Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESENVOLVIMENTO DO GLOSSÁRIO EM BRAILLE: TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE NÚMEROS FRACIONÁRIOS PARA OS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE CAXIAS – MA.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A pesquisa aborda os impactos do desenvolvimento de um glossário em braille como tecnologia assistiva no ensino de números fracionários para alunos com deficiência visual dos anos finais do Ensino Fundamental. O objetivo do estudo consistiu no desenvolvimento de um glossário em braille como recurso pedagógico no ensino de números fracionários para os alunos com deficiência visual dos anos finais do Ensino Fundamental das escolas públicas de Caxias-MA. O estudo foi conduzido por meio de uma abordagem qualitativa com análise de conteúdo na perspectiva de Bardin(2011) por meio de entrevistas e revisão sistemática de literatura e na produção tecnológica fundamentada no design thinking. De acordo com as análises realizadas, os alunos com deficiências visuais possuem significativo atraso na aprendizagem de números fracionários, embora haja, centros de atendimentos especializados nos municípios e salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas escolas, a realidade brasileira ainda distancia-se do acesso igualitário a educação inclusiva e especial para os deficientes visuais. Além disso, é necessário a inserção de tecnologias assistivas para melhorar a aprendizagem dos alunos com comprometimentos visuais. Dessa forma, a teoria sociocultural de Vygotsky(2010) se corrobora nos resultados deste projeto, pois, conclui- se que o uso do glossário em braille possibilita a acessibilidade a conteúdos acadêmicos cruciais para o desenvolvimento acadêmico de alunos cegos e sua inserção no Ensino Médio de forma autônoma e sem atraso significativo no conteúdo de números fracionários e assim, colabora com a integração e inclusão dos alunos com deficiências visuaisno no ambiente escolar, e consequentemente, também em sociedade.

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