ENTRE SABERES E TERRITÓRIOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ACERCA DE UMA PEDAGOGIA FORMATIVA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127860 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6790 "inscrito_id" => 256 "titulo" => "ENTRE SABERES E TERRITÓRIOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ACERCA DE UMA PEDAGOGIA FORMATIVA" "resumo" => "O presente trabalho, de natureza qualitativa, fundamenta-se em uma abordagem metodológica que integra revisão de literatura e relato de experiência, buscando refletir sobre os desafios enfrentados na construção de práticas pedagógicas formativas em territórios de vulnerabilidade social. O artigo parte do cotidiano de um espaço educacional-cultural em implantação em Maceió (AL) e propõe uma análise crítica da articulação entre práticas escolares e educação integral. A proposta surge da escuta sensível e da convivência com crianças e adolescentes cujas trajetórias educativas são marcadas por desigualdades históricas, e aponta a necessidade de uma pedagogia que reconheça os sujeitos em sua totalidade, que valorize seus percursos e que vá além da lógica de reprodução de conteúdos. Os fundamentos teóricos que embasam a discussão dialogam com autores como Freire (1996), Arroyo (2012), Pacheco (2014) e o Centro de Referências em Educação Integral (2021), que defendem uma educação humanizadora, relacional e integrada. A partir da vivência com os educadores e dos registros institucionais produzidos no cotidiano, identificam-se avanços e tensões na implementação de práticas centradas na escuta ativa, na corresponsabilidade e no pertencimento. Este relato não encerra a experiência, mas a compartilha como semente de uma construção coletiva e permanente, em busca de uma pedagogia comprometida com os sujeitos e seus territórios." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID256_TB6790_10112025235944.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALCICLEIDE ALEXANDRE DOS SANTOS BEZERRA" "autor_nome_curto" => "ALCICLEIDE" "autor_email" => "alcicleidealexandre@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127860 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6790 "inscrito_id" => 256 "titulo" => "ENTRE SABERES E TERRITÓRIOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ACERCA DE UMA PEDAGOGIA FORMATIVA" "resumo" => "O presente trabalho, de natureza qualitativa, fundamenta-se em uma abordagem metodológica que integra revisão de literatura e relato de experiência, buscando refletir sobre os desafios enfrentados na construção de práticas pedagógicas formativas em territórios de vulnerabilidade social. O artigo parte do cotidiano de um espaço educacional-cultural em implantação em Maceió (AL) e propõe uma análise crítica da articulação entre práticas escolares e educação integral. A proposta surge da escuta sensível e da convivência com crianças e adolescentes cujas trajetórias educativas são marcadas por desigualdades históricas, e aponta a necessidade de uma pedagogia que reconheça os sujeitos em sua totalidade, que valorize seus percursos e que vá além da lógica de reprodução de conteúdos. Os fundamentos teóricos que embasam a discussão dialogam com autores como Freire (1996), Arroyo (2012), Pacheco (2014) e o Centro de Referências em Educação Integral (2021), que defendem uma educação humanizadora, relacional e integrada. A partir da vivência com os educadores e dos registros institucionais produzidos no cotidiano, identificam-se avanços e tensões na implementação de práticas centradas na escuta ativa, na corresponsabilidade e no pertencimento. Este relato não encerra a experiência, mas a compartilha como semente de uma construção coletiva e permanente, em busca de uma pedagogia comprometida com os sujeitos e seus territórios." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID256_TB6790_10112025235944.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALCICLEIDE ALEXANDRE DOS SANTOS BEZERRA" "autor_nome_curto" => "ALCICLEIDE" "autor_email" => "alcicleidealexandre@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }