Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CAMINHOS PARA A CONSTRUÇÃO DE PROJETOS: A EXPERIÊNCIA DO GRUPO 3 ATRAVÉS DE MINI HISTÓRIAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127876
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6821
    "inscrito_id" => 2003
    "titulo" => "CAMINHOS PARA A CONSTRUÇÃO DE PROJETOS: A EXPERIÊNCIA DO GRUPO 3 ATRAVÉS DE MINI HISTÓRIAS"
    "resumo" => "Este artigo objetiva refletir sobre caminhos para construção de projetos na Educação Infantil a partir da experiência de um grupo de treze crianças, entre 3 e 4 anos, de um CEI da rede privada de Recife, Pernambuco, que tem seu cotidiano entrelaçado aos princípios das abordagens Pikler e Reggio Emilia. Para isso, compartilhamos fragmentos de um projeto vivenciado no primeiro semestre de 2023, que teve como guia a curiosidade das crianças que estavam a criar hipóteses sobre os “pontinhos amarelos” presentes em papoulas vermelhas. Partindo das narrativas, surgiu o projeto “Os bichinhos, a natureza e eu: um interesse que é meu” no qual foram realizadas vivências a fim de oportunizar às crianças a construção de um sentido mais profundo acerca de eventos que as atravessam. A discussão é um convite para uma observação mais atenta para “o que comunicam as crianças” e também para se pensar nos caminhos para a construção de um projeto. Para tanto, de início, mergulhamos numa discussão partindo do questionamento “o que podemos aprender sobre aquilo que nos cerca?” refletindo sobre a construção de um projeto que valorize o caminhar das crianças, construa memória, identidade e pensamento crítico-reflexivo. Em seguida, apresentamos mini-histórias que contam desdobramentos do trilhar das crianças e tangenciam o início, o meio e o fim do projeto pedagógico, pondo em pauta a importância da atitude do educador no acolher e agregar das narrativas das crianças em todo o processo. Por fim, fazendo um diálogo entre o ponto de partida e a última vivência oportunizada na investigação, enfatizamos os processos de como construir estruturalmente um projeto pedagógico. Com isto, ressaltamos as contribuições da construção de um projeto que privilegia a escuta atenta aos interesses da criança, oportuniza a construção autônoma e torna visível o percurso trilhado pelos protagonistas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2003_TB6821_30102025235922.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JESSIKA MARIA VANDERLEI"
    "autor_nome_curto" => "JESSIKA"
    "autor_email" => "jessikavanderleipro@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127876
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6821
    "inscrito_id" => 2003
    "titulo" => "CAMINHOS PARA A CONSTRUÇÃO DE PROJETOS: A EXPERIÊNCIA DO GRUPO 3 ATRAVÉS DE MINI HISTÓRIAS"
    "resumo" => "Este artigo objetiva refletir sobre caminhos para construção de projetos na Educação Infantil a partir da experiência de um grupo de treze crianças, entre 3 e 4 anos, de um CEI da rede privada de Recife, Pernambuco, que tem seu cotidiano entrelaçado aos princípios das abordagens Pikler e Reggio Emilia. Para isso, compartilhamos fragmentos de um projeto vivenciado no primeiro semestre de 2023, que teve como guia a curiosidade das crianças que estavam a criar hipóteses sobre os “pontinhos amarelos” presentes em papoulas vermelhas. Partindo das narrativas, surgiu o projeto “Os bichinhos, a natureza e eu: um interesse que é meu” no qual foram realizadas vivências a fim de oportunizar às crianças a construção de um sentido mais profundo acerca de eventos que as atravessam. A discussão é um convite para uma observação mais atenta para “o que comunicam as crianças” e também para se pensar nos caminhos para a construção de um projeto. Para tanto, de início, mergulhamos numa discussão partindo do questionamento “o que podemos aprender sobre aquilo que nos cerca?” refletindo sobre a construção de um projeto que valorize o caminhar das crianças, construa memória, identidade e pensamento crítico-reflexivo. Em seguida, apresentamos mini-histórias que contam desdobramentos do trilhar das crianças e tangenciam o início, o meio e o fim do projeto pedagógico, pondo em pauta a importância da atitude do educador no acolher e agregar das narrativas das crianças em todo o processo. Por fim, fazendo um diálogo entre o ponto de partida e a última vivência oportunizada na investigação, enfatizamos os processos de como construir estruturalmente um projeto pedagógico. Com isto, ressaltamos as contribuições da construção de um projeto que privilegia a escuta atenta aos interesses da criança, oportuniza a construção autônoma e torna visível o percurso trilhado pelos protagonistas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2003_TB6821_30102025235922.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JESSIKA MARIA VANDERLEI"
    "autor_nome_curto" => "JESSIKA"
    "autor_email" => "jessikavanderleipro@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo objetiva refletir sobre caminhos para construção de projetos na Educação Infantil a partir da experiência de um grupo de treze crianças, entre 3 e 4 anos, de um CEI da rede privada de Recife, Pernambuco, que tem seu cotidiano entrelaçado aos princípios das abordagens Pikler e Reggio Emilia. Para isso, compartilhamos fragmentos de um projeto vivenciado no primeiro semestre de 2023, que teve como guia a curiosidade das crianças que estavam a criar hipóteses sobre os “pontinhos amarelos” presentes em papoulas vermelhas. Partindo das narrativas, surgiu o projeto “Os bichinhos, a natureza e eu: um interesse que é meu” no qual foram realizadas vivências a fim de oportunizar às crianças a construção de um sentido mais profundo acerca de eventos que as atravessam. A discussão é um convite para uma observação mais atenta para “o que comunicam as crianças” e também para se pensar nos caminhos para a construção de um projeto. Para tanto, de início, mergulhamos numa discussão partindo do questionamento “o que podemos aprender sobre aquilo que nos cerca?” refletindo sobre a construção de um projeto que valorize o caminhar das crianças, construa memória, identidade e pensamento crítico-reflexivo. Em seguida, apresentamos mini-histórias que contam desdobramentos do trilhar das crianças e tangenciam o início, o meio e o fim do projeto pedagógico, pondo em pauta a importância da atitude do educador no acolher e agregar das narrativas das crianças em todo o processo. Por fim, fazendo um diálogo entre o ponto de partida e a última vivência oportunizada na investigação, enfatizamos os processos de como construir estruturalmente um projeto pedagógico. Com isto, ressaltamos as contribuições da construção de um projeto que privilegia a escuta atenta aos interesses da criança, oportuniza a construção autônoma e torna visível o percurso trilhado pelos protagonistas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.