FORMAÇÃO CONTINUADA E ENSINO DE ANATOMIA HUMANA: CAPACITAÇÃO DOCENTE EM ESCOLAS PÚBLICAS DO AGRESTE POTIGUAR
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Este estudo, embasado na abordagem ação-reflexão-ação (Schön, 1992) e na Abordagem Temática (Freire, 1987), investigou a capacitação de professores da educação básica em três escolas públicas de Monte Alegre-RN, no Agreste Potiguar. Participaram sete docentes: três da Escola Estadual Professor Gaspar (dois efetivos e um temporário, todos de Biologia); dois da Escola Municipal Prefeito Iarandi de Aguiar (ambos efetivos, sem formação específica em Biologia); e dois da Escola Municipal Centro Educacional José Maria de Aguiar Filho (efetivos, professores de Ciências no fundamental II). A pesquisa seguiu três etapas. Primeiro, um diagnóstico identificou as concepções docentes sobre o ensino de anatomia humana, revelando dificuldades conceituais e metodológicas. Na fase de capacitação, foram abordadas metodologias ativas, estratégias didáticas inovadoras e a contextualização dos conteúdos, permitindo contato com materiais anatômicos reais, enriquecendo o ensino da disciplina. No terceiro momento, os professores elaboraram planos sensíveis, refletindo sobre mudanças em suas práticas pedagógicas. Os resultados mostraram que, antes da capacitação, muitos docentes demonstravam insegurança na abordagem da anatomia humana, utilizando metodologias tradicionais. Após a formação, houve ampliação do repertório didático e maior domínio conceitual, favorecendo um ensino mais contextualizado e interdisciplinar. Conclui-se que a formação continuada contribuiu para aprimorar o ensino de anatomia humana, promovendo práticas mais dinâmicas e enriquecendo o aprendizado dos estudantes." 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