IMPACTOS DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127844 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6762 "inscrito_id" => 14345 "titulo" => "IMPACTOS DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI" "resumo" => "Na Região do Cariri cearense, existe uma problemática envolvendo a grande carência de professores licenciados em Química, fazendo com que muitas vezes essa disciplina seja lecionada por professores licenciados em outras áreas. Essa irregularidade resulta em lacunas e distorções no aprendizado de alunos da educação básica. Essa problemática, evidenciada no Projeto Pedagógico do Curso de licenciatura em Química da Universidade Regional do Cariri, é apontada como uma das principais razões para a criação do curso. Uma das estratégias utilizadas pela universidade para garantir excelência na formação inicial de professores de Química é a implementação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência, programa esse que, como estabelecido Portaria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) n.º 260, de 30 de dezembro de 2010, tem como objetivo fomentar a valorização do magistério e aprimorar a formação de professores. O presente trabalho teve como principais objetivos estudar o impacto do PIBID na formação inicial dos alunos desse curso e investigar se ele tem contribuído para minimizar a escassez de professores de Química na região do Cariri. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi feita a partir do preenchimento de questionários por 6 ex-pibidianos, por 3 professores supervisores e 13 graduandos que faziam parte do programa durante a pesquisa. Com a análise das respostas, foi possível observar que o PIBID contribuiu positivamente tanto na formação de antigos pibidianos, como dos alunos que estavam participando do programa durante a realização do estudo, bem como é um indicativo da sua contribuição positiva para que a escassez de professores licenciados em Química no Cariri seja solucionada no futuro." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14345_TB6762_30102025212556.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÁLVARO SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "ÁLVARO" "autor_email" => "alvarosantos932002@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127844 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6762 "inscrito_id" => 14345 "titulo" => "IMPACTOS DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI" "resumo" => "Na Região do Cariri cearense, existe uma problemática envolvendo a grande carência de professores licenciados em Química, fazendo com que muitas vezes essa disciplina seja lecionada por professores licenciados em outras áreas. Essa irregularidade resulta em lacunas e distorções no aprendizado de alunos da educação básica. Essa problemática, evidenciada no Projeto Pedagógico do Curso de licenciatura em Química da Universidade Regional do Cariri, é apontada como uma das principais razões para a criação do curso. Uma das estratégias utilizadas pela universidade para garantir excelência na formação inicial de professores de Química é a implementação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência, programa esse que, como estabelecido Portaria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) n.º 260, de 30 de dezembro de 2010, tem como objetivo fomentar a valorização do magistério e aprimorar a formação de professores. O presente trabalho teve como principais objetivos estudar o impacto do PIBID na formação inicial dos alunos desse curso e investigar se ele tem contribuído para minimizar a escassez de professores de Química na região do Cariri. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi feita a partir do preenchimento de questionários por 6 ex-pibidianos, por 3 professores supervisores e 13 graduandos que faziam parte do programa durante a pesquisa. Com a análise das respostas, foi possível observar que o PIBID contribuiu positivamente tanto na formação de antigos pibidianos, como dos alunos que estavam participando do programa durante a realização do estudo, bem como é um indicativo da sua contribuição positiva para que a escassez de professores licenciados em Química no Cariri seja solucionada no futuro." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14345_TB6762_30102025212556.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÁLVARO SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "ÁLVARO" "autor_email" => "alvarosantos932002@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }