Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E A EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES A PARTIR DAS VIVÊNCIAS NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar a Educação Infantil (EI) a partir das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e contrastá-las com a realidade observada em um Centro de Educação Infantil (CEI) vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), localizado em Palmeira dos Índios-AL. O PIBID visa enriquecer a formação docente por meio da vivência prática (BRASIL, 2024), e o referencial teórico baseia-se em autores como Saviani (2011), entre outros. A pesquisa parte da seguinte problemática: como a BNCC para a Educação Infantil é concretizada na prática pedagógica, a partir da observação no PIBID? O objetivo geral é analisar as estratégias pedagógicas em sala de aula e a relação entre o planejamento docente e a implementação dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento previstos na BNCC. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, fundamentada na análise do Projeto Político-Pedagógico (PPP) e em dez observações realizadas entre os meses de fevereiro e abril de 2025, em uma turma do Pré II com crianças de 4 a 5 anos, com foco na linguagem oral e escrita. A BNCC oferece diretrizes importantes para garantir uma educação de qualidade, mas sua aplicação varia conforme o contexto. Ademais, seu caráter prescritivo pode restringir a autonomia docente. As observações indicam que, embora a BNCC proponha direitos de aprendizagem, sua efetivação nem sempre dialoga com a realidade da escola. Destaca-se a importância de um ambiente que, além de seguir diretrizes, valorize práticas lúdicas. Conclui-se, portanto, que é necessária uma leitura crítica dos pressupostos da BNCC.

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