Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O TRABALHO NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DO PROEJA NA ESCOLA DE ENSINO TÉCNICO DO PARÁ TANCREDO NEVES

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O estudo investigou a categoria trabalho na formação de jovens, adultos e idosos nos cursos de Administração e Informática do PROEJA na Escola Técnica Estadual Tancredo Neves, no Pará. A compreensão do trabalho como categoria teórica foi analisada em sua relação com a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e com o currículo, com base em documentos oficiais e nas percepções de estudantes, docentes e gestores. A pesquisa, de abordagem qualitativa, com objetivos descritivos, exploratórios e de natureza aplicada, utilizou como procedimentos a pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Os sujeitos foram estudantes, docentes e membros da equipe gestora dos cursos. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado, realizadas de forma coletiva com estudantes (em círculos epistemológicos) e individualmente com docentes e gestores. A análise foi orientada pelo referencial do Materialismo Histórico-Dialético e fundamentada em autores da EJA, EPT e PROEJA, Frigotto (2023), Ramos (2014), Machado (2019), Moura (2023), Antunes (2004) e outros. Os resultados revelaram que, embora os estudantes reconheçam a importância do trabalho, sua compreensão ainda se restringe ao sentido histórico e à empregabilidade. Também foram identificadas incongruências entre os Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) e as práticas em sala de aula, revelando lacunas na formação integrada. Constatou-se ainda que o sentido ontológico do trabalho é pouco explorado pelos docentes, em razão da carência de formação continuada e preparação específica para atuar no PROEJA. Como desdobramento da pesquisa, foi elaborado um Produto Educacional, uma cartilha educativa, O trabalho no PROEJA: essência da vida, que propõe uma formação contextualizada para o mundo do trabalho. Sua aplicação possibilitou a ampliação da visão dos estudantes, evidenciando o caráter ontológico do trabalho, a consciência da exploração vivida e a busca por autonomia por meio da formação humana integral.

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