DESPERTANDO CIENTISTAS: A IMPORTÂNCIA DO MÉTODO CIENTÍFICO NO ENSINO FUNDAMENTAL II
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127879 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6836 "inscrito_id" => 3044 "titulo" => "DESPERTANDO CIENTISTAS: A IMPORTÂNCIA DO MÉTODO CIENTÍFICO NO ENSINO FUNDAMENTAL II" "resumo" => "Este relato apresenta uma experiência vivenciada com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental II em uma escola pública no município de São Miguel dos Campos, Alagoas. O objetivo principal foi incentivar o pensamento crítico e científico por meio do ensino do método científico, com ênfase na prática e na experimentação. A proposta teve como diferencial o uso do Arduino como ferramenta de apoio para o desenvolvimento de projetos nas áreas de acessibilidade, segurança e automação. A metodologia adotada baseou-se na formação de grupos de pesquisa, orientados a seguir as etapas do método científico: observação, formulação de hipóteses, experimentação e apresentação dos resultados. A partir de temas relevantes para a comunidade escolar, os estudantes desenvolveram soluções criativas com base na programação e na eletrônica. Entre os projetos realizados, destacam-se: um sistema de acessibilidade para pessoas com deficiência visual, que combinava sensores com sinalização sonora; um protótipo de automação para monitoramento de vazamento de gás de cozinha, visando à segurança doméstica; e a automação de sala de aula, com controle de iluminação e ventilação. Os resultados foram extremamente positivos. Os estudantes participaram de feiras de ciências, conquistaram reconhecimento pela criatividade e inovação, e alguns receberam bolsas de Iniciação Científica Júnior (ICJ). Nossa proposta com a utilização do Arduino não apenas facilitou o aprendizado prático, como também despertou o interesse pela ciência e tecnologia. Essa experiência reforça a importância de integrar o método científico à prática pedagógica, especialmente por meio de ferramentas acessíveis e significativas como o Arduino, promovendo uma educação transformadora, inclusiva e conectada à realidade dos estudantes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3044_TB6836_29102025165619.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAYANE KELLY OLIVEIRA DE MENEZES" "autor_nome_curto" => "RAYANE" "autor_email" => "raykelly.ciencia@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127879 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6836 "inscrito_id" => 3044 "titulo" => "DESPERTANDO CIENTISTAS: A IMPORTÂNCIA DO MÉTODO CIENTÍFICO NO ENSINO FUNDAMENTAL II" "resumo" => "Este relato apresenta uma experiência vivenciada com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental II em uma escola pública no município de São Miguel dos Campos, Alagoas. O objetivo principal foi incentivar o pensamento crítico e científico por meio do ensino do método científico, com ênfase na prática e na experimentação. A proposta teve como diferencial o uso do Arduino como ferramenta de apoio para o desenvolvimento de projetos nas áreas de acessibilidade, segurança e automação. A metodologia adotada baseou-se na formação de grupos de pesquisa, orientados a seguir as etapas do método científico: observação, formulação de hipóteses, experimentação e apresentação dos resultados. A partir de temas relevantes para a comunidade escolar, os estudantes desenvolveram soluções criativas com base na programação e na eletrônica. Entre os projetos realizados, destacam-se: um sistema de acessibilidade para pessoas com deficiência visual, que combinava sensores com sinalização sonora; um protótipo de automação para monitoramento de vazamento de gás de cozinha, visando à segurança doméstica; e a automação de sala de aula, com controle de iluminação e ventilação. Os resultados foram extremamente positivos. Os estudantes participaram de feiras de ciências, conquistaram reconhecimento pela criatividade e inovação, e alguns receberam bolsas de Iniciação Científica Júnior (ICJ). Nossa proposta com a utilização do Arduino não apenas facilitou o aprendizado prático, como também despertou o interesse pela ciência e tecnologia. Essa experiência reforça a importância de integrar o método científico à prática pedagógica, especialmente por meio de ferramentas acessíveis e significativas como o Arduino, promovendo uma educação transformadora, inclusiva e conectada à realidade dos estudantes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3044_TB6836_29102025165619.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAYANE KELLY OLIVEIRA DE MENEZES" "autor_nome_curto" => "RAYANE" "autor_email" => "raykelly.ciencia@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }