FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO BRASIL: EVOLUÇÃO, DESAFIOS E PRÁTICAS EFICAZES
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Fundamenta-se em “Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa” (Freire, 1996), que defende a autonomia do educador na construção do conhecimento; em “Saberes Docentes e Formação Profissional” (Tardif, 2002), que aborda a importância dos saberes experienciais; e na obra “Os Professores e a sua Formação” (Nóvoa, 1992), que enfatiza a identidade e o desenvolvimento profissional docente. Metodologicamente, a pesquisa baseia-se na análise de literatura técnico-científica, tais como normas legais e obras acadêmicas que discutem políticas e práticas eficazes na formação continuada. Os resultados desses estudos indicam que, apesar das políticas públicas existentes, como o Parfor (Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica) e o PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), a formação dos professores ainda enfrenta desafios como a desvalorização profissional, a fragmentação dos programas e a falta de articulação entre teoria e prática. Evidencia-se a necessidade de uma formação que valorize a experiência docente, incentive a reflexão crítica e promova a autonomia dos professores. Conclui-se que investir em programas de formação continuada e contextualizados fortalece não apenas o desenvolvimento profissional dos docentes, mas também a qualidade do ensino." 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