CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM:FORMAÇÃO, POSSIBILIDADES E IMPACTOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127882 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6840 "inscrito_id" => 15027 "titulo" => "CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM:FORMAÇÃO, POSSIBILIDADES E IMPACTOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA" "resumo" => "Este trabalho teve como objetivo analisar as concepções de avaliação da aprendizagem a partir do discurso de professores da educação básica. O referencial desta pesquisa foi estruturado com base em três pilares, saber: avaliação da aprendizagem, formação de professores e prática pedagógica. A pesquisa é de natureza qualitativa. Pesquisas desta natureza trabalham com o universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes, o que corresponde a um espaço mais profundo das relações. Para coleta de dados utilizamos como instrumento entrevistas semiestruturadas, estas inserem o investigador frente ao investigado, sendo um instrumento de pesquisa eficiente na captação de informações. Para análise dos dados coletados recorremos à análise de conteúdo proposta por Bardin. Organizamos os dados em três categorias intituladas: avaliação da aprendizagem o que dizem os professores; formação acadêmica e os subsidios para avaliação dos estudantes e limites e possibilidades da avaliação. Os resultados revelaram que a postura dos docentes em acolher as diferentes situações vivenciadas em sala de aula se revela crucial para o aprimoramento contínuo da prática avaliativa. Dessa forma, é imprescindível que tanto os professores quanto as instituições escolares se empenhem na construção de uma cultura ava liativa que valorize a aprendizagem. Esta pesquisa é relevante para o âmbito da formação de professores e prática pedagógica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15027_TB6840_30102025235632.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA CAMILA OLIVEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARIANA" "autor_email" => "marianacaamila@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127882 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6840 "inscrito_id" => 15027 "titulo" => "CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM:FORMAÇÃO, POSSIBILIDADES E IMPACTOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA" "resumo" => "Este trabalho teve como objetivo analisar as concepções de avaliação da aprendizagem a partir do discurso de professores da educação básica. O referencial desta pesquisa foi estruturado com base em três pilares, saber: avaliação da aprendizagem, formação de professores e prática pedagógica. A pesquisa é de natureza qualitativa. Pesquisas desta natureza trabalham com o universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes, o que corresponde a um espaço mais profundo das relações. Para coleta de dados utilizamos como instrumento entrevistas semiestruturadas, estas inserem o investigador frente ao investigado, sendo um instrumento de pesquisa eficiente na captação de informações. Para análise dos dados coletados recorremos à análise de conteúdo proposta por Bardin. Organizamos os dados em três categorias intituladas: avaliação da aprendizagem o que dizem os professores; formação acadêmica e os subsidios para avaliação dos estudantes e limites e possibilidades da avaliação. Os resultados revelaram que a postura dos docentes em acolher as diferentes situações vivenciadas em sala de aula se revela crucial para o aprimoramento contínuo da prática avaliativa. Dessa forma, é imprescindível que tanto os professores quanto as instituições escolares se empenhem na construção de uma cultura ava liativa que valorize a aprendizagem. Esta pesquisa é relevante para o âmbito da formação de professores e prática pedagógica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15027_TB6840_30102025235632.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA CAMILA OLIVEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARIANA" "autor_email" => "marianacaamila@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }