Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL COMO FERRAMENTA DA PRÁXIS DOCENTE FRENTE AS DEMANDAS DO MUNDO BANI: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A construção deste trabalho se dá conforme as mudanças observadas no decorrer do século XXI, marcado pela Era Digital, resultando em uma nova configuração de mundo qualificada como BANI (sigla do inglês para Frágil, Ansioso, Não-Linear e Incompreensível), impactando assim o ambiente escolar e ensejando uma práxis docente mais alinhada ao plano acadêmico, podendo assim florescer uma nova identidade ao professor. Este cenário fora deveras impactado com a pandemia da COVID-19, momento em que o ser humano passou por transformações indeléveis, alterando o comportamento das pessoas, resultando em uma sociedade cujo comportamento mais abrangente é a ansiedade. Assim sendo, a inserção da inteligência emocional nos programas de formação docente é de grande valia, na medida em que se trata de uma ferramenta não apenas de controle das emoções, mas da previsibilidade das ações perante as emoções. Este trabalho provém de um anteprojeto de pesquisa apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Práticas Educativas, PPGEPE, da Universidade Federal do Maranhão, campus Imperatriz, e que parte de uma revisão bibliográfica cujo objetivo é avaliar os processos de formação docente, tanto inicial, quanto continuada e como estes podem estar aquém das demandas que o mundo atual impõe aos nossos jovens. Seguidamente, será desenvolvida uma abordagem histórica e dialética que considere os contextos de transformação social sofridos nas últimas décadas e que influenciaram a política educacional incorporando demandas alusivas ao mundo do trabalho no contexto dos desafios docente, ensejando assim a utilização do primeiro princípio do materialismo dialético, sendo este o “Princípio da conexão universal dos objetos e fenômenos”. A título de embasamento teórico, foram consultados notáveis trabalhos no campo da formação docente promovidos por Selma Garrido Pimenta e Francisco Imbernón, da inteligência emocional capitaneado por Daniel Goleman, além de sólidas pesquisas em nível de mestrado e doutorado condizentes à temática abordada.

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