Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROJETO SOU CRIANÇA E QUERO BRINCAR! - UMA ABORDAGEM ATRAVÉS DO OLHAR DA SUPERVISÃO ESCOLAR

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 09 - Educação Infantil
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127840
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6750
    "inscrito_id" => 15055
    "titulo" => "PROJETO SOU CRIANÇA E QUERO BRINCAR! - UMA ABORDAGEM ATRAVÉS DO OLHAR DA SUPERVISÃO ESCOLAR"
    "resumo" => "O universo do brincar, traz consigo todo encantamento e diversão, permitindo que elas se apropriem do conhecimento de maneira alegre e interativa. A proposta é que, cada criança tenha uma compreensão mais ampla sobre o significado do ser criança e a importância de celebrar a infância brincando. De acordo com as DCNEI, em seu Artigo 9º, os eixos estruturantes das práticas pedagógicas dessa etapa da Educação Básica são as interações e as brincadeiras, além dos demais aparatos legais como o RCNEI, a BNCC e o Currículo do município. É na escola onde as crianças podem desenvolver habilidades e competências para conviver em sociedade, respeitando-se as diferenças e constituindo sua própria personalidade. Em paralelo foi apresentado o artista plástico Ricardo Ferrari e suas obras de arte com pinturas que retratam a infância e com ela seus brinquedos e brincadeiras ao ar livre nos seus quintais, retratando através de suas releituras, as experiências nos espaços onde as crianças vivem no município de Jaboatão dos Guararapes. Uma gincana foi promovida na escola, envolvendo os funcionários, professores e crianças, enfatizando as brincadeiras coletivas, promovendo atitudes de cooperação e aprimoramento da relação entre pares. Este projeto teve como objetivo promover através das brincadeiras a integração das crianças dando-lhes oportunidades de expressar sensações, sentimentos, criatividade, além de contribuir para a capacidade sensório – motor e cognitiva, onde tais aquisições contribuirão para a formação integral do ser, regatando as vivências em família e em comunidade do brincar no seu lugar onde vivem, bem como o desenvolvimento de pertencimento local. No decorrer de toda a temática, observou-se que as crianças assimilaram e compreenderam o propósito, que foi resgatar dentro do espaço escolar, brincadeiras que são vivenciadas no lugar que vivem em seu bairro."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15055_TB6750_30102025235955.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLA FERNANDA ALVES ASSUNÇÃO"
    "autor_nome_curto" => "CARLA ASSUNÇÃO"
    "autor_email" => "carlafernandaassuncao@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE (FAFIRE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127840
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6750
    "inscrito_id" => 15055
    "titulo" => "PROJETO SOU CRIANÇA E QUERO BRINCAR! - UMA ABORDAGEM ATRAVÉS DO OLHAR DA SUPERVISÃO ESCOLAR"
    "resumo" => "O universo do brincar, traz consigo todo encantamento e diversão, permitindo que elas se apropriem do conhecimento de maneira alegre e interativa. A proposta é que, cada criança tenha uma compreensão mais ampla sobre o significado do ser criança e a importância de celebrar a infância brincando. De acordo com as DCNEI, em seu Artigo 9º, os eixos estruturantes das práticas pedagógicas dessa etapa da Educação Básica são as interações e as brincadeiras, além dos demais aparatos legais como o RCNEI, a BNCC e o Currículo do município. É na escola onde as crianças podem desenvolver habilidades e competências para conviver em sociedade, respeitando-se as diferenças e constituindo sua própria personalidade. Em paralelo foi apresentado o artista plástico Ricardo Ferrari e suas obras de arte com pinturas que retratam a infância e com ela seus brinquedos e brincadeiras ao ar livre nos seus quintais, retratando através de suas releituras, as experiências nos espaços onde as crianças vivem no município de Jaboatão dos Guararapes. Uma gincana foi promovida na escola, envolvendo os funcionários, professores e crianças, enfatizando as brincadeiras coletivas, promovendo atitudes de cooperação e aprimoramento da relação entre pares. Este projeto teve como objetivo promover através das brincadeiras a integração das crianças dando-lhes oportunidades de expressar sensações, sentimentos, criatividade, além de contribuir para a capacidade sensório – motor e cognitiva, onde tais aquisições contribuirão para a formação integral do ser, regatando as vivências em família e em comunidade do brincar no seu lugar onde vivem, bem como o desenvolvimento de pertencimento local. No decorrer de toda a temática, observou-se que as crianças assimilaram e compreenderam o propósito, que foi resgatar dentro do espaço escolar, brincadeiras que são vivenciadas no lugar que vivem em seu bairro."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15055_TB6750_30102025235955.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLA FERNANDA ALVES ASSUNÇÃO"
    "autor_nome_curto" => "CARLA ASSUNÇÃO"
    "autor_email" => "carlafernandaassuncao@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE (FAFIRE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O universo do brincar, traz consigo todo encantamento e diversão, permitindo que elas se apropriem do conhecimento de maneira alegre e interativa. A proposta é que, cada criança tenha uma compreensão mais ampla sobre o significado do ser criança e a importância de celebrar a infância brincando. De acordo com as DCNEI, em seu Artigo 9º, os eixos estruturantes das práticas pedagógicas dessa etapa da Educação Básica são as interações e as brincadeiras, além dos demais aparatos legais como o RCNEI, a BNCC e o Currículo do município. É na escola onde as crianças podem desenvolver habilidades e competências para conviver em sociedade, respeitando-se as diferenças e constituindo sua própria personalidade. Em paralelo foi apresentado o artista plástico Ricardo Ferrari e suas obras de arte com pinturas que retratam a infância e com ela seus brinquedos e brincadeiras ao ar livre nos seus quintais, retratando através de suas releituras, as experiências nos espaços onde as crianças vivem no município de Jaboatão dos Guararapes. Uma gincana foi promovida na escola, envolvendo os funcionários, professores e crianças, enfatizando as brincadeiras coletivas, promovendo atitudes de cooperação e aprimoramento da relação entre pares. Este projeto teve como objetivo promover através das brincadeiras a integração das crianças dando-lhes oportunidades de expressar sensações, sentimentos, criatividade, além de contribuir para a capacidade sensório – motor e cognitiva, onde tais aquisições contribuirão para a formação integral do ser, regatando as vivências em família e em comunidade do brincar no seu lugar onde vivem, bem como o desenvolvimento de pertencimento local. No decorrer de toda a temática, observou-se que as crianças assimilaram e compreenderam o propósito, que foi resgatar dentro do espaço escolar, brincadeiras que são vivenciadas no lugar que vivem em seu bairro.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.