032.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSIVÂNIA RIBEIRO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ROSIVÂNIA" "autor_email" => "rosivaniaribeiro.educadora@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }