Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DE PANELA EM PANELA, A GENTE CONSTRÓI CONSCIÊNCIA AMBIENTAL E PROMOVE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este resumo apresenta um relato de experiência resultante da atividade de extensão desenvolvida na disciplina “Sustentabilidade, Meio Ambiente e Mídia”, ofertada aos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade Vale do Rio Doce (Univale). A atividade consistiu na criação de uma campanha de visibilidade institucional para a Associação dos Catadores de Resíduos Sólidos Reciclando Hoje Por Um Futuro Melhor (Ascarf), com sede no Distrito Industrial de Governador Valadares-MG. Fundamentado em uma abordagem crítica sobre o papel da comunicação na transformação social (Dias, 2014; Hoff, 2020), o projeto mobilizou princípios do marketing social e do jornalismo ambiental para promover a educação ambiental e o fortalecimento da economia circular. Os estudantes foram organizados em grupos que simularam setores de uma agência experimental, realizando tarefas de apuração, criação, audiovisual, assessoria de imprensa e mídias sociais. Entre os produtos elaborados, destacam-se peças gráficas, vídeo publicitário e estratégias para engajamento digital, incluindo a campanha “Panela Velha”, veiculada em mídias locais e regionais. O projeto permitiu ampliar o alcance da associação, que obteve maior visibilidade, arrecadou recursos com a venda das panelas doadas, construiu o muro de sua sede, melhorou temporariamente a renda dos catadores e nos meses seguintes foi incluída pela Prefeitura no programa de coleta seletiva do município. O projeto também reforçou a importância do trabalho dos catadores para a sustentabilidade urbana. Alinhado ao Indicador 1.5 do instrumento de avaliação de cursos de graduação do MEC (Brasil, 2017), o projeto contemplou conteúdos curriculares pertinentes à política de educação ambiental, promovendo formação cidadã, crítica e socialmente comprometida. Como resultado, os estudantes vivenciaram a articulação entre teoria e prática, exercitando competências comunicacionais voltadas à inclusão social, à preservação ambiental e à valorização dos saberes populares. A experiência reforça o potencial transformador da extensão no desenvolvimento de projetos sustentáveis com impacto real na comunidade local.

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