Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS DISCIPLINAS DE PESQUISA NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DO DISTRITO FEDERAL E GOIÁS E SUA IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA DO PROFESSOR

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127832
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6737
    "inscrito_id" => 14530
    "titulo" => "AS DISCIPLINAS DE PESQUISA NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DO DISTRITO FEDERAL E GOIÁS E SUA IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA DO PROFESSOR"
    "resumo" => "A pesquisa no campo da educação se configura como um elemento essencial para o desenvolvimento da práxis reflexiva dos professores, permitindo a integração entre teoria e prática, fazendo-se compreender parte do processo e concebendo uma postura política e social que a prática docente exige. Nesse sentido, o presente estudo adotou uma metodologia qualitativa, com base em uma análise documental dos cursos de Pedagogia em instituições públicas situadas no Distrito Federal e em Goiás. A pesquisa revelou uma diversidade de nomenclaturas empregadas para se referir a disciplinas que abordam essa temática, desde disciplinas mais gerais, como as de Metodologias Científicas, além de outras que focam na, Pesquisa em Educação e Métodos. Diante disso, o estudo possibilitou inferir que o sentido de oferta de muitas dessas disciplinas trabalham os horizontes da pesquisa além da fundamentação ou preparo específico do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), mas também, colaborando como uma das áreas oportunizadas para atuação com a formação no curso de Pedagogia, ampliando, assim, a visão crítica e investigativa dos futuros educadores. Ademais, em sua maioria, são ofertadas como componentes curriculares obrigatórios do curso, evidenciando a importância da pesquisa no processo formativo dos futuros profissionais da educação. Concluindo assim, a pesquisa fundamentada em um processo contínuo e emancipatório de ação e reflexão do trabalho docente, possibilita a busca por soluções para as problemáticas que surgem no contexto educacional e contribui para a melhoria da qualidade do ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14530_TB6737_30102025100619.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA JULIA DE JESUS NUNES"
    "autor_nome_curto" => "ANA"
    "autor_email" => "anajjnunes92@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127832
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6737
    "inscrito_id" => 14530
    "titulo" => "AS DISCIPLINAS DE PESQUISA NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DO DISTRITO FEDERAL E GOIÁS E SUA IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA DO PROFESSOR"
    "resumo" => "A pesquisa no campo da educação se configura como um elemento essencial para o desenvolvimento da práxis reflexiva dos professores, permitindo a integração entre teoria e prática, fazendo-se compreender parte do processo e concebendo uma postura política e social que a prática docente exige. Nesse sentido, o presente estudo adotou uma metodologia qualitativa, com base em uma análise documental dos cursos de Pedagogia em instituições públicas situadas no Distrito Federal e em Goiás. A pesquisa revelou uma diversidade de nomenclaturas empregadas para se referir a disciplinas que abordam essa temática, desde disciplinas mais gerais, como as de Metodologias Científicas, além de outras que focam na, Pesquisa em Educação e Métodos. Diante disso, o estudo possibilitou inferir que o sentido de oferta de muitas dessas disciplinas trabalham os horizontes da pesquisa além da fundamentação ou preparo específico do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), mas também, colaborando como uma das áreas oportunizadas para atuação com a formação no curso de Pedagogia, ampliando, assim, a visão crítica e investigativa dos futuros educadores. Ademais, em sua maioria, são ofertadas como componentes curriculares obrigatórios do curso, evidenciando a importância da pesquisa no processo formativo dos futuros profissionais da educação. Concluindo assim, a pesquisa fundamentada em um processo contínuo e emancipatório de ação e reflexão do trabalho docente, possibilita a busca por soluções para as problemáticas que surgem no contexto educacional e contribui para a melhoria da qualidade do ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14530_TB6737_30102025100619.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA JULIA DE JESUS NUNES"
    "autor_nome_curto" => "ANA"
    "autor_email" => "anajjnunes92@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A pesquisa no campo da educação se configura como um elemento essencial para o desenvolvimento da práxis reflexiva dos professores, permitindo a integração entre teoria e prática, fazendo-se compreender parte do processo e concebendo uma postura política e social que a prática docente exige. Nesse sentido, o presente estudo adotou uma metodologia qualitativa, com base em uma análise documental dos cursos de Pedagogia em instituições públicas situadas no Distrito Federal e em Goiás. A pesquisa revelou uma diversidade de nomenclaturas empregadas para se referir a disciplinas que abordam essa temática, desde disciplinas mais gerais, como as de Metodologias Científicas, além de outras que focam na, Pesquisa em Educação e Métodos. Diante disso, o estudo possibilitou inferir que o sentido de oferta de muitas dessas disciplinas trabalham os horizontes da pesquisa além da fundamentação ou preparo específico do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), mas também, colaborando como uma das áreas oportunizadas para atuação com a formação no curso de Pedagogia, ampliando, assim, a visão crítica e investigativa dos futuros educadores. Ademais, em sua maioria, são ofertadas como componentes curriculares obrigatórios do curso, evidenciando a importância da pesquisa no processo formativo dos futuros profissionais da educação. Concluindo assim, a pesquisa fundamentada em um processo contínuo e emancipatório de ação e reflexão do trabalho docente, possibilita a busca por soluções para as problemáticas que surgem no contexto educacional e contribui para a melhoria da qualidade do ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.