VOZES QUE SE CRUZAM: O INGLÊS COMO ELO SOCIOCULTURAL EM COMUNIDADES ACADÊMICAS (INTER)NACIONAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127896 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6876 "inscrito_id" => 211 "titulo" => "VOZES QUE SE CRUZAM: O INGLÊS COMO ELO SOCIOCULTURAL EM COMUNIDADES ACADÊMICAS (INTER)NACIONAL" "resumo" => "O presente estudo investiga o papel do inglês enquanto catalisador para conexões interculturais, ressaltando sua posição como língua franca indispensável na promoção de trocas acadêmicas e culturais entre comunidades distintas. Para alcançar tal objetivo, analisaram-se os elementos que configuram o inglês como ferramenta de diálogo global, examinaram-se suas contribuições em projetos acadêmicos e sociais, e avaliaram-se os impactos dessas interações na construção de compreensão mútua e cooperação entre diferentes contextos socioculturais. Fundamentado em aportes teóricos de autores como Claire Kramsch, David Crystal e Robert Phillipson, este trabalho evidencia o potencial do inglês na superação de barreiras linguísticas, permitindo o compartilhamento de saberes e perspectivas singulares. No contexto do projeto de extensão “Direitos Humanos, Cultura e Impactos Sociais, Políticos, Econômicos do Processo Colonial e Neocolonial no Contexto Contemporâneo: Uma Troca de Experiências entre Brasil e Guiné-Bissau”, observa-se como o idioma viabiliza o intercâmbio acadêmico entre membros do Centro Universitário de Patos e da Universidade da Guiné-Bissau, possibilitando um diálogo enriquecedor e transformador. As interações promovidas não apenas ampliam o aprendizado mútuo, mas também favorecem a construção colaborativa de soluções inovadoras para desafios globais e locais. Com base em uma metodologia mista, que integra abordagens qualitativas e quantitativas, além de revisão bibliográfica criteriosa e abordagem exploratória, os possíveis resultados demonstram que o inglês ocupa um papel central na criação de canais acessíveis para o diálogo sociointercultural. Esses canais não apenas facilitam o reconhecimento e a valorização da diversidade cultural, mas também consolidam redes internacionais de cooperação e aprendizado. Ademais, o inglês transcende sua função meramente instrumental, constituindo-se como um elemento estratégico para a promoção de aproximação entre comunidades distintas, estimulando o respeito à pluralidade, a empatia entre culturas e o desenvolvimento sustentável por meio da troca intercultural." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID211_TB6876_26102025174540.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WERIBERLAN WANDERLEY MONTEIRO" "autor_nome_curto" => "WERIBERLAN" "autor_email" => "ir.weriberlanwanderley@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS (UNIFIP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127896 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6876 "inscrito_id" => 211 "titulo" => "VOZES QUE SE CRUZAM: O INGLÊS COMO ELO SOCIOCULTURAL EM COMUNIDADES ACADÊMICAS (INTER)NACIONAL" "resumo" => "O presente estudo investiga o papel do inglês enquanto catalisador para conexões interculturais, ressaltando sua posição como língua franca indispensável na promoção de trocas acadêmicas e culturais entre comunidades distintas. Para alcançar tal objetivo, analisaram-se os elementos que configuram o inglês como ferramenta de diálogo global, examinaram-se suas contribuições em projetos acadêmicos e sociais, e avaliaram-se os impactos dessas interações na construção de compreensão mútua e cooperação entre diferentes contextos socioculturais. Fundamentado em aportes teóricos de autores como Claire Kramsch, David Crystal e Robert Phillipson, este trabalho evidencia o potencial do inglês na superação de barreiras linguísticas, permitindo o compartilhamento de saberes e perspectivas singulares. No contexto do projeto de extensão “Direitos Humanos, Cultura e Impactos Sociais, Políticos, Econômicos do Processo Colonial e Neocolonial no Contexto Contemporâneo: Uma Troca de Experiências entre Brasil e Guiné-Bissau”, observa-se como o idioma viabiliza o intercâmbio acadêmico entre membros do Centro Universitário de Patos e da Universidade da Guiné-Bissau, possibilitando um diálogo enriquecedor e transformador. As interações promovidas não apenas ampliam o aprendizado mútuo, mas também favorecem a construção colaborativa de soluções inovadoras para desafios globais e locais. Com base em uma metodologia mista, que integra abordagens qualitativas e quantitativas, além de revisão bibliográfica criteriosa e abordagem exploratória, os possíveis resultados demonstram que o inglês ocupa um papel central na criação de canais acessíveis para o diálogo sociointercultural. Esses canais não apenas facilitam o reconhecimento e a valorização da diversidade cultural, mas também consolidam redes internacionais de cooperação e aprendizado. Ademais, o inglês transcende sua função meramente instrumental, constituindo-se como um elemento estratégico para a promoção de aproximação entre comunidades distintas, estimulando o respeito à pluralidade, a empatia entre culturas e o desenvolvimento sustentável por meio da troca intercultural." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID211_TB6876_26102025174540.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WERIBERLAN WANDERLEY MONTEIRO" "autor_nome_curto" => "WERIBERLAN" "autor_email" => "ir.weriberlanwanderley@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS (UNIFIP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }