EDUCAÇÃO INFANTIL E CURRÍCULO INTEGRADO: REFLEXÕES SOBRE A ARTICULAÇÃO DAS ÁREAS DO CONHECIMENTO NO DEI/CEPAE/UFG
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127894 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6874 "inscrito_id" => 13293 "titulo" => "EDUCAÇÃO INFANTIL E CURRÍCULO INTEGRADO: REFLEXÕES SOBRE A ARTICULAÇÃO DAS ÁREAS DO CONHECIMENTO NO DEI/CEPAE/UFG" "resumo" => "Este estudo teórico-analítico elaborado na Comissão de Reformulação da Educação Infantil do DEI/CEPAE/UFG foi desenvolvido entre setembro/2024 e março/2025 e objetivou analisar suas aproximações com a perspectiva de currículo integrado. O CEPAE é uma escola experimental que se propõe a pensar a formação docente das várias áreas do conhecimento, inclusive na Educação Infantil, oferecendo todas as etapas da educação básica. O quadro docente do DEI/CEPAE/UFG constitui-se de professores com formação em Pedagogia, Educação Física e Arte, além de receber os estágios de diversas licenciaturas. Assumindo como ponto de partida e fundamento a compreensão histórico-cultural de criança, de aprendizado e desenvolvimento humano, o DEI organiza o currículo por áreas do conhecimento, sendo elas Artes, Ciências, Cultura Corporal e Linguagens. A matriz curricular se materializa na dinâmica da docência compartilhada e nas ações educativas integradas, que produzem experiências de ensino-aprendizagem multietárias com a articulação de conteúdos e das diferentes áreas. Esta dinâmica de organização coletiva do trabalho pedagógico se aproxima da perspectiva de currículo integrado que, segundo Limonta (2014), é aquele em que todas as atividades previstas, planejadas e executadas na/pela instituição educativa, precisam estar articuladas, se apresentando de forma relacional e enfatizando unidade entre os conhecimentos culturais e científicos, visando o desenvolvimento multilateral e completo das capacidades de cada criança (ELKONIN, 2017). Este currículo se efetiva a partir da intencionalidade e da mediação pedagógica estabelecida entre os conhecimentos e a realidade social, mas sem que as áreas percam sua identidade ou se submetam umas às outras. Para isso propõe-se que os conhecimentos sejam abordados de maneira integrada por unidades temáticas, nas quais os interesses e saberes das crianças são o ponto de partida e, mediante o processo de tematização, são confrontados com os conhecimentos sistematizados específicos convertendo-se em formas mais elaboradas da consciência e de ação autônoma e criativa da criança." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13293_TB6874_30102025195955.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNA DE PAULA CRUVINEL" "autor_nome_curto" => "BRUNA CRUVINEL" "autor_email" => "bruna_cruvinel@ufg.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127894 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6874 "inscrito_id" => 13293 "titulo" => "EDUCAÇÃO INFANTIL E CURRÍCULO INTEGRADO: REFLEXÕES SOBRE A ARTICULAÇÃO DAS ÁREAS DO CONHECIMENTO NO DEI/CEPAE/UFG" "resumo" => "Este estudo teórico-analítico elaborado na Comissão de Reformulação da Educação Infantil do DEI/CEPAE/UFG foi desenvolvido entre setembro/2024 e março/2025 e objetivou analisar suas aproximações com a perspectiva de currículo integrado. O CEPAE é uma escola experimental que se propõe a pensar a formação docente das várias áreas do conhecimento, inclusive na Educação Infantil, oferecendo todas as etapas da educação básica. O quadro docente do DEI/CEPAE/UFG constitui-se de professores com formação em Pedagogia, Educação Física e Arte, além de receber os estágios de diversas licenciaturas. Assumindo como ponto de partida e fundamento a compreensão histórico-cultural de criança, de aprendizado e desenvolvimento humano, o DEI organiza o currículo por áreas do conhecimento, sendo elas Artes, Ciências, Cultura Corporal e Linguagens. A matriz curricular se materializa na dinâmica da docência compartilhada e nas ações educativas integradas, que produzem experiências de ensino-aprendizagem multietárias com a articulação de conteúdos e das diferentes áreas. Esta dinâmica de organização coletiva do trabalho pedagógico se aproxima da perspectiva de currículo integrado que, segundo Limonta (2014), é aquele em que todas as atividades previstas, planejadas e executadas na/pela instituição educativa, precisam estar articuladas, se apresentando de forma relacional e enfatizando unidade entre os conhecimentos culturais e científicos, visando o desenvolvimento multilateral e completo das capacidades de cada criança (ELKONIN, 2017). Este currículo se efetiva a partir da intencionalidade e da mediação pedagógica estabelecida entre os conhecimentos e a realidade social, mas sem que as áreas percam sua identidade ou se submetam umas às outras. Para isso propõe-se que os conhecimentos sejam abordados de maneira integrada por unidades temáticas, nas quais os interesses e saberes das crianças são o ponto de partida e, mediante o processo de tematização, são confrontados com os conhecimentos sistematizados específicos convertendo-se em formas mais elaboradas da consciência e de ação autônoma e criativa da criança." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13293_TB6874_30102025195955.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNA DE PAULA CRUVINEL" "autor_nome_curto" => "BRUNA CRUVINEL" "autor_email" => "bruna_cruvinel@ufg.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }