Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA REFLEXÃO SOBRE CONCEPÇÕES DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA MATERNA E A SUA INSERÇÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre as concepções de ensino e aprendizagem da língua materna, com foco na prática pedagógica dos professores. Metodologicamente, trata-se de uma investigação com abordagem qualitativa e bibliográfica, fundamentada em Ninin (2011, 2013), cujas obras dialogam sobre o ensino da língua portuguesa. Abordam-se as concepções behaviorista, construtivista e sócio-histórico-cultural, que influenciam diretamente o ensino da gramática. Os resultados indicam que, na abordagem behaviorista, o ensino se baseia no condicionamento por meio de estímulos e reforços, como proposto na BNCC, que valoriza competências mensuráveis. No construtivismo, o professor atua como mediador do conhecimento, utilizando, por exemplo, a literatura para contextualizar a linguagem. Já a perspectiva sócio-histórico-cultural, fundamentada em Vygotsky, compreende a aprendizagem como um processo mediado pela interação social, refletindo transformações sociais na linguagem.Conclui-se que as diferentes concepções teóricas, quando integradas, contribuem significativamente para o desenvolvimento das habilidades comunicativas e para a compreensão crítica da linguagem, articulando leitura, escrita, oralidade e análise linguística, em consonância com políticas de pluralismo linguístico, o currículo e as práticas docentes no ensino básico.

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