“ENCONTROS DAS QUINTAS-FEIRAS”: ACOLHIMENTO E CONEXÃO ENTRE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS EM SITUAÇÃO DE PRODUÇÃO DE SENTIDOS DE TEXTOS LITERÁRIOS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127871 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6814 "inscrito_id" => 9506 "titulo" => "“ENCONTROS DAS QUINTAS-FEIRAS”: ACOLHIMENTO E CONEXÃO ENTRE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS EM SITUAÇÃO DE PRODUÇÃO DE SENTIDOS DE TEXTOS LITERÁRIOS" "resumo" => "Entende-se a leitura como atividade subjetiva e de produção de sentidos que permite a troca dialógica e a compreensão de relações complexas de caráter interno pelo sujeito leitor, individualmente ou em situação de leitura coletiva. Ademais, assume-se que esta atividade promove o bem-estar psicológico porque é passível de favorecer a reintegração do nexo entre as funções psicológicas superiores por meio do restabelecimento das relações entre sentidos e significados. Assim, tem-se por objetivo relatar a experiência de encontros de pesquisa realizados com estudantes universitários em situação de leitura de textos literários com foco nos indícios de promoção da saúde mental. Foram realizados dez encontros com 2 (dois) diferentes grupos, perfazendo um total de 20 sessões de mediação de leitura. Os encontros aconteceram nos turnos da tarde e da noite, às quintas feiras, no período de agosto a outubro de 2024. O grupo da tarde funcionou com 4 estudantes com frequência instável e o grupo da noite, com 5 estudantes assíduos; todos eles apreciadores de textos literários, de música e de cinema. Foram escolhidos textos que pudessem promover a dialogia entre leitor-texto-outro e que tivessem relação com as experiências dos participantes leitores e/ou com os sentidos produzidos no encontro anterior. As situações de leitura foram mediadas por uma professora e uma estudante de pedagogia que provocavam o grupo, após a leitura em voz alta, com uma pergunta instigadora. Os resultados parciais indicam que o espaço de leitura além de provocar a produção de sentidos sobre o (não) pertencimento à universidade, sobre a instabilidade da subjetividade e das relações intersubjetivas, possibilitou o acolhimento dos sentimentos dos participantes e a conexão entre eles, sendo esta última um dos principais marcadores do bem-estar psicológico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9506_TB6814_30102025202837.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRA PATRÍCIA ATAÍDE FERREIRA" "autor_nome_curto" => "SANDRA ATAÍDE" "autor_email" => "sandra.aferreira@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127871 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6814 "inscrito_id" => 9506 "titulo" => "“ENCONTROS DAS QUINTAS-FEIRAS”: ACOLHIMENTO E CONEXÃO ENTRE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS EM SITUAÇÃO DE PRODUÇÃO DE SENTIDOS DE TEXTOS LITERÁRIOS" "resumo" => "Entende-se a leitura como atividade subjetiva e de produção de sentidos que permite a troca dialógica e a compreensão de relações complexas de caráter interno pelo sujeito leitor, individualmente ou em situação de leitura coletiva. Ademais, assume-se que esta atividade promove o bem-estar psicológico porque é passível de favorecer a reintegração do nexo entre as funções psicológicas superiores por meio do restabelecimento das relações entre sentidos e significados. Assim, tem-se por objetivo relatar a experiência de encontros de pesquisa realizados com estudantes universitários em situação de leitura de textos literários com foco nos indícios de promoção da saúde mental. Foram realizados dez encontros com 2 (dois) diferentes grupos, perfazendo um total de 20 sessões de mediação de leitura. Os encontros aconteceram nos turnos da tarde e da noite, às quintas feiras, no período de agosto a outubro de 2024. O grupo da tarde funcionou com 4 estudantes com frequência instável e o grupo da noite, com 5 estudantes assíduos; todos eles apreciadores de textos literários, de música e de cinema. Foram escolhidos textos que pudessem promover a dialogia entre leitor-texto-outro e que tivessem relação com as experiências dos participantes leitores e/ou com os sentidos produzidos no encontro anterior. As situações de leitura foram mediadas por uma professora e uma estudante de pedagogia que provocavam o grupo, após a leitura em voz alta, com uma pergunta instigadora. Os resultados parciais indicam que o espaço de leitura além de provocar a produção de sentidos sobre o (não) pertencimento à universidade, sobre a instabilidade da subjetividade e das relações intersubjetivas, possibilitou o acolhimento dos sentimentos dos participantes e a conexão entre eles, sendo esta última um dos principais marcadores do bem-estar psicológico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9506_TB6814_30102025202837.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRA PATRÍCIA ATAÍDE FERREIRA" "autor_nome_curto" => "SANDRA ATAÍDE" "autor_email" => "sandra.aferreira@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }