Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA DA LEITURA DE IMAGEM NO PROCESSO DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127839
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6749
    "inscrito_id" => 12312
    "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA DA LEITURA DE IMAGEM NO PROCESSO DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "Neste trabalho pretendo trazer reflexões sobre a leitura de imagens no processo de letramento e como essa experiência pode ampliar as possibilidades das práticas docentes e contribuir na organização da mediação, auxiliando na interação e na compreensão da imagem no processo de letramento, possibilitando o letramento visual e ampliando repertório. Serão trabalhados alguns conceitos de livro objeto a partir da ótica de artistas como Edith Derdyk, Ulises Carrión. Trarei reflexões importantes sobre o conceito de leitura de imagens a partir do ponto de vista de Rui de Oliveira, sempre fazendo uma contextualização com “Letramentos”, de Mary Kalantzis. Finalizarei com dois exemplos de experiências de leitura de imagem como peça importante na construção do processo individual e de como a prática mediada da leitura de imagem podem contribuir nesse percurso do letramento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12312_TB6749_30102025204715.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANA ARAÚJO DE ALBUQUERQUE ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANA ARAÚJO"
    "autor_email" => "adrianakoolidje@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127839
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6749
    "inscrito_id" => 12312
    "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA DA LEITURA DE IMAGEM NO PROCESSO DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "Neste trabalho pretendo trazer reflexões sobre a leitura de imagens no processo de letramento e como essa experiência pode ampliar as possibilidades das práticas docentes e contribuir na organização da mediação, auxiliando na interação e na compreensão da imagem no processo de letramento, possibilitando o letramento visual e ampliando repertório. Serão trabalhados alguns conceitos de livro objeto a partir da ótica de artistas como Edith Derdyk, Ulises Carrión. Trarei reflexões importantes sobre o conceito de leitura de imagens a partir do ponto de vista de Rui de Oliveira, sempre fazendo uma contextualização com “Letramentos”, de Mary Kalantzis. Finalizarei com dois exemplos de experiências de leitura de imagem como peça importante na construção do processo individual e de como a prática mediada da leitura de imagem podem contribuir nesse percurso do letramento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12312_TB6749_30102025204715.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANA ARAÚJO DE ALBUQUERQUE ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANA ARAÚJO"
    "autor_email" => "adrianakoolidje@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Neste trabalho pretendo trazer reflexões sobre a leitura de imagens no processo de letramento e como essa experiência pode ampliar as possibilidades das práticas docentes e contribuir na organização da mediação, auxiliando na interação e na compreensão da imagem no processo de letramento, possibilitando o letramento visual e ampliando repertório. Serão trabalhados alguns conceitos de livro objeto a partir da ótica de artistas como Edith Derdyk, Ulises Carrión. Trarei reflexões importantes sobre o conceito de leitura de imagens a partir do ponto de vista de Rui de Oliveira, sempre fazendo uma contextualização com “Letramentos”, de Mary Kalantzis. Finalizarei com dois exemplos de experiências de leitura de imagem como peça importante na construção do processo individual e de como a prática mediada da leitura de imagem podem contribuir nesse percurso do letramento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.