Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESPERTANDO CIENTISTAS: A IMPORTÂNCIA DO MÉTODO CIENTÍFICO NO ENSINO FUNDAMENTAL II

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este relato apresenta uma experiência vivenciada com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental II em uma escola pública no município de São Miguel dos Campos, Alagoas. O objetivo principal foi incentivar o pensamento crítico e científico por meio do ensino do método científico, com ênfase na prática e na experimentação. A proposta teve como diferencial o uso do Arduino como ferramenta de apoio para o desenvolvimento de projetos nas áreas de acessibilidade, segurança e automação. A metodologia adotada baseou-se na formação de grupos de pesquisa, orientados a seguir as etapas do método científico: observação, formulação de hipóteses, experimentação e apresentação dos resultados. A partir de temas relevantes para a comunidade escolar, os estudantes desenvolveram soluções criativas com base na programação e na eletrônica. Entre os projetos realizados, destacam-se: um sistema de acessibilidade para pessoas com deficiência visual, que combinava sensores com sinalização sonora; um protótipo de automação para monitoramento de vazamento de gás de cozinha, visando à segurança doméstica; e a automação de sala de aula, com controle de iluminação e ventilação. Os resultados foram extremamente positivos. Os estudantes participaram de feiras de ciências, conquistaram reconhecimento pela criatividade e inovação, e alguns receberam bolsas de Iniciação Científica Júnior (ICJ). Nossa proposta com a utilização do Arduino não apenas facilitou o aprendizado prático, como também despertou o interesse pela ciência e tecnologia. Essa experiência reforça a importância de integrar o método científico à prática pedagógica, especialmente por meio de ferramentas acessíveis e significativas como o Arduino, promovendo uma educação transformadora, inclusiva e conectada à realidade dos estudantes.

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