CAMINHOS PARA A CONSTRUÇÃO DE PROJETOS: A EXPERIÊNCIA DO GRUPO 3 ATRAVÉS DE MINI HISTÓRIAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127876 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6821 "inscrito_id" => 2003 "titulo" => "CAMINHOS PARA A CONSTRUÇÃO DE PROJETOS: A EXPERIÊNCIA DO GRUPO 3 ATRAVÉS DE MINI HISTÓRIAS" "resumo" => "Este artigo objetiva refletir sobre caminhos para construção de projetos na Educação Infantil a partir da experiência de um grupo de treze crianças, entre 3 e 4 anos, de um CEI da rede privada de Recife, Pernambuco, que tem seu cotidiano entrelaçado aos princípios das abordagens Pikler e Reggio Emilia. Para isso, compartilhamos fragmentos de um projeto vivenciado no primeiro semestre de 2023, que teve como guia a curiosidade das crianças que estavam a criar hipóteses sobre os “pontinhos amarelos” presentes em papoulas vermelhas. Partindo das narrativas, surgiu o projeto “Os bichinhos, a natureza e eu: um interesse que é meu” no qual foram realizadas vivências a fim de oportunizar às crianças a construção de um sentido mais profundo acerca de eventos que as atravessam. A discussão é um convite para uma observação mais atenta para “o que comunicam as crianças” e também para se pensar nos caminhos para a construção de um projeto. Para tanto, de início, mergulhamos numa discussão partindo do questionamento “o que podemos aprender sobre aquilo que nos cerca?” refletindo sobre a construção de um projeto que valorize o caminhar das crianças, construa memória, identidade e pensamento crítico-reflexivo. Em seguida, apresentamos mini-histórias que contam desdobramentos do trilhar das crianças e tangenciam o início, o meio e o fim do projeto pedagógico, pondo em pauta a importância da atitude do educador no acolher e agregar das narrativas das crianças em todo o processo. Por fim, fazendo um diálogo entre o ponto de partida e a última vivência oportunizada na investigação, enfatizamos os processos de como construir estruturalmente um projeto pedagógico. Com isto, ressaltamos as contribuições da construção de um projeto que privilegia a escuta atenta aos interesses da criança, oportuniza a construção autônoma e torna visível o percurso trilhado pelos protagonistas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2003_TB6821_30102025235922.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JESSIKA MARIA VANDERLEI" "autor_nome_curto" => "JESSIKA" "autor_email" => "jessikavanderleipro@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127876 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6821 "inscrito_id" => 2003 "titulo" => "CAMINHOS PARA A CONSTRUÇÃO DE PROJETOS: A EXPERIÊNCIA DO GRUPO 3 ATRAVÉS DE MINI HISTÓRIAS" "resumo" => "Este artigo objetiva refletir sobre caminhos para construção de projetos na Educação Infantil a partir da experiência de um grupo de treze crianças, entre 3 e 4 anos, de um CEI da rede privada de Recife, Pernambuco, que tem seu cotidiano entrelaçado aos princípios das abordagens Pikler e Reggio Emilia. Para isso, compartilhamos fragmentos de um projeto vivenciado no primeiro semestre de 2023, que teve como guia a curiosidade das crianças que estavam a criar hipóteses sobre os “pontinhos amarelos” presentes em papoulas vermelhas. Partindo das narrativas, surgiu o projeto “Os bichinhos, a natureza e eu: um interesse que é meu” no qual foram realizadas vivências a fim de oportunizar às crianças a construção de um sentido mais profundo acerca de eventos que as atravessam. A discussão é um convite para uma observação mais atenta para “o que comunicam as crianças” e também para se pensar nos caminhos para a construção de um projeto. Para tanto, de início, mergulhamos numa discussão partindo do questionamento “o que podemos aprender sobre aquilo que nos cerca?” refletindo sobre a construção de um projeto que valorize o caminhar das crianças, construa memória, identidade e pensamento crítico-reflexivo. Em seguida, apresentamos mini-histórias que contam desdobramentos do trilhar das crianças e tangenciam o início, o meio e o fim do projeto pedagógico, pondo em pauta a importância da atitude do educador no acolher e agregar das narrativas das crianças em todo o processo. Por fim, fazendo um diálogo entre o ponto de partida e a última vivência oportunizada na investigação, enfatizamos os processos de como construir estruturalmente um projeto pedagógico. Com isto, ressaltamos as contribuições da construção de um projeto que privilegia a escuta atenta aos interesses da criança, oportuniza a construção autônoma e torna visível o percurso trilhado pelos protagonistas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2003_TB6821_30102025235922.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JESSIKA MARIA VANDERLEI" "autor_nome_curto" => "JESSIKA" "autor_email" => "jessikavanderleipro@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }