Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AÇAÍ NO ENSINO DE QUÍMICA: CRIANDO O SEU PRÓPRIO PAPEL INDICADOR NATURAL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho objetiva analisar as concepções pedagógicas de dois licenciandos em química na elaboração, produção e prática de ensino com um papel indicador ácido-base de açaí. É uma estratégia de ensino de Química contextualizado a partir da regionalidade de vida dos estudantes da Educação Básica. A pesquisa é qualitativa, na modalidade narrativa, pois narrar compreende um processo fundamental do ser humano, pois nós somos contadores de histórias. Como instrumentos para a construção dos textos de campo da pesquisa narrativa, utilizamos o diário de bordo dos dois licenciandos em Química e registros fotográficos da prática. Os dados foram tratados por meio da Análise Textual Discursiva, possibilitando categorias emergentes. Para o desenvolvimento da prática de ensino com indicador ácido-base, foram utilizados: extrato alcoolico de açaí, produzido mediante a masseração do fruto e álcool comercial (54°), papel microporoso em formato A4, capaz de comportar os micro-resíduos do extrato que caracterizam a mudança na coloração de acordo com a variação de acidez ou basicidade. Em seguida, o extrato foi adicionado a um recipiente contendo o papel até sua submersão. Com isso, o papel foi submetido a secagem e redução de tamanho para facilitação de sua manipulação e uso. O material produzido foi testado com substâncias do cotidiano, tais como: vinagre, sabão em pó solubilizado em água e extrato de fruta cítrica (limão). Assim, a proposta é relevante à medida que estimula o interesse dos estudantes nas aulas de Química, mediante sua aproximação com elementos do cotidiano. Além disso, para o professor, é uma forma de desenvolver e aperfeiçoar os aspectos docentes trabalhados em sua formação pedagógica, como na elaboração de materiais que auxiliem no processo de ensino-aprendizagem contextualizado.

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