Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

“ENCONTROS DAS QUINTAS-FEIRAS”: ACOLHIMENTO E CONEXÃO ENTRE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS EM SITUAÇÃO DE PRODUÇÃO DE SENTIDOS DE TEXTOS LITERÁRIOS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Entende-se a leitura como atividade subjetiva e de produção de sentidos que permite a troca dialógica e a compreensão de relações complexas de caráter interno pelo sujeito leitor, individualmente ou em situação de leitura coletiva. Ademais, assume-se que esta atividade promove o bem-estar psicológico porque é passível de favorecer a reintegração do nexo entre as funções psicológicas superiores por meio do restabelecimento das relações entre sentidos e significados. Assim, tem-se por objetivo relatar a experiência de encontros de pesquisa realizados com estudantes universitários em situação de leitura de textos literários com foco nos indícios de promoção da saúde mental. Foram realizados dez encontros com 2 (dois) diferentes grupos, perfazendo um total de 20 sessões de mediação de leitura. Os encontros aconteceram nos turnos da tarde e da noite, às quintas feiras, no período de agosto a outubro de 2024. O grupo da tarde funcionou com 4 estudantes com frequência instável e o grupo da noite, com 5 estudantes assíduos; todos eles apreciadores de textos literários, de música e de cinema. Foram escolhidos textos que pudessem promover a dialogia entre leitor-texto-outro e que tivessem relação com as experiências dos participantes leitores e/ou com os sentidos produzidos no encontro anterior. As situações de leitura foram mediadas por uma professora e uma estudante de pedagogia que provocavam o grupo, após a leitura em voz alta, com uma pergunta instigadora. Os resultados parciais indicam que o espaço de leitura além de provocar a produção de sentidos sobre o (não) pertencimento à universidade, sobre a instabilidade da subjetividade e das relações intersubjetivas, possibilitou o acolhimento dos sentimentos dos participantes e a conexão entre eles, sendo esta última um dos principais marcadores do bem-estar psicológico.

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