AVALIAÇÃO NO ENSINO DE HISTÓRIA: UM OLHAR CRÍTICO-REFLEXIVO A PARTIR DE UMA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127846 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6767 "inscrito_id" => 15010 "titulo" => "AVALIAÇÃO NO ENSINO DE HISTÓRIA: UM OLHAR CRÍTICO-REFLEXIVO A PARTIR DE UMA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo analisar, de maneira crítico-reflexiva, as práticas de avaliação no contexto da sala de aula da educação básica, com ênfase no ensino de História. Parte-se da compreensão de que a avaliação é um elemento essencial no processo de ensino-aprendizagem, que deve ir além da simples verificação de conteúdos memorizados, assumindo a priori, um caráter formativo, dialógico e emancipador. Para tanto, o estudo se apoia nas contribuições teóricas de Jussara Maria Lerch Hoffmann (1994), Paulo Freire (1996) e Carlos Cipriano Luckesi (2014), que discutem a avaliação como instrumento de desenvolvimento das potencialidades dos estudantes, destacando a necessidade de romper com práticas classificatórias e excludentes ainda presentes na escola - Ensino Fundamentais anos finais -. Em diálogo com esses autores, busca-se também estabelecer conexões com o pensamento do filósofo John Stuart Mill (2005), especialmente no que se refere à sua perspectiva utilitarista, que preconiza ações voltadas ao bem coletivo e à promoção do maior bem possível para o maior número de pessoas. Assim, propõe-se uma reflexão sobre como a avaliação no ensino de História pode ser ressignificada à luz de princípios éticos e pedagógicos que visem à formação cidadã, crítica e participativa, alinhada aos objetivos mais amplos de uma educação democrática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15010_TB6767_30102025234619.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JONATHAN DA SILVA BARROS" "autor_nome_curto" => "JONATHAN" "autor_email" => "jonathanbarros55751@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127846 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6767 "inscrito_id" => 15010 "titulo" => "AVALIAÇÃO NO ENSINO DE HISTÓRIA: UM OLHAR CRÍTICO-REFLEXIVO A PARTIR DE UMA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo analisar, de maneira crítico-reflexiva, as práticas de avaliação no contexto da sala de aula da educação básica, com ênfase no ensino de História. Parte-se da compreensão de que a avaliação é um elemento essencial no processo de ensino-aprendizagem, que deve ir além da simples verificação de conteúdos memorizados, assumindo a priori, um caráter formativo, dialógico e emancipador. Para tanto, o estudo se apoia nas contribuições teóricas de Jussara Maria Lerch Hoffmann (1994), Paulo Freire (1996) e Carlos Cipriano Luckesi (2014), que discutem a avaliação como instrumento de desenvolvimento das potencialidades dos estudantes, destacando a necessidade de romper com práticas classificatórias e excludentes ainda presentes na escola - Ensino Fundamentais anos finais -. Em diálogo com esses autores, busca-se também estabelecer conexões com o pensamento do filósofo John Stuart Mill (2005), especialmente no que se refere à sua perspectiva utilitarista, que preconiza ações voltadas ao bem coletivo e à promoção do maior bem possível para o maior número de pessoas. Assim, propõe-se uma reflexão sobre como a avaliação no ensino de História pode ser ressignificada à luz de princípios éticos e pedagógicos que visem à formação cidadã, crítica e participativa, alinhada aos objetivos mais amplos de uma educação democrática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15010_TB6767_30102025234619.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JONATHAN DA SILVA BARROS" "autor_nome_curto" => "JONATHAN" "autor_email" => "jonathanbarros55751@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }